O que dizer da Grécia? O que dizer de Atenas? Um dos lugares mais cobiçados do mundo, um dos mais procurados, um dos mais históricos, um dos mais encantadores e inesquecíveis!

Publicidade

Atenas, onde fica localizado um dos mais importantes sítios arqueológicos da antiguidade: a Acrópole de Atenas, entre outros sítios e museus tão imperdíveis quanto!

CHEGANDO EM ATENAS

Publicidade

Avião
O Aeroporto Internacional de Atenas, também conhecido como “Elefthérios Venizélos”, é o principal aeroporto que serve a cidade de Atenas e a região da Ática, na Grécia.

Não existem voos diretos partindo do Brasil para Atenas. Voar até o destino significa fazer conexão em alguma capital europeia.

Aeroporto ao Hotel

  • METRO
    O metrô de Atenas tem quatro linhas e uma boa cobertura da capital grega, ligando o aeroporto às principais regiões turísticas e hoteleiras, como Plaka, nas proximidades da Acrópole, que é uma das melhores regiões mais bacanas para se hospedar.
    Se você for ficar alguns dias na cidade, talvez seja interessante comprar o 3 Day Tourist Ticket ao desembarcar no terminal. Com ele você tem direito a uma viagem de ida e volta saindo do aeroporto e viagens ilimitadas no metrô, ônibus ou trem durante esse período.
  • ÔNIBUS
    Mais baratos que o metrô, porém sujeitos ao trânsito, os ônibus também pode ser uma boa opção de como ir do aeroporto de Atenas ao centro.
    São quatro linhas que funcionam 24h por dia: X93, X95, X96 e X97.
  • TAXI e UBER
    Usar o táxi é a opção mais cara, porém mais confortável para quem está com malas e/ou criança, além da canseira da viagem.
    Uber infelizmente foi suspenso na Grécia e não está mais disponível!
  • BONDINHO (TRAM)
    O sistema de bondes elétricos de Atenas oferece três linhas, sendo a linha verde (número 2 “Platon”), umas das mais usadas, que dá acesso as praias próximas da cidade (destino: Voula).

:: Leia também em Destino: Itália >> Clique Aqui ::

Publicidade

QUANDO IR À ATENAS

Lembre-se que a Grécia está no hemisfério norte e as estações do ano ocorrem diferentemente do Brasil. Se aqui é verão, lá é inverno e vice-versa. Atenas também tem um clima mediterrâneo, mas devido a sua posição e por estar cercada de montanhas, o clima é mais árido que nas demais cidades gregas. As montanhas bloqueiam o vento e fazem com que os dias de verão na cidade sejam muito quentes, abafados e secos. As melhores estações para viajar a Atenas são a primavera e o outono. Nessa época é possível encontrar temperaturas mais agradáveis e os dias têm mais horas de luz que durante o inverno.

VERÃO: JUNHO – AGOSTO
Compreende os meses de junho, julho e agosto, que são considerados os meses mais quentes do ano. A temperatura média é de cerca de 25 °C em junho, 28 °C em julho e 31 °C em agosto. Durante o verão, o céu fica completamente claro. O dia é quente e à noite as temperaturas caem ligeiramente.

OUTONO:  SETEMBRO – NOVEMBRO
Tem início em setembro, quando acontece a transição do verão para o outono, com uma temperatura média de 30 ° C. A meados de outubro, a temperatura oscila em torno de 24 ° C, e é quando as primeiras chuvas começam a cair. Em novembro a temperatura cai para menos de 20 ° C.

INVERNO: DEZEMBRO – FEVEREIRO
Começa em dezembro, com os meses de janeiro e fevereiro considerados os mais frios do ano, quando a temperatura cai para uma média de 10 °C, especialmente em fevereiro. As principais características do clima nesta época são a presença de ventos, fortes chuvas de curta duração em combinação com granizo e até mesmo neve.

PRIMAVERA: MARÇO – MAIO
Vai de março a maio, com uma temperatura média de 21 °C. Nesta estação o clima é magnífico, com raras chuvas de primavera e noites mais frias e agradáveis.

:: Leia também em Destino: Portugal >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM ATENAS

Cada bairro com seu estilo, que vocês verão abaixo, e levando em consideração o sistema de metrô que é bastante eficiente e fácil de usar, então, mesmo que você não se fique hospedado próximo aos principais pontos turísticos, poderá se deslocar até eles em poucos minutos.

