Seu destino é Barcelona? Então lembre-se: pisar lá é como se fosse adentrar em outra nação no Velho Continente. Costumes, peculiaridades, arquitetura e até mesmo o idioma mudam, em um caldeirão de muita cultura e beleza para os turistas, inclusive eles vivem querendo se separar da Espanha e ser um país independente.
A cidade oferece muita festa, boa gastronomia, museus imperdíveis, passeios inesquecíveis, arquitetura única, praia, sol e um calor que pode aquecer até mesmo no inverno. Na lista abaixo, você vai conferir algumas dicas de onde ir, o que fazer e até mesmo o que não fazer na cidade de Gaudi. Anote tudo e boa viagem!
CHEGANDO EM BARCELONA
Avião
O Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat é um aeroporto que atende a cidade de Barcelona e toda a região da Catalunha. Está situado a 12 km a sudoeste da capital catalã, no município de El Prat de Llobregat, a 3,8 m sobre o nível do mar e rodeado dos espaços naturais do delta do rio Llobregat.
Aeroporto ao Hotel
- METRÔ
O metrô de Barcelona tem 11 linhas. Mesmo operadas por empresas diferentes, as 11 linhas são totalmente integradas. As linhas do metrô de Barcelona se interlaçam a todo instante, formando uma teia na região central. Na maioria dos trajetos é provável que você precise fazer uma baldeação, mas não tem problema já que os trens são bastante frequentes.
A linha 9 Sud (L9 Sud) chega ao aeroporto de Barcelona, há estações nos dois terminais (T1 e T2), porém, é mais cara que o trem e a linha em si têm poucas paradas centrais, portanto, nesta etapa de chegada se você tiver com muitas malas pesadas e/ou crianças, pode ficar mais cansativo de ter que fazer baldeações, dependendo de onde ficará o seu hotel, mas no geral para se locomover pela cidade nos demais dias, o metrô é muito bom. - ÔNIBUS
As vezes pode valer a pena ir de ônibus, se a rota for direta (de metrô normalmente tem baldeação), como por exemplo do aeroporto até o seu hotel, pode valer a pena. - TAXI, UBER E CABIFY
Desde o fim de janeiro de 2019, a Uber não opera mais em Barcelona. A empresa se retirou da cidade devido à implantação de regras duríssimas à sua atuação. A Cabify tem insistido na operação, mas não oferece tarifas competitivas.
Com isso, sobraram os bons e velhos táxis, que são mais caros do que o transporte público, como em praticamente todas as grandes cidades do mundo. Em Barcelona os táxis não são difíceis de pegar na rua e se você pretende usar bastante, pode baixar o aplicativo MyTaxi, semelhante ao nosso 99, mas normalmente não é necessário. - A PÉ
Se você gosta de caminhar, só precisa torcer para ter tempo bom e não fazer calor demais. Barcelona parece ter sido feita para andar a pé. Toda a zona histórica da cidade é perfeitamente caminhável: da Rambla você escapa ao Bairro Gótico e de lá chega ao Born sem esforço. Tem tanto detalhe para ver, que mesmo se você se perder no labirinto das ruas, terá feito um belo passeio.
De qualquer forma ainda consideramos fazer trajetos maiores de metrô e andar a pé em cada região, bairro ou quarteirão que tenham mais pontos turísticos que você queira conhecer.
:: Leia também em Destino: Madrid >> Clique Aqui ::
QUANDO IR À BARCELONA
Se há uma melhor época para visitar Barcelona seria entre os meses de junho e julho, que é a transição entre a primavera e o verão. O clima está ótimo, os dias são mais longos – amanhecendo perto das 7h e o Sol se pondo por volta das 21h30 – e Barcelona fica encantadora e cheia de programas, como teatro, festas e muita música.
VERÃO: JULHO – SETEMBRO
Por estar numa área litorânea, o clima em Barcelona é bastante úmido, no qual o verão costuma ser quente (com uma média de 27ºC). Os meses que correspondem ao verão em Barcelona e na Europa são Junho, Julho e Agosto, sendo este último o mês mais quente da estação. É nesta época que a cidade é invadida por turistas europeus em busca de festas, praia e sol, sendo que a temperatura da água chega a 26ºC neste mês, excelente para tomar um banho de mar. É nesta estação que as roupas devem ser leves, pois a umidade e o calor do sol dá muita sensação de clima abafado. Não se esqueça de que o protetor é essencial para esses dias calorosos de verão.
