A região da América Central possui condições geográficas (grandes altitudes) e climáticas favoráveis para o cultivo do café, desde o México até o Panamá.

Publicidade

Dentre os países produtores de variedades de cafés, podemos citar a Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua, com destaque para o Panamá e seus cafés gourmet.

Apesar de o cultivo ainda ser tradicional, o café panamenho tem sido mundialmente reconhecido e apreciado pelos paladares mais exigentes.

É o caso do café Arábica Geisha, muito aromático, com tons florais e frutados, sabor cítrico de longa duração e acidez equilibrada.

Publicidade

No passado o Panamá não tinha tanta expressão no cultivo do café e a sua produção era cerca de um décimo da sua vizinha Costa Rica. Hoje, o Panamá vem se destacando e aumentando seu interesse por cafés especiais, contando com cafeicultores qualificados e muito dedicados ao cultivo.

O país possui distintos microclimas em suas regiões produtoras de café, com altitudes que variam entre 1.100 a 2.000 metros, colheita realizada entre dezembro a março e como principais variedades Typica, Caturra, Catuaí, Bourbon, Geisha e San Ramon.

O café 100% arábica apresenta notas de frutas vermelhas, levemente achocolatado, aroma adocicado e floral, acidez média cítrica e corpo leve.

Veja também: As Diferenças entre Café Arábica e Robusta >>

Publicidade

O Café Geisha

Existem duas espécies de café: o Café Arábica e o Café Robusta, e a partir daí um grande número de variedades, misturas subsequentes e diferentes maneiras de prepará-los e servi-los. As plantações de café do Panamá destacam-se pelo cultivo do grão a uma altitude entre 1670 e 1950 metros, o que torna o produto colhido de alta qualidade. A partir dessas condições nasce, o que alguns consideram, o melhor café do mundo, El Geisha.

Você sabe de onde se origina seu nome? Esta variedade original de café foi descoberta nos anos 30, nas montanhas que circundam um vilarejo chamado Geisha, a sudeste da Etiópia. Importando para a América Central, esta especialidade pode ser encontrada em várias plantações, como em Finca Elida, a qual vem produzindo café desde 1918.

Leia também: Os Cafés Mais Exóticos do Mundo >>

Boquete e as Tierras Altas

A província de Chiquirí destaca-se entre os outros municípios por ser ponto de partida desta fascinante Rota do Café. Devido à sua localização geográfica, Boquete, Tierras Altas e Renacimiento são áreas ideais para o cultivo e processamento de grãos que são posteriormente exportados para quase o mundo inteiro.

Ao longo desta rota, você encontrará mais de nove fincas e fazendas. Você poderá visitá-las e apreciar diretamente suas atividades diárias. Qualquer época do ano é boa para viver esta experiência, pois o tempo e a temperatura acompanharão. O Centro de Exploração do Café é outra atividade interessante que permitirá que você conheça a história das origens, chegada e características do café do Panamá e os primeiros pioneiros na produção da variedade Geisha.

Continuando o trajeto, chega-se à Finca Hartmann que tem como cliente principal a Holanda, e com esse café, participa regularmente de concursos e já obteve vários prêmios.

Conheça a Loja Virtual Planets Café >>

Mahalo Café

Localizado em Casco Viejo, o Mahalo é um café, restaurante e um local de ioga que oferece uma experiência única de bem-estar na Cidade do Panamá. Com sucos prensados ​​a frio, pratos saudáveis, música ao vivo e jogos de tabuleiro, os clientes o descrevem como a sala de estar mais aconchegante de Casco e um local de encontro amigável para cães, para os amigos desfrutarem de um café da manhã nutritivo ou um brunch de domingo. Com clássicos sempre verdes, como torradas de abacate, bagels de salmão e ovos escalfados, o Mahalo também oferece outras opções saudáveis ​​de café da manhã, como o Power Bowl, uma mistura de abacate, iogurte grego, frutas vermelhas e sementes de chia.

Mika Bazar & Café 

Mika Bazar & Café é uma pequena joia localizada na área verde de Clayton. É uma loja, lanchonete, padaria, cafeteria e tem um menu de café da manhã imperdível!

Dos deliciosos ovos escalfados aos croissants e saladas de frutas. Lotado de famílias nos fins de semana, é também o local perfeito se você planeja tomar um café da manhã sozinho durante os dias de semana e fazer algum trabalho no seu laptop.

E você, já decidiu seu próximo ponto turístico da história do Café? Se estiver em dúvida, lembre-se do Panamá e expanda seus horizontes!

Conheça também: Os Queridinhos da Planets >>