  • Plaka
    Plaka é o bairro mais antigo da cidade e também o mais turístico, também considerado o mais gracioso, mas que na alta temporada do verão, suas ruas labirínticas acabam tendo muito transito de pessoas e tirando um pouco do encanto.
    De qualquer forma, Plaka merece ser desbravado, pois está no coração na cidade, rende lindas fotos de recordação e permite deliciosas caminhadas até os principais pontos turísticos de Atenas. Aproveite a noite para curtir bares na calçada, restaurantes, lojinhas e muito romantismo.
    Principais pontos turísticos da região: Anafiotika, Arco de Adriano, Monumento Corágico de Lisícrates, templo de Eleusínio, Santuário de Aglauro, Museu da Arte Grega Infantil, Museu de Arte Popular Grega, Museu da Arte Grega Infantil, Museu Frissiras, Museu Judaico da Grécia, Museu da História da Universidade de Atenas, Igreja de Agioi Anargyroi, Fórum Romano, Torre dos Ventos, Casa de Banho dos Ventos (a última sauna pública em funcionamento) e a casa mais antiga de Atenas.
  • Syntagma
    É o lugar certo onde ficar em Atenas se você quer estar perto dos pontos turísticos e não se importa com a intensa movimentação de pessoas. Aqui fica o Parlamento Grego, onde acontece a troca da guarda todos os domingos às 11h, um evento imperdível!
    Se você não estiver na cidade neste dia, pode ao menos assistir o render da guarda que acontece de hora em hora, com uma coreografia mais breve, mas também interessante.
    Principais pontos turísticos: Praça Syntagma, Parlamento, Jardim Nacional e Zappeion.
  • Monastiraki
    É conhecido pelo extenso mercado de rua, que vende um pouco de tudo para quem gosta de lembrancinhas e presentes típicos. Mas Monastiraki não é só compras!
    O bairro é uma boa base para visitar a pé boa parte dos principais pontos turísticos da capital, como a Acrópole, Biblioteca de Adriano, Mesquita de Tzistarakis, pois enquanto caminha pelas ruas estreitas, deixe-se levar pelo delicioso aroma de comida fresca e experimente alguns pratos típicos da Grécia, como moussaka, gemista, gyros e souvlaki.
    Principais pontos turísticos: Mercado das Pulgas, Biblioteca de Adriano, Ruínas da Ágora, Mesquita de Tzistarakis, Mesquita de Tzistarakis, Igreja bizantina de Pantanassa, Igreja de São Filipe, Odeon Athenaeum, Museu Herakleidon e Museu de Arte Islâmica Benaki.
  • Psiri
    Bairro mais boêmio, com edifícios em estilo neoclássico renovados pela arte urbana e ruas arborizadas são as marcas de Psiri, um antigo e pequeno bairro de Atenas. Um bom lugar onde ficar no centro da cidade, com muitas galerias de arte, antiquários, ateliês, lojas de artesanatos e claro, vários bares, restaurantes, bistrôs e tabernas, onde muitas vezes há música ao vivo.
    Principais pontos turísticos: Praça dos Heróis, Igreja Agioi Anargyro, Museu de Gastronomia Grega, Teatro Emporikon e Theatro Kofon Ellados.
  • Thissio
    Aqui você terá a melhor vista para a Acrópole e poderá chegar ao principal cartão postal da Grécia com uma caminhada de poucos minutos.
    Thissio é também um paraíso gastronômico, com restaurantes maravilhosos, além de grande variedade de cafeterias e tabernas. É um lugar seguro para sair à noite, conhecer outros viajantes e tomar algumas doses de ouzo, a bebida típica do país. Mas aprecie com moderação, pois o nível alcoólico dela é altíssimo!
    Principais pontos turísticos: Templo de Hefesto, Santuário de Zeus, Ágora, Areópago, Antiga Muralha de Pnyx, Igreja Bizantina dos Santos Apóstolos e Observatório Nacional, além de igrejas históricas como as de Agia Marina e Agios Athanasios Kourkouris.
  • Kolonaki
    Bairro de elite, conhecido pelas lojas de luxo, boutiques de designers famosos, restaurantes finos, bares elegantes e hotéis sofisticados. É o lugar ideal para quem busca onde ficar em Atenas com classe, perto dos pontos turísticos, para conhecer a cidade durante o dia e se render aos encantos da noite em estabelecimentos de alto nível.
    Principais pontos turísticos: Monte Lycabettus, Praça Kolonaki – onde fica a coluna de uma ruína que deu nome ao bairro – Museu Benaki, Museu Bizantino e Cristão, Fundação Nicholas P. Goulandris e Museu da Guerra.
  • Makrygianni
    Embora não haja muitas atrações turísticas em Makrygianni, a localização central faz dele um ótimo lugar para se hospedar em Atenas. É uma área segura, com ruas estilosas e fechadas para pedestres, bons restaurantes e hotéis charmosos com vista para a Acrópole.
    Principais pontos turísticos: Museu da Acrópole, Museu de Jóias Ilias Lalaounis, Monumento Corégico de Nicias, Templo de Dionísio e Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge.
  • Koukaki
    Koukaki é um bairro residencial tranquilo, moderno, cheio de personalidade, com calçadões arborizados e restaurantes ao ar livre. Um lugar para quem procura localização boa, mas longe da lotação.
    Principais pontos turísticos: Monumento de Filopapo, Museu de Arte Contemporânea (EMST), Praça Koukaki e Praça Gargaretta.
  • Pireus
    Pireus é um município da zona metropolitana de Atenas, onde está o principal porto de cruzeiros que levam às ilhas gregas. Pode ser facilmente acessado através do transporte público, mas por estar longe do centro, é uma opção conveniente para quem está apenas de passagem pela capital e precisa embarcar cedo no navio.
    Principais pontos turísticos: Igreja de São Nicolau, Catedral de Agia Triada, Teatro Municipal, Museu Arqueológico de Pireus, Museu Marítimo Helênico e Estádio Paz e Amizade.

Importante:

Atenas como um todo é uma cidade segura, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. Os cuidados que devem ser tomados aqui são os mesmos que precisam ser colocados em prática em qualquer lugar do mundo, porém, há áreas que devem ser evitadas à noite, como Attiki, Patisia, Kypseli e Omonia, pela crescente criminalidade e presença de usuários de drogas.

 

:: Leia também em Destino: França >> Clique Aqui ::