A tecnologia do café em cápsulas foi desenvolvida para facilitar o preparo do café espresso, sendo mais rápido e prático para a correria do dia-a-dia.

Publicidade

As cápsulas são, em grande maioria, feitas de plástico ou alumínio. Algumas variedades são feitas de matérias reutilizáveis e podem ser novamente preenchidas com pó. São compatíveis com a maioria das máquinas de cápsulas do mercado.

Basicamente, a cápsula é composta de cinco a sete gramas de pó de café e, ao ser colocada na máquina, a quantidade exata de água é misturada com a porção de pó da cápsula, através de um furo no topo.

John Sylvan desenvolveu a tecnologia em 1995, após ser internado com palpitações de tanto tomar café durante os experimentos. Mesmo criando algo revolucionário, Sylvan vendeu sua parte na empresa depois de dois anos e aboliu o uso de sua própria obra por considerá-la nociva ao meio ambiente, e como tudo na vida, em excesso também pode fazer mal à saúde. A primeira empresa a produzir as cápsulas foi a Keurig Greeb Mountain, mas o formato ficