A história da propagação do cultivo e uso do café pelo mundo é uma das mais interessantes e românticas que há. Começa no Chifre da África (na Província de Kaffa, Etiópia), onde provavelmente o cultivo teve origem.
Várias narrativas, algumas improváveis dão-nos conta da descoberta das propriedades dos grãos torrados. As casas de café árabes logo se tornaram centros de atividade política e foram suprimidas. Mas tanto o café como as casas de café, banidos diversas vezes durante as décadas seguintes, continuavam a reaparecer. Uma solução afinal encontrada quando o café e as casas começaram a ser tributados.
Os holandeses também cultivavam café na região de Malabar, Índia, e em 1699 levaram certa quantidade para a Batávia (Java), na atual Indonésia, nação do Sudeste Asiático formada por milhares de ilhas vulcânicas, abriga centenas de grupos étnicos que falam vários idiomas. Dentro de alguns anos, a maior parte do café fornecido à Europa vinha das colônias holandesas. Hoje a Indonésia é o quarto maior país exportador de café do mundo.
Leia também sobre: Destinos: Ásia >>
Kopi Luwak
Considerado o café mais caro do mundo, o Kopi Luwak é com certeza também um dos mais exóticos.
Não existem registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que sua origem seja por volta do século 18 quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.
Você tomaria uma bebida feita com fezes de animal? Antes de responder, saiba que é esse o ingrediente especial do café mais raro, saboroso e caro do mundo, o Kopi Luwak, originário da Indonésia. Essa, digamos, excentricidade do café sempre foi considerada uma lenda urbana, até que um estudo realizado pelo pesquisador italiano Massimo Marcone, em 2004, confirmou o que deve ter feito o estômago de muitos apreciadores da iguaria revirar.
Os preciosos grãos são mesmo processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que não existe no Brasil (na Indonésia, as palavras Kopi e Luwak significam, respectivamente, café e civeta). O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores.
Notas: uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns.
Leia também: Os Cafés Mais Exóticos do Mundo >>
Café e Consumo
De acordo com informações da Associação dos Exportadores e Indústrias Indonésias de Café, a demanda por café entre os indonésios deve aumentar aproximadamente 36% em relação ao ano anterior, correspondendo à metade da produção estimada do país de 11,5 milhões, para 12 milhões de sacas.
O consumo de café na Indonésia mais do que dobrou na década passada, à medida que o estilo de vida nas áreas urbanas se concentra cada vez mais nos cafés, levando-os para os centros comerciais, centros de transporte e complexos de escritórios. Além disso, mais de 90% da população muçulmana, existe o afastamento com relação a bebidas alcoólicas, sendo assim os cafés funcionam como uma saída para os jovens se encontrarem e socializarem.
A demanda por bebidas prontas e de maior valor também cresceu nos últimos anos, levando a Indonésia, que é o terceiro maior produtor mundial da variedade robusta, a aumentar a produção de arábica para 40% de suas colheitas totais. O Departamento de Agricultura dos EUA estima a demanda de café da Indonésia em 4,9 milhões de sacas por ano.
Outro fator, as companhias aéreas de baixo custo também ajudaram a ampliar os gostos, com os indonésios viajando mais e experimentando diferentes variedades de cafés. De acordo com o Conselho Indonésio de Café, a Indonésia agora cultiva 21 variedades de grãos, como Gayo, Mandheling e Toraja.
Veja também: Os Queridinhos da Planets Café >>
Cafeterias na Indonésia
Bali é conhecida pelos seus inúmeros e fantásticos cafés, entre eles:
- Café Work
O Café Work é um café modesto, que pode passar despercebido quando visto da rua, mas que tem uma estrutura completa para ficar longas horas.
O espaço conta com uma variedade de cadeiras e mesas distintas para escolher e parece como a sala de casa: super aconchegante e amigável. O local também vende cafés, chás e vários snacks excelentes, e oferece uma internet estável e confiável para quem conta com fazer calls e uploads.
Também é possível fazer um cartão fidelidade para trabalhar com certa regularidade no café e ganhar ótimos descontos.
- Pison Coffee
O Pison Coffee é um café localizado em Petitenget e conhecido pela sua música ao vivo e a boa comida, mas também é um ótimo lugar para sentar e trabalhar.
Normalmente, são bandas locais de indonésios que cantam e tocam muito bem e em um volume muito agradável. O espaço conta com dois andares e várias opções de mesas com tomadas acessíveis.
É possível ver o palco sentando nas mesas do segundo andar e reservar uma mesa do lado de fora na varanda, caso você precise de isolamento sonoro para trabalhar. O Wi-Fi nunca deixa na mão e as porções de comida são sempre super generosas.
- Cuppa Espresso Bar
O Cuppa Espresso Bar é localizado em Ungasan. Esse pequeno e aconchegante café não deixa a desejar na qualidade da comida, da bebida e do espaço.
Você pode se sentir em casa, no conforto do ar-condicionado, com água para consumo à vontade e, para os amantes de cafeína, cafés muito bem feitos.
O espaço também conta com livros e jogos disponíveis para o público e o atendimento é sempre muito agradável.
- Nook
O Nook é um restaurante e café localizado em Seminyak e que tem uma vista belíssima dos campos de arroz. A localização merece destaque, pois se trata de uma área super movimentada, mas o café está supreendentemente bem “escondido” no meio de todo o caos da cidade.
O design do espaço é incrível e conta com uma estrutura boa de mesas e cadeiras espaçosas e agradáveis. Entretanto, as tomadas não são tão acessíveis, por isso, não conte em carregar seu computador no café. A comida e bebida é excelente e, mesmo sem ar-condicionado, o espaço fica o dia todo bem ventilado.
Apesar de deixar a desejar um pouco na estrutura, o Nook surpreende muito e é um dos lugares mais bonitos para trabalhar graças à vista e o atendimento cordial e gentil do estabelecimento.
E você, já tem planos para viajar para Indonésia? Que tal conhecer esses lugares e cafés deliciosos?!
Veja também a nossa Loja Virtual com produtos selecionados e especiais
Clique aqui >>