Você já sabia que as cafeterias profissionais moem seu café na hora, mas você sabe o motivo? Isso é simples: para obter a maior qualidade possível do produto. Mas por que será que essa prática concede ao café um sabor mais puro e aromas diferenciados?
Hoje você vai descobrir!
Garantir a integridade do produto
Um dos problemas que o café já moído pode trazer ao consumidor é a incerteza da integridade do produto que está comprando. O produto em pó pode ser usado como estratégia para adulterar sua qualidade, adicionando outros ingredientes na composição. Isso é difícil de notar, mas é um risco.
Empresas de má índole podem adicionar produtos como milho, soja ou cevada, que têm o valor da saca bem abaixo do café, para maximizar os seus lucros, sacrificando a pureza dos produtos.
O selo de pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) certifica se o produto é puro, auxilia na segurança alimentar e pode ser encontrado em muitos cafés.
Se você quiser ter total certeza, consuma somente o café puro em grãos moído na hora.
Leia também: Tipos de Torra do café >>
Ter maior pureza no aroma e no sabor
O café é uma bebida feita para ser moída, preparada e consumida na hora. Isso porque, sendo um produto muito sensível ao oxigênio, o café oxida muito rápido, principalmente quando já está moído. Assim, o contato prolongado do produto com o ar causa a deterioração de alguns de seus elementos, alterando seu sabor e aromas originais.
Não é à toa que os muitos cafés de supermercados costumam vir embalados à vácuo — isso ajuda que o café chegue com melhor qualidade na sua casa. O problema é que, depois de aberta sua embalagem, dificilmente o consumidor final conseguirá guardá-lo de maneira tão hermética durante o tempo que levará para consumi-lo. Desse modo, ele irá oxidar e perder algumas de suas características.
A melhor forma de se garantir a maior pureza e frescor do seu café é moendo-o você mesmo. Mesmo assim, o ideal é consumir o café moído em até 30 minutos após a moagem. Isso na sua casa, sem muito rigor. Em cafeterias o ideal é que se faça a moagem imediatamente antes do preparo da bebida.
Acessar grãos de maior qualidade
Em um hortifrúti, você tem a possibilidade de tocar, cheirar, sentir e olhar todas as frutas que você pretende levar para casa, escolhendo aquelas mais bonitas e maduras. Agora, com relação ao café já moído, isso não é possível, porque ele é selecionado pelo produtor.
Isso não seria problema se não fosse prática comum serem escolhidos junto grãos verdes, maduros, passados e até mesmo apodrecidos, o que vai afetar a bebida na xícara.
Ao moer o seu café na hora, por outro lado, você poderá observar os grãos, ver seu aspecto, e eventualmente perceber a existência de algumas dessas variações que prejudicam a qualidade do café, como a falta de homogeneidade da torra, presença de grãos quebrados, brocados, queimados.
São muitas as formas usadas para adulterar o café em busca de lucro, mas todas elas podem ser evitadas ao optar por tomar um café moído na hora.
Leia também: A Classificação do café >>
Tipos de moagem
Separamos os principais tipos de moagem de café que vão ajudar você a consumir o seu “cafezinho” de todos os dias da melhor forma:
- Moagem grossa
A moagem de café grossa, também chamada de “percolado”, deixa os grãos com espessura semelhante à do sal grosso. Ela não é recomendada para quem costuma preparar o café por meio do filtro tradicional de papel. A prensa francesa é o principal método de prepará-lo.
- Moagem média
Perfeita para o preparo de café coado, ela se assemelha à espessura do açúcar cristal. Por ser mais versátil que a moagem grossa, a média pode passar pelo filtro tradicional de papel ou até pelo coador de pano. O Hario V60, a Clever e a Aeropress também são cafeteiras que comportam a moagem.
- Moagem fina
Próxima à espessura de sal fino, a moagem fina é bastante usada para o café espresso. Porém, nem toda cafeteira a comporta, correndo o risco de deixar o café amargo durante a extração. Nossa sugestão é usá-la em cafeteiras com filtro ou na cafeteira italiana.
- Moagem muito fina
Sim, há um tipo de moagem abaixo da moagem fina. A espessura é semelhante à da farinha, e ela é usada para métodos mais específicos: como o turco ou Ibiriq. Moedores comuns não comportam esse tipo de moagem.
Com essas dicas, fica até mais gostoso tomar um cafezinho, não é mesmo?
Leia também: Moagem de Café: Principais tipos e os preparos ideais >>