A China é conhecida por seu gosto pelo chá, que, primeiramente, muito usado em funções medicinais, mas passou a ser a bebida mais consumida na China até hoje!

Publicidade

Já o café teve seus primeiros indícios de consumo no país por volta de 1860, porém, não foi pelos chineses. Vários imigrantes ocidentais e mais imigrantes do Japão Imperial, receberam grandes extensões de terra no país e recriaram réplicas de suas cidades como resultado da Guerra do Ópio – que forçaram a China a aceitar a entrada de Ópio no país e se submeter a uma subjugação econômica.

Em Xangai, por exemplo, na área de colonização internacional, nos períodos mais críticos, existiram cafeterias, onde, infelizmente, era comum se ler placas com dizeres: “Entrada de cães e chineses proibida”, por isso que demorou um pouco para a população chinesa em si começar a aproveitar o café.

Após esse período, a produção cafeeira realmente chinesa, iniciou-se por volta de 1890 quando um missionário francês plantou grãos na província de Yunnan, no sudoeste do país que faz fronteira com o Vietnã, Laos e Mianmar, localizada no coração do cinturão de café.

Publicidade

Leia Mais: Destino: Pequim >>

O crescimento da produção de café na China, Cafeterias e Consumo

Publicidade

Aconteceu cerca de cem anos depois do primeiro plantio: por volta de 1988. Grandes empresas como a suiça Nestlé entraram no negócio, que hoje parece muito mais que promissor, e para se ter uma ideia, a Nestlé domina 72% do mercado do café instantâneo no país.

Entrando no mercado de uma outra forma, chegou a Starbucks que em tempos fora da pandemia, chegava a abrir 1 unidade por dia no país.

Você consegue imaginar isso? Uma loja por dia!

Só Xangai já conta com mais de 100 lojas. Para atrair clientes chineses, a Starbucks agregou ao café a ideia de requinte, por isso o valor de um café em uma loja na China sai muito mais caro que em Londres, por exemplo.

Com isso, cada vez mais o estilo de vida ocidental vendido pelas grandes indústrias entra e começa a fazer parte da China e da vida dos chineses. Encontros de trabalho ou de lazer em cafeterias passaram a simbolizar status e as grandes marcas vêm investindo em agregar ao café o glamour que o chá não oferece em sua grande maioria.

Leia Mais:: Histórias sobre o Café pelo Mundo >>

Seguindo essa linha de diferencial, modernização, “gourmetização”, uma curiosidade sobre uma cafeteria na China: O café é servido com nuvem que faz chover na xícara!!

A tendência dos cafés decorados vem garantindo uma boa experiência aos clientes e é claro, ótimas fotos para as mídias sociais. Depois da Latte Art (desenhos sobre o café), café arco-íris e dos gatos de marshmallow, a rede de cafés chinesas, Mellower Coffee, criou o Sweet Little Rain (Pequena nuvem doce). E aí, deu vontade?

Leia mais: Destinos:: China >>