Para quem não está acostumado, é um “susto” se deparar com uma cidade tão grande, tão movimentada e tão cheia de gente. São Paulo é conhecida como a selva de pedra, mas há muita beleza, lugares para se conhecer, passeios e amor. Existe amor em SP sim, aproveite para conhecer e se apaixonar também.
É aquela típica cidade de Ame ou Odeie!
CHEGANDO EM SÃO PAULO
Avião
A Cidade de São Paulo possui dois aeroportos: GRU Cumbica em Guarulhos que recebe voos nacionais e internacionais, fica na região metropolitana de São Paulo, e o CGH Congonhas que recebe voos nacionais e fica realmente dentro da Cidade de São Paulo, mais bem localizado para a maioria das pessoas. Portanto, se você vier de dentro do Brasil, provavelmente desembarcará em Congonhas, na zona sul da cidade.
Dos aeroportos até o seu hotel, aconselhamos pegar Uber (ou algum aplicativo) ou taxi, pois o transporte público é ruim nessas regiões, principalmente, de Guarulhos para o centro da cidade.
Aeroporto ao Hotel
- TREM/METRÔ
Sem dúvida o Metrô é o melhor transporte público em São Paulo, inclusive aconselhamos que seja o meio mais utilizado em boa parte da sua estadia na cidade.
A rede metro ferroviária paulista é a maior do país, com cerca de 371 km de extensão, 13 linhas e 183 estações.
O Metrô opera seis linhas, com 89 estações, 101,1 km de extensão, e transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia (inclui dados da ViaQuatro e ViaMobilidade).
A CPTM (Trem) opera sete linhas, com 94 estações, 270 km de extensão, atende a 23 municípios (20 municípios da Região Metropolitana, além de mais três municípios a noroeste).
Das 94 estações, nove são integradas com o metrô e sete interligam as próprias linhas do trem metropolitano, funcionando de domingo à sexta, das 4:40h até meia noite, e Sábado, das 4:40h até 1h. - TÁXI/UBER
O Uber e o táxi também são boas opções de como se locomover em São Paulo, ideal para lugares onde não há metrô, como por exemplo nos aeroportos, e para curta distância que você não quer pegar Ônibus.
O preço é bem razoável, principalmente o Uber, porém, fique atento nos horários de pico por conta do trânsito da cidade que é sempre caótico. - ALUGUEL DE CARRO
É uma boa opção se você estiver com mais pessoas ou estiver viajando a trabalho e precise visitar clientes, eventos, enfim, fazer vários trajetos durante sua estadia.
Mas precisa ter cuidado com a área do rodízio para evitar multas, de acordo com o final da placa do carro alugado, sem falar que se for beber não dirija.
:: Leia também em Destino: EUA >> Clique Aqui ::
QUANDO IR À SÃO PAULO
São Paulo é a conhecida Terra da Garoa, porém, nos últimos anos a chuva tem se concentrado muito mais no Verão e passamos por vezes alguns meses sem uma única gota de chuva no Outono e Inverno, tendo os meses de Abril e Setembro como menos chuvosos.
- VERÃO: JANEIRO – MARÇO
Tardes com temperaturas máximas que variam entre 28 °C e 35 °C são comuns até mesmo durante o final da primavera e início do outono, portanto, no verão você terá muito calor e com grande chance de tempestades no final da tarde. Não é um período muito aconselhado! - OUTONO: ABRIL – JUNHO
Nessa estação, os dias começam a ficar mais curtos, a temperatura começa a esfriar gradativamente e as folhas das árvores sazonais começam a cair. Sim, São Paulo não tem apenas cimento, tem muita área verde. Ficando muito mais agradável para andar pela cidade, principalmente com menos chuvas. - INVERNO: JULHO – SETEMBRO
Nesta estação, principalmente nos últimos anos, temos tido semanas diferentes umas das outras, as vezes semanas mais quentes durante o dia, chegando até a 26 graus, com noites mais agradáveis na faixa de 14 graus, porém, outras semanas com máximas de 14 graus e noites com até 4 graus. De qualquer forma, é uma época bem interessante para visitar a cidade por ter menos chuva, clima mais agradável para ficar andando e ter uma noite mais aconchegante. - PRIMAVERA: OUTUBRO – DEZEMBRO
Assim como no Outono, um ótimo clima para conhecer a cidade, porém, novembro e, principalmente, dezembro, começa a esquentar bastante e chover um pouco mais.
A cidade como comentamos acima, não tem apenas cimento, vidro e aço, tem muita área verde, parques e regiões para curtir a primavera.
:: Leia também em Destino: Amsterdam >> Clique Aqui ::
AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM SÃO PAULO
- Avenida Paulista
A região da Avenida Paulista é um ótimo lugar para se hospedar em São Paulo. Além de ser uma região central e um importante símbolo da cidade, a Paulista reúne alguns dos melhores centros culturais da cidade e tem hotéis de todos os tipos.
Hospedando-se nessa região você estará perto do centro antigo da cidade, da Vila Madalena (região Bohemia), Pinheiros, Pompeia e também das regiões mais ao sul, como Vila Mariana, Ibirapuera e aeroporto de Congonhas.
Você poderá ir a pé até o IMS Paulista (centro cultural), Conjunto Nacional, MASP, Mirante 9 de Julho, Parque Trianon, Centro Cultural Fiesp e se andar mais um pouquinho dá até para chegar no Itaú Cultural, Casa das Rosas e Japan House.
