O termo para café em japonês pelo katakana (escrita utilizada para palavras estrangeiras) é “kouhii” (コ ー ヒ ー), originária da palavra holandesa “koffie”. Mas, como a própria bebida foi entrando na cultura, ela também ganhou sua própria forma japonesa (kanji): 珈 琲.

Publicidade

O Café chegou no Japão com a chegada dos barcos holandeses no porto de Dejima, em Nagasaki no final do século XVIII e, a princípio, o uso do café era feito apenas pelos holandeses e disponível para governantes, tradutores e donos de negócios.

Como em praticamente todos os países, o café em sua origem não era consumido por toda a população e totalmente difundido como nos dias atuais.

Neste período estavam também restritas as comunicações dos japoneses com países estrangeiros que dificultava ainda mais o acesso da população ao café e outros itens de importação.

Publicidade

Aos poucos, o café foi migrando pelo Japão, sendo adotado medicinalmente próximo a assentamentos estrangeiros e usado como estimulante por garotas de programa que viviam em Nagasaki.

No período Meiji (1868-1912) houve uma maior abertura do governo japonês que mudou as políticas de relações estrangeiras e, com isso, mais pessoas tiveram acesso ao café.

Leia também Destinos: Ásia >>

Cafeterias

Publicidade

A primeira casa de café surgiu neste período em Ueno, Tóquio, no ano de 1888, com o nome de Kahiichakan, criada e mantida por Nishimura Tsurukichi. Ele havia ganhado o gosto pelo café quando estudou na Universidade de Yale, em Nova York, e depois, em Londres frequentou diversas casas de café.

Inspirada nessas casas, a Kahiichakan tinha dois andares e oferecia um ambiente bem leve e descontraído, na época para os homens frequentarem e trocarem ideias. Atualmente, no local onde um dia foi a casa de café, existe uma estátua em homenagem a Nishimura (veja na foto acima). E foi com os japoneses que surgiram os métodos de preparo de cafés especiais mais usados nas cafeterias do mundo.

Hoje o Japão é o quarto país que mais importa grãos de cafés brasileiros e o terceiro do mundo em importação no geral, de diversos países. A exportação desse produto para o país teve seu início com pouca expressão e através do período de emigração, por japoneses que buscavam por melhorias de vida devido a crise pela qual passavam naquela época, muitos deles vieram em direção ao Brasil, sendo assim um dos grandes responsáveis por todo o sucesso do café no Japão.

Os imigrantes tiveram papel fundamental nas lavouras brasileiras, pois boa parte assim que chegaram ao Brasil foram encaminhados diretamente para as fazendas cafeeiras. Inclusive, em 1912, foi inaugurado em Yokohama o Café Paulista que acabou, posteriormente, espalhando-se pelo país, fazendo com que o Japão, “país do chá”, passasse a consumir o cafezinho em maior escala.

Conta-se que John Lennon e Yoko Ono frequentavam o café. Quando estiver em Tóquio, vale dar uma passadinha, não?

Até hoje o café é muito consumido no Japão, inclusive gelado. Com a correria do dia-a-dia das grandes metrópoles, o café em cápsulas tem tido, hoje, um grande consumo pela população em geral e lucro para as empresas que se instalaram no Japão.

Clique aqui e Leia Mais História Sobre a Origem do Café Pelo Mundo >>