Hoje vamos falar sobre as diferenças entre o Café Arábica e o Café Robusta, que são os cafés mais tradicionais e comercializados no Brasil. Se você é um apreciador de cafés, vale a pena entender melhor cada um deles.
Por serem espécies diferentes é natural que o sabor também seja bem diferente. Assim, enquanto o Arábica é mais adocicado e ligeiramente ácido, o café Robusta é mais marcante e amargo. O mesmo vale para o aroma, muito mais suave no Arábica e mais denso e pesado no Robusta. O que vale pontuar também é que grãos de café Arábica possuem uma gama maior de notas de aroma e sabor, o que oferece experiências sensoriais diversas ao consumidor.
Mesmo assim, é importante dizer que a diferenciação nesses aspectos, muitas vezes, está ligada às condições geográficas da produção, como o tipo de clima e solo. Sendo assim, eles também possuem uma grande diferença no teor de cafeína antes do preparo: café Arábica possui cerca de 1,2% de cafeína, o Robusta tem 2,2%, ou seja, quase o dobro de porcentagem.
Leia também: A Origem do Café pelo Mundo >>
Regiões Produtoras no Brasil
Minas Gerais (Cerrado)
100% Arábica
Verões quentes e chuvosos seguidos por invernos secos e frios, ideal para o cultivo de cafés naturais de alta qualidade, ajuda a produzir excelente café Arábica processado por via natural (secos ao sol).
– Altitudes entre 800m e 1.200m
– Bebida fina, corpo forte e excelentes aroma e doçura
Minas Gerais (Sul)
100% Arábica
– Maior região produtora de cafés Arábica do Brasil, que atingem as melhores classificações de bebida (mole ou estritamente mole), encorpados com alta acidez e um sabor doce característico.
– Altitudes entre 850m e 1.250m
– As variedades mais cultivadas são o Catuaí e o Mundo Novo, mas também há lavouras das variedades Icatu, Obatã e Catuaí Rubi
São Paulo (Mogiana)
100% Arábica
– A Mogiana está localizada ao norte do estado de São Paulo, com cafezais a uma altitude que varia entre 900 e 1.000 metros, produzindo o café bastante encorpado, com aroma frutado e sabor suave e adocicado
– A temperatura média anual é bastante amena em torno de 20°C
– Produção somente de café da espécie Arábica, sendo que as variedades mais cultivadas são o Catuaí e o Mundo Novo
Paraná
100% Arábica
– Bebida extremamente encorpada, com um amargo acentuado, aroma caramelizado e acidez normal
– A altitude média é de 650 metros, sendo que na região do Arenito, a altitude é de 350 metros e na região de Apucarana chega a 900 metros
Bahia
Robusta e Arábica
– Sabor suave, levemente achocolatado, pouco corpo e com notável acidez
– Há três regiões produtoras: a do Planalto, mais tradicional produtora de café Arábica; a Região Oeste, também produtora de café Arábica, sendo uma região de Cerrado com irrigação, e a Litorânea, com plantios predominantes do café Robusta (Conilon)
– Na Região Oeste, existe um número cada vez maior de empresas utilizando café irrigado, contribuindo para a consolidação do Estado como o quinto maior produtor do país
Espírito Santo
Robusta e Arábica
– As lavouras de Robusta ocupam a grande maioria do parque cafeeiro estadual e respondem por quase 2/3 da produção brasileira da variedade que se expandiu principalmente nas regiões baixas, de temperaturas elevadas. O Estado coloca o Brasil como segundo maior produtor mundial de Robusta.
Rondônia
100% Robusta
– Rondônia é o sexto maior Estado produtor de café e o segundo maior produtor de Robusta do país. A produção é constituída exclusivamente de café Robusta.
Leia também: A Origem do Café no Brasil >>
Açúcares, Qualidade e Produção
E os açúcares?
Café Arábica possui maior teor de açúcar do que o Robusta, que é conhecido por produzir uma bebida amarga. O arábica tem entre 6 e 9% de açúcares, enquanto o Robusta não passa de 7%, mas com médias que variam entre 3 e 5%.
E a qualidade da bebida e sua produção?
As plantas de Arábica e Robusta são muito diferentes, o que faz com que o processo de produção também seja variado.
Os pés de café Arábica são sensíveis e demandam bastante cuidado dos produtores para garantir a qualidade dos grãos, já que as árvores, que possuem formato triangular, estão mais sujeitas às pragas e intempéries. Já os pés de Robusta são bem resistentes, tendo uma característica mais rústica e sendo extremamente produtivos nas mais diversas situações.
Em termos gerais, o café Arábica é mais apreciado e reconhecido pelos apaixonados pela bebida. Não é à toa que os cafés com classificação gourmet são geralmente 100% arábica. Já o café Robusta contém um sabor um pouco mais difícil de agradar. No entanto, é muito usado em misturas e cafés solúveis devido ao seu alto grau de solubilidade.
E você, qual o seu tipo de café preferido? Comente à vontade!!