OUTONO: OUTUBRO – DEZEMBRO
O outono começa dia 21 de setembro e vai até dia 20 de dezembro. No outono, as temperaturas oscilam entre 8ºC e 13ºC. Com relação à chuva, Barcelona conta, anualmente, com uma média de 640mm tendo os meses de setembro e outubro os mais chuvosos – sendo o último o com maior registro (91mm). Amanhece por volta das 7h30 e começa a anoitecer por volta das 17h. Por isso, o uso de roupas um pouco mais pesadas é ideal nesta estação, principalmente a noite.
INVERNO: JANEIRO – MARÇO
O inverno é bastante agradável, oscilando entre 5ºC a 13ºC e com raros registros de neve, mas à noite a temperatura costuma baixar bastante chegando a 0ºC. O mês mais frio em Barcelona é janeiro. Ao contrário, dezembro e fevereiro são marcados por serem os mais secos. O capricho no visual, no que diz respeito a acessórios, é ideal nesta estação, principalmente dezembro e janeiro, que são os meses mais frios. Leve na mala cachecol, luvas, casaco quente e outras roupas para proteger do vento gélido que sopra do norte e que deixa a sensação térmica bem baixa.
PRIMAVERA: ABRIL – JUNHO
A primavera ocorre de 21 de março até 20 de junho, os ventos sopram mais fortes durante a primavera e sair à noite com uma manga comprida ou casaquinho bem leve é uma boa opção. O frio vai diminuindo, e o sol aparecendo mais quente durante o dia, e as ciclovias se enchem de bicicletas. Há mais espetáculos ao ar livre, mercadinhos e bandas de música nas ruas.
:: Leia também em Destino: Holanda >> Clique Aqui ::
AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM BARCELONA
Região turística de Barcelona
As regiões de Barcelona mais procuradas pelos turistas para se hospedar são entre a avenida Passeig de Gracia e a Plaça Catalunia, algumas das áreas mais movimentadas de Barcelona. Há muitas opções de hotéis, hostels, restaurantes e fast foods famosos e é por lá que fica a Casa Batlló. Mas se você quer ficar ainda mais no coração turístico de Barcelona, a dica é ficar na região entre a Plaça Catalunia e Las Ramblas. É nesta área que se concentra o maior número de turistas na cidade. É uma região um pouco mais cara, mas vale a pena pela facilidade de estar perto de tudo.
Região de Barceloneta
Um dos melhores lugares para ficar hospedado em Barcelona, para quem gosta de praia, é na área da Praia de Barceloneta, por ter várias opções de hotéis com vista para o mar, como o SM Hotel 54 Barceloneta e o Ritz, que são dois hotéis muito chiques e que atraem muitos turistas, além de famosos. Nesta região, você estará perto das principais atrações da cidade e o metrô o levará para as mais afastadas, como à região da Sagrada Família. No verão essa região é uma das mais movimentadas, com muitos barzinhos e restaurantes à beira da praia. Uma região bem gostosa para se hospedar em Barcelona.
Região do Bairro Gótico
Outra opção para se hospedar em Barcelona, bem perto da zona turística é o Bairro Gótico, um bairro medieval, também muito turístico e o mais antigo de Barcelona, bastante boêmio e cheio de barzinhos que lotam à noite. A região é linda e um convite a quem quer conhecer a cidade a pé. É uma região cheia de lugares para fazer compras e uma das áreas mais agitadas de Barcelona.
Pontos Turísticos
Esses são os 10 passeios em Barcelona que não podem faltar em seu roteiro:
- Park Guell
- La Sagrada Familia
- Museu Picasso
- Camp Nou (estádio do Barcelona)
- Las Ramblas
- Bairro Gótico
- Montjuïc
- Passeig de Gràcia
- Casa Batló e La Pedrera (Casa Milà)
- Barceloneta e suas Praias