A rainha Elizabeth I abriu relações diplomáticas com o Império Otomano estabelecendo diversas trocas comerciais e acordos de navegação marítima. Este comércio permitiu que produtos como o chá da Ásia, o café e o chocolate entrassem na Inglaterra.

Publicidade

O primeiro registro histórico que se tem de ingleses bebendo café é de 1637 na cidade de Oxford.

Um turco apresentou a bebida na universidade e, rapidamente, o café ficou popular entre os estudantes e professores que, inclusive, estabeleceram um clube de café. Foi em Oxford, também, que a primeira casa de café foi aberta em 1650, chamada “Angel” e contribuiu enormemente para difundir a cultura do café no país.

A “Queen´s Lane Coffee House”, foi aberta em 1654 e é a casa de café mais antiga da Inglaterra, ainda em funcionamento.  Em Londres, a primeira casa foi aberta em 1652 pelo grego Pasqua Rosée que sabia como torrar e preparar café turco e o apresentou à clientes e amigos.

Publicidade

Nos séculos XVI e XVII os britânicos apreciavam tanto o café que no ano de 1672, Londres já tinha mais de 600 casas de café.

A introdução do café como bebida para os ingleses trouxe muitas mudanças em sua rotina. Antes do café, o vinho e a cerveja eram as principais bebidas apreciadas pelos britânicos no café da manhã. Com o novo hábito de beber café, os ingleses passaram a beber menos álcool, a produzir mais, a interagir mais e, claro, a conversar sobre os assuntos políticos.

Por isso, em 1675, o rei Charles II escreveu uma proclamação decidindo que todas as casas de café fossem fechadas. Entretanto, os donos das casas de café argumentaram e a proclamação foi extinta. Mas teve seu efeito: iniciou-se o declínio das casas de café na Inglaterra, pois não foi apenas a majestade que as casas de café incomodaram.

Nesta mesma época, apenas alguns estabelecimentos tinham funcionárias mulheres, e que algumas foram, inclusive, proprietárias, porém, qualquer mulher que fosse vista em uma casa de café, neste período da história, não era considerada “respeitável”.

Publicidade

Com isto, em 1674, as mulheres apresentaram uma petição pedindo o fechamento das casas de café e seu consumo, que elas chamaram de “uma bebida que seca e enfraquece”, reclamando da virilidade masculina após o uso.

Com a mesma rapidez que as casas de café mudaram a rotina dos britânicos, elas tiveram seu declínio e fecharam em menos de cem anos.

De lá para cá, com a cultura e a igualdade mais difundida, o café, assim como a cerveja nos PUB’s, continuou sendo apreciado pelos ingleses, tanto, que seu consumo no país só cresce até hoje!

Leia também mais sobre a Origem do Café em outros países: Clique Aqui >>

The English Breakfast

A maioria das pessoas pensam que todos os dias os ingleses comem um café da manhã que consiste no tradicional prato com ovos, bacon, salsichas, pão frito, cogumelos e feijão e uma bela xícara de café para complementar.

Porém, isso não é 100% verdade, por fatores como pressa nas grandes cidades que fazem as pessoas não terem aquele café da manhã de novela, o custo de se tomar um café da manhã recheado todas as manhãs que fica elevado e, claro, ninguém quer ganhar muitos kilos extras com tanta caloria! É mais provável ser uma tigela de cereais, uma fatia de pão, suco de laranja e uma xícara de café. Sim, o café sempre está em cena!

Mas claro, aos finais de semana, geralmente o robusto café da manhã tradicional inglês, entra em ação!

No inverno, devido às baixas temperaturas, muitas pessoas preferem comer um prato chamado “porridge”, que é composto por aveia fervida com água ou leite e pode ter adicionada sal ou açúcar, dependendo do gosto da pessoa.

Caso você queira provar, o tradicional café da manhã inglês pode ser encontrado na maioria dos pubs e em muitas lanchonetes, muitas vezes por preços bem convidativos considerando a quantidade de comida servida.

Consiste de ovos, bacon, salsichas, pão frito, feijão cozido e cogumelos, mas a composição pode variar de um lugar para outro no Reino Unido. Também é servido em praticamente todos os hotéis e pousadas do país.

A bebida para acompanhar pode ser café (geralmente não muito forte) ou o tradicional chá com leite inglês, que consiste em uma caneca cheia de chá preto com um pouquinho de leite.

Leia mais sobre Destinos: Londres >>