Planejando conhecer Pequim? A capital da China, um país milenar que guarda muita história e cultura. Uma surpresa em cada canto, uma experiência a cada dia. A viagem é longa e não é só a distância física que separa Brasil e China, os costumes e tradições são muito diferentes, assim como o povo, a comida, a escrita e muito mais.
CHEGANDO EM PEQUIM
Avião
O Aeroporto Internacional de Pequim é o principal aeroporto internacional que serve a capital da República Popular da China. Está localizado a 32 quilômetros do centro de Pequim, dentro de um enclave do Distrito de Chaoyang, juntamente como o distrito suburbano de Shunyi.
Aeroporto ao Hotel
- METRO/ÔNIBUS
O metrô de Pequim é novo, extenso e muito econômico. Entre seus inconvenientes estão a saturação, as poucas conexões entre as linhas e o horário de funcionamento, já que fecha muito cedo. Por último, devido ao preço atrativo dos táxis, é muito comum ir evitando o metrô conforme passam os dias.
Embora os ônibus sejam uma forma cômoda e barata de conhecer Pequim, é impossível entender as placas dos pontos e não há mapas indicativos, por isso pegar um ônibus é uma tarefa (quase) impossível.
Se você planeja usar os ônibus, o melhor é conhecer as linhas com antecedência. Você também pode se informar no hotel sobre as linhas que levam até os locais onde você deseja. - TÁXI
Os táxis de Pequim são uma forma rápida e econômica de chegar a qualquer lugar, sendo possível percorrer a cidade por muito pouco. Como ponto negativo, os taxistas conduzem de forma perigosa e os carros não costumam ter cinto de segurança. O preço dos táxis em Pequim é realmente econômico, mas como as distâncias são grandes, o total pode ser alto comparando ao Metro e Ônibus, portanto, vale a pena intercalar as formas de locomoção, caso queira economia.
:: Leia também em Destino: Ásia>> Clique Aqui ::
QUANDO IR À PEQUIM
- VERÃO
A estação mais quente dura cerca de quatro meses, de maio a setembro. A temperatura média máxima é de 25 graus e as chuvas são frequentes – inclusive, com tempestades.
É nesta época que Pequim fica entupida de gente: chineses e gringos querem aproveitar os dias para explorar a cidade e o caos se forma. Então, esteja preparado para enfrentar filas e não se esqueça de dar uma olhada nos hotéis com antecedência. - OUTONO
O outono é uma boa época para ir a Pequim, porque os dias têm, quase sempre, céu limpo e a temperatura é parecida com a da primavera, entre 10 e 22 graus. A dica de levar um agasalho também é válida, principalmente nas saídas à noite. - INVERNO
A estação fria chega a Pequim, de fato, a partir de novembro e fica até fevereiro. Nessa época, a temperatura máxima média é de 7 graus. Em janeiro, faz muito frio e a média mínima do mês é de -8 graus, com máxima quase nunca superando zero grau. - PRIMAVERA
A temperatura na estação das flores é agradável, variando entre 10 e 22 graus. Para nós, brasileiros, a dica de levar um casado é essencial, porque faz aquele friozinho à noite.
Nesta época, como você pode imaginar, os parques ficam mais coloridos e há mais atividade ao ar livre. O movimento de turistas já diminui, comparado ao verão, e dá para aproveitar melhor os atrativos sem enfrentar longas filas.
AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM PEQUIM
Pequim é uma cidade onde as diferentes áreas vão formando um ciclo de retângulos, desde o mais central até o mais distante do centro.
- Qianmen
A parte mais central de Pequim, o lugar que eu recomendo ficar em Pequim se essa é a sua primeira vez na cidade. Você vai estar totalmente no centro e perto das principais atrações de Pequim.
Além de ficar perto dos pontos turísticos de Pequim, é lá que fica a Qianmen Street, uma rua comercial, ótima para compras! - Xidan
Xidan é outro lugar excelente para se hospedar em Pequim, pois a região tem grandes shoppings, tudo bem perto, um pouco menos cheio do que a região anterior, além de ficar super perto da Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial. Tudo muito perto, a 1 estação de metrô. - Wangfujing
Outra região que os turistas gostam muito para se hospedar em Pequim, é Wangfujing. Wangfujing fica numa região central, bem perto das principais atrações como Cidade Proibida e Praça Celestial, e de quebra é uma parte mais jovem e comercial, cheio de lojas e shopping. - Chaoyang
Mesmo Chaoyang sendo um bairro gigante, não é uma das opções mais escolhidas para se hospedar, pois é menos central que as outras áreas comentadas aqui no post.
Chaoyang é, no entanto, uma boa ideia principalmente para quem vai a Pequim a negócios, aonde fica o centro financeiro.