O Egito, em si, é um daqueles países que despertam verdadeiro fascínio em viajantes do mundo inteiro. Com sua dinâmica e movimentada capital, Cairo é maior cidade do continente africano. Mesmo com o trânsito caótico, poluição, barulho e poeira e, não parecendo ser um destino turístico que atrai milhares de visitantes, o Cairo e sua história fascinante, traduzida em cartão-postal pela suas pirâmides e outros monumentos milenares faz tudo valer a pena.
CHEGANDO NO CAIRO
Avião
Não há voos diretos ligando o Brasil ao Egito, será necessário fazer ao menos uma conexão via Dubai ou Etiópia, mas também há opções saindo de várias capitais da Europa. Vale lembrar que cidadãos brasileiros precisam de visto para visitar o Egito, que deve ser solicitado na representação diplomática egípcia, com validade de 90 dias a partir da data de emissão, com permanência máxima de 30 dias.
Aeroporto ao Hotel
- TRANSFER/TÁXI/UBER
O principal aeroporto não possui conexão com linhas de metrô e a melhor maneira de chegar ao seu hotel é solicitando um transfer com antecedência ou ir de táxi. Ambas as opções são baratas, como quase tudo no país, também sendo a melhor forma de chegar às pirâmides, por exemplo, mas sempre insista no uso do taxímetro (se ele existir). Alguns motoristas praticam ainda o uso compartilhado (só partem quando o carro fica cheio), portanto, você pode usar aplicativos de transporte como o Uber e o Careem, que estão disponíveis e facilitam bastante a comunicação. - METRO
Exceto saindo do aeroporto, quando você chegar ao centro ou ao seu hotel, a melhor forma de circular pelo Cairo é com seu sistema de metrô. O sistema é limitado e bastante congestionado, mas é muito barato e chega a vários pontos importantes. - CARRO ALUGADO
Dirigir no Cairo é uma missão para poucos, assim como em grande parte das capitais e grandes cidades, principalmente se você está de férias e quer relaxar. Além do trânsito caótico, o motivo principal para isso acontecer é que no país não é possível conduzir um veículo usando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil e tampouco a Permissão Internacional para Dirigir (PID), portanto, é preciso ter em mãos a carteira de motorista egípcia, tornando a ideia inviável para turistas que estão apenas de passagem pela região.
:: Leia também em Destino: Israel>> Clique Aqui ::
QUANDO IR AO CAIRO
O Egito, em geral, possui apenas duas estações: um inverno suave e um verão, quente e seco. De setembro a maio as temperaturas são mais amenas. O período do ramadã (um mês, com início e fim que variam de um ano a outro) pode ser um pouco mais complicado para o viajante independente.
VERÃO: MAIO – NOVEMBRO
O verão egípcio é quente e seco na maior parte do país. Durante o verão, a proteção do sol é a mais importante consideração para a sua viagem, especialmente para a pele clara. Vestir um chapéu é essencial.
Além disso, há dias chamados Khamsin entre março e abril, quando tempestades de areia podem ocorrer esporadicamente, soprando em lugares diferentes de acordo com a direção do vento.
INVERNO: OUTUBRO – ABRIL
O tempo está mais frio, ventos sopram sobre o deserto ao amanhecer e ao pôr do sol e as chuvas podem cair em todas as regiões. Mesmo quando está quente no ambiente externo, pode ser surpreendentemente frio dentro dos enormes templos de pedra.
:: Leia também em Destino: Grécia >> Clique Aqui ::
AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS NO CAIRO
Quem viaja para o Egito certamente vai se deparar com a dúvida de onde ficar no Cairo, pois a cidade é gigantesca e a preocupação de segurança é grande.
Zamalek
Uma ilha no meio do Nilo! Zamalek é ótimo para famílias e para quem viaja sozinho, inclusive mulheres. Por ser o bairro que abriga boa parte das embaixadas, ele é bastante seguro, e apesar de não ser tão central, é um dos melhores bairros da cidade.
Outro ponto positivo de Zamalek é que a vida noturna se concentra, em grande parte, nesse bairro. São vários bares e restaurantes badalados da região, como o Zooba, o Le Pacha 1901 e o Abou El Sid.