Além de tudo isso a Avenida Paulista se transforma no domingo, quando abre suas vias para pedestres, sem carros, com artistas de rua, famílias, gastronomia, esportes, música ao vivo e muito mais. - Consolação e Bela Vista
Tem gente que diz que a Paulista é como o casamento: ‘começa no Paraíso e termina na Consolação’, mas vou ser do contra nessa e vou começar pela Consolação.
Hospedando-se aqui você terá fácil acesso ao metrô, ônibus e a vários centros culturais, cinemas, restaurantes e bares. - Jardins
Ainda na região da Avenida Paulista, vamos agora falar do lado dos Jardins.
Apesar de ser uma zona bastante residencial, você vai encontrar muitas opções de comércio, bares e restaurantes. Os preços são um pouco mais altos do que do outro lado da Paulista, mas ainda assim você consegue encontrar opções de hospedagem com ótimo custo-benefício nessa região. - Centro de São Paulo
A região da República é uma boa opção para quem quer ter a experiência de se hospedar no centro de São Paulo.
É bom lembrar que os centros das grandes cidades podem assustar algumas pessoas e geralmente ficam mais vazios aos finais de semana e a noite em algumas regiões. Leve isso em consideração se você não quiser ficar em lugares mais underground. - Paraíso
Paraíso e Vila Mariana são bairros super bem localizados, próximos tanto da Avenida Paulista, quanto da região do Parque do Ibirapuera e do Aeroporto de Congonhas. Dependendo de onde você estiver hospedado, dá para ir a Paulista a pé ou de bicicleta. Um ótimo passeio!
Estes dois bairros também são boas opções para quem quer aproveitar o bairro japonês da Liberdade, o Centro Cultural São Paulo, o Museu Lasar Segall e Cinemateca Brasileira, com fácil acesso ao metrô e à várias linhas de ônibus. - Vila Mariana
A Vila Mariana é um bairro residencial, também com ótima localização e fácil acesso ao metrô e ônibus. Aqui você tem a opção de se hospedar próximo ao Parque da Aclimação ou ao Parque do Ibirapuera, mais perto da Avenida Paulista. - Higienópolis
Voltando para o outro lado da Paulista, próximo à região da Consolação, chegamos ao charmoso bairro residencial de Higienópolis. Se você está em busca de sossego, bons restaurantes e ruas arborizadas, considere se hospedar aqui.
Você estará a uma curta distância do Largo do Arouche, Minhocão (que abre para pedestres no domingo) e Memorial da América Latina. - Perdizes e Pompeia
Ótimo lugar para caminhadas, bares e restaurantes, sem contar no Allianz Parque, caso você venha para a cidade para ver algum show. - Pinheiros
Pinheiros e Vila Madalena são os bairros mais boêmios da cidade! Você vai ter tudo à alguns passos: restaurantes, bares, casas noturnas. Você só tem que escolher o ritmo!
Com a abertura de estações do Metrô em Pinheiros, o bairro ganhou ainda mais adeptos e a Rua dos Pinheiros tem se transformado em um polo gastronômico importante na cidade.
É em Pinheiros também que estão importantes centros culturais, como o Instituto Tomie Ohtake e o SESC Pinheiros. O charmoso Mercado de Pinheiros, e a clássica feirinha de sábado na Praça Benedito Calixto dão um toque especial ao bairro. Além disso, você pode se deliciar no Parque Villa-Lobos e ver um incrível pôr do sol na Praça do Pôr do Sol. - Vila Madalena
A Vila Madalena é um dos bairros preferidos em São Paulo, aonde fica o famoso Beco do Batman, endereço certo pra quem quer conhecer mais sobre arte de rua em São Paulo. Imperdível!
Como não existem muitos hotéis na Vila Madalena, o ideal para quem procura este tipo de hospedagem é pesquisar o bairro vizinho, Pinheiros.
Neste bairro você terá muitos bares, restaurantes, vida noturna e, no quesito hospedagem, terá mais opções de Hostel e AirBnb. - Itaim Bibi e Vila Olímpia
É o bairro ideal para quem quer se hospedar perto de bares, baladas e lugares badalados.
Aqui você vai encontrar shoppings badalados como o Iguatemi e o JK Iguatemi, o Museu da Casa Brasileira e o Eataly, um delicioso mercado de produtos italianos! Para as atividades ao ar livre, vá até o Parque do Povo, ou pedale pela ciclovia da Avenida Faria Lima. - Berrini
Se você está na cidade a negócios, com certeza vai ouvir falar da região da Berrini. Hospedar-se aqui pode ser uma boa opção para minimizar o tempo gasto com os deslocamentos.
Além disso, você poderá visitar outras regiões da cidade para conhecer mais pontos turísticos, como por exemplo:
- Arena Corinthians
- Estádio do Morumbi
- Museu do Futebol no Pacaembu
- Rua 25 de Março
- Pinacoteca
- Catedral da Sé e Pátio do Colégio
- Edifício Martinelli
- Horto Florestal
- Zoológico de São Paulo
- Aquário de São Paulo
- Copam
- Prédio do Banespa
- Terraço Itália
- Ponte Estaiada
- Museu do Ipiranga e Parque da Independência
- Vale do Anhangabaú
- Pico do Jaraguá
- Teatro Municipal e Sala São Paulo
Entre diversas outras atrações tradicionais como as Feiras Livres de Rua e as famosas Padarias da Cidade de São Paulo, em casa esquina.
:: Leia também em Destino: Jerusalém >> Clique Aqui ::
Para facilitar, veja também o menu Destinos >> www.planetscafe.com/categoria/destinos