Neste texto, começaremos de forma criativa, trazendo algumas curiosidades sobre Berlim para você ter ainda mais certeza se esta é ou não a próxima parada no seu roteiro de viagem!

Publicidade

VOCÊ AMA COMPRAS?
Saiba que eles são apaixonados por shopping, são mais de 1 milhão de metros quadrados dedicados exclusivamente às compras. Inclusive a maior loja de departamento da Europa continental fica em Berlim, a KaDeWe, que chega a ser equivalente ao estádio Olímpico de Berlim em tamanho.

VOCÊ GOSTA DE ÁREAS VERDES?
Berlim é considerada uma das cidades mais verdes da Europa, com cerca de um terço de sua área total composta por parques, rios, lagos e florestas, quase três vezes o tamanho de Paris.

VOCÊ GOSTA DE REGISTRAR MOMENTOS?
É comum ver diversas cabines de fotos automáticas pela cidade, que era utilizada para tirar fotos para documentos e passaportes, mas com o passar dos anos tiveram ideia de transformar em utilidade turística para fotos em lembranças.

Publicidade

SABE O QUE SÃO AS “PEDRAS DO TROPEÇO”?
Stolpersteine (“pedras do tropeço”), obra idealizada pelo artista plástico Gunter Demnig, que teve o intuito de criar pequenos memoriais, em pedras no chão, para honrar as vítimas do nazismo. O ato de inclinar-se para ler os nomes na pedra, cria uma espécie de reverência as vítimas para serem lembradas.

VOCÊ É AMANTE DO CINEMA?
Com papel importantíssimo no cinema mundial, Berlim promove prestigiados festivais de cinema e uma das pioneiras em filmes de terror e ficção, tendo várias de suas obras como inspiração para grande industrias do cinema como Hollywood. Como ponto turístico, conheça o famoso museu Die Deutsche Kinemathek – Museum für Film und Fernsehe.

VOCÊ QUER VIAJAR COM SEU AMIGO DE ESTIMAÇÃO?
Caso queira viajar por um tempo maior e levar o seu pet, na cidade de Berlim os animais de estimação são muito bem-vindos em vários lugares como bares e restaurantes.

VOCÊ É AMANTE DE MUSEU?
É o paraíso para quem gosta de cultura e arte, são mais de 180 museus espalhados por toda a cidade, desde os mais tradicionais com acervos e tesouros da antiguidade até os mais excêntricos com artes contemporâneas.

Publicidade

:: Leia também em Destino: Portugal >> Clique Aqui ::

CHEGANDO EM BERLIM

CURIOSIDADE
Berlim tem a maior estação de trem da Europa!
Localizada na parte central da cidade, a beira do rio Spree, a moderna Hauptbahnhof — Estação Central de Trens de Berlim, que além da locomoção, vale como visita turística pela beleza e grandiosidade.

VIA BRASIL
Diversas companhias aéreas oferecem voos do Brasil para Berlim, porém, não são diretos e tem que fazer conexão em alguma cidade, como por exemplo Frankfurt, Amsterdã, Paris, Madrid, Lisboa, etc.

Você desembarcará em Tegel (TXL) ou Schönefeld (SXF). Tegel é o aeroporto principal e onde chegam os voos do Brasil, enquanto Schönefeld recebe principalmente voos da Europa Oriental, Oriente Médio e companhias aéreas low-budget.

A partir do aeroporto para o hotel, será bem tranquila a sua chegada, pois os aeroportos de Berlim são acessíveis com transporte público, mesmo não tendo estação no Tegel.

  • Metro
    A poucos minutos do aeroporto ficam as estações Kurt-Schumacher-Platz e Jakob-Kaiser-Platz, das linhas 6 e 7 do metrô respectivamente, ambas interligadas com diversas outras linhas.
  • Ônibus
    As linhas de ônibus 109 e X9, que saem do aeroporto, passam pela estação Jakob-Kaiser-Platz e vai até a estação Zoologischer Garten. A linha 128 passa pela estação Kurt-Schumacher-Platz. De Tegel você tem ainda a linha de ônibus TXL, uma linha expressa que liga o aeroporto à Alexanderplatz.

 

VIA OUTRAS CIDADES ALEMÃS E EUROPEIAS

  • Avião
    Partindo de outras cidades europeias há também as empresas EasyJet, German Wings, Ryanair, BMI que oferecem vôos para Berlim.
  • Caso chegue no aeroporto Schönefeld você poderá pegar o trem regional RE7 ou RB14 que passa, entre outras, nas estações Alexanderplatz, Friedrichstr e Hauptbahnhof. Na estação do aeroporto passa ainda as linhas do metrô S45 ou S9, que dependendo de onde você for ficar pode ser uma boa opção. Da estação até o terminal são uns 5 minutos e bem sinalizada.
  • Trem
    Uma outra possibilidade de chegar ou sair de Berlim é direto de trem, porém, avaliar se a distância/tempo de viagem e o custo valem a pena, comparado ao avião. Outro fator a considerar é a comodidade, ou seja, se você estiver viajando com muitas malas grandes, de avião pode ser mais confortável, já que as malas são despachadas, dependendo do voo e da companhia. No trem não há “bagageiro”, você terá que carregar as malas, e se o trem estiver cheio pode se tornar ainda mais desconfortável. Para mochileiros de plantão que estão fazendo uma Eurotrip, o trem é o ideal pelo custo-benefício.
    Chegando de trem você desembarcará na estação central, a Berlin Hauptbahnhof, que é acessível com as linhas de metrô S5, S7, S75 e U55.
  • Ônibus
    Uma das formas mais econômicas e cada vez mais populares, com a vantagem de chegar/partir de 7 paradas diferentes em Berlim.

:: Leia também em Destino: Espanha >> Clique Aqui ::

QUANDO IR A BERLIM

Resumidamente Berlim tem as quatro estações do ano bem definidas, porém chuvas podem ocorrer em qualquer período do ano. Para nós, brasileiros, na maior parte do ano estará gelada, o ar quase sempre frio e a temperatura média anual de nove graus.

Como o inverno na cidade é mais rigoroso, a cidade costuma ficar mais agitada durante o verão, inclusive seus moradores comemorem a chegada da estação mais quente do ano. Todos os anos, no dia 21 de julho a cidade comemora com o festival gratuito de música ao ar livre, o Fête de la Musique.

No caso do verão, os meses mais quentes são Julho e Agosto, chegando na casa dos 24 graus, levando mais pessoas para a rua para curtir eventos artísticos, musicais, culturais, parques, cervejarias ao ar livre, entre outras atrações.

A primavera, traz consigo belíssimas paisagens e clima mais ameno, perfeito para os amantes de fotografia e de quem gosta de passear muito a pé, com temperaturas medianas, para vasculhar cada cantinho da cidade.

No outono, também maravilhosa para os fotógrafos, porém com cenários mais bucólicos, com temperaturas mais baixas, porém, com o friozinho bastante suportável.

AONDE FICAR E AS ATRAÇÕES EM BERLIM

  • Mitte
    Localizado na antiga Berlim Oriental, o bairro de Mitte é considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar. Muito bem localizado e central, possui a Alexanderplatz, a maior e mais importante estação de metrô de Berlim, além de terminal para conexão com todo o sistema de transporte público, abrigando muitos pontos turísticos, entre eles o Portão de Brandemburgo, a Praça dos Museus, a Catedral de Berlim, restaurantes, cafés, lojas e ponto de encontro para muitas das atrações da cidade, como os free walking tours.
  • Tiergarten
    Vizinho do Mitte, porém, com mais atrativos ainda, o Tiergarten abriga um grande parque de mesmo nome, o Prédio da Chancelaria Federal, a estação central de trens (Hauptbahnhof), o Palácio Bellevue, o Memorial do Holocausto e a Coluna da Vitória. Uma das áreas de destaque para se hospedar é na Potsdamer Platz, uma área nova e moderna que foi construída após a queda do muro.
  • Kreuzberg
    Lado moderno e underground de Berlim, localizado entre Mitte e Tiergarten. A região fazia parte da Berlin Ocidental e hoje é cheia de bares e boates alternativas, tem uma vida noturna animada e é muito frequentada por jovens, boêmios e comunidade LGBT, além de contar com bastante arte urbana e grafites.
  • Friedrichshain
    Ficava na Berlim Oriental, um dos bairros da moda atualmente, região também alternativa, onde moram muitos estudantes e artistas, abrigando vários bares, boates, galerias, lojas alternativas, cinemas, grafites, entre outros.
  • Wedding
    A região, que é tombada pela Unesco, tem uma característica interessante: tudo que existia antes da Segunda Guerra foi demolido e deu lugar à arquitetura soviética. Portanto, as atuais construções funcionam como um memorial dos anos comunistas da Berlim Oriental, um museu a céu aberto, que nos ajuda a entender um pouco mais de como era a vida em uma cidade dividida por um muro, inclusive fica um dos trechos remanescentes do Muro de Berlim (East Side Gallery), às margens do Rio Spree. Por fim, grande vantagem para economizar em estadia, com bastante hostels e hotéis com preços acessíveis.
  • Prenzlauer Berg
    Entre os pontos turísticos, abriga o Memorial do Muro de Berlim da Bernauer Strasse e o Mauerpark, onde aos domingos tem um mercado de pulgas. É cheio de bares, restaurantes, cervejarias, casas noturnas e grande parte das opções de acomodação são apartamentos. Este bairro passa por modernização ao longo dos anos, desde a queda do muro.

Demais Atrações Importantes

  • Avenida Unter den Linden, trazendo atrações como a Ópera Estatal, museu Guggenheim, Catedral de Berlim, a incrível Universidade Humboldt e o Portão de Brandemburgo.
  • Memorial do Holocausto
  • Muro de Berlim e East Side Gallery
  • Praça Potsdamer Platz
  • Checkpoint Charlie que era um posto militar, utilizado pelos aliados, e um local muito importante na história, pois fazia a divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. – Parque Tiergarten
  • Ilha dos Museus
  • Torre Berliner Fernsehturm
  • Palácio de Reichstag
  • Ponte do Diabo em Kromlau

 

:: Leia também em Destino: Holanda >> Clique Aqui ::