A aproximadamente 26km do aeroporto internacional e a 20km das pirâmides, ele pode ser um pouco longe dos pontos de interesse principais. Desse modo, o melhor meio de locomoção é por Uber ou táxi, lembrando que Uber sempre sai mais em conta.
Downtown
Geralmente, o centro de qualquer cidade é a melhor opção quando falamos em hospedagem. No Cairo não é diferente. A região do centro, também chamada de Downtown, é o melhor ponto para sair para qualquer um dos pontos turísticos que a cidade oferece.
Como é um pouco mais caótico do que outros dos bairros desta lista, é mais recomendado para pessoas com um espírito mais aventureiro, querendo explorar a região por completo e sentir todas as experiências da cidade real, não apenas turística. Lá você encontra várias lojas e ótimos cafés, e fica bem mais perto de atrações como o Museu do Cairo, sem contar que os hotéis 5 estrelas são ótimos e bem mais baratos do que outras regiões.
Em termos de localização, ele está entre o Aeroporto Internacional do Cairo (23,5 km de distância) e as Pirâmides do Egito (16,5km de distância).
Garden City
Um dos bairros mais bonitos do Cairo, lá você encontra peças arquitetônicas maravilhosas. Garden City é considerado bairro da elite e, à direita do Nilo, é o lugar onde os maiores e melhores hotéis estão.
O local é ótimo para famílias com crianças e para quem viaja sozinho – mulheres também ficam seguras sozinhas. Este também é o melhor bairro para viagens a negócios, com hotéis perfeitos para isso.
Bares e restaurantes fora dos hotéis não são o forte de Garden City, mas é possível chegar no bairro de Zamalek andando (ou de Uber, para facilitar).
A 2km do Museu do Cairo e a pouco mais de 20km de distância das pirâmides, é um ótimo bairro para você ter uma experiência mais luxuosa.
Maadi
Um dos bairros mais calmos, tranquilos e verdes no Cairo. Os moradores falam deste bairro com muito carinho e de uma forma muito positiva, porque as partes verdes cheias de árvores são bem raras na cidade, então isso faz com que eles o valorizem muito mais. O bairro é inclusive conhecido como “green oasis”.
Este não é o lugar para ficar mais perto do Museu ou das Pirâmides, mas o atrativo de Maadi é justamente esse: não ser tão perto do centro e ficar um pouco longe do trânsito caótico. Além disso, a Road 9 é uma rua cheia de restaurantes maravilhosos e alguns ótimos barzinhos. O bairro tem menos opções de hospedagem, mas ainda assim elas são ótimas.
Heliopolis
Este é um bairro muito bom para se hospedar por ser super funcional. Além de ser um dos melhores bairros próximos do aeroporto – menos de 10km de distância -, também é onde você encontra os maiores e melhores shoppings da cidade, perfeito para aproveitar um tempo da viagem para comprar coisas típicas da região e umas lembrancinhas.
Um dos pontos negativos deste bairro é o trânsito, o que, na verdade, é um ponto chato de grande parte da cidade. Com isso, você pode demorar um pouco mais para chegar nas áreas turísticas. É um bairro bem movimentado e indicamos para quem gosta de descobrir ainda mais sobre a cultura local.
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO CAIRO
- Zona moderna da cidade vista da Torre do Cairo
- Esfinge e Pirâmides de Gizé
- Pirâmide de Quéops
- Torre do Cairo
- Casa de ópera
- Museu do Cairo
- CairoIslâmico Sultan Hassan
- Comércio Khan el Khalili
- Pirâmide de Djoser
- Cidadela do Cairo
- Mesquita de Muhammad Ali
- The Hanging Church
- Museu Copta
- Parque Al Azhar
- Praça Midan Tahrir
- Cidade dos Mortos
Entre outras pirâmides, praças, mesquitas, palácios, shoppings e muito mais.
:: Leia também em Destino: Itália >> Clique Aqui ::
Para facilitar, veja também o menu Destinos >> www.planetscafe.com/categoria/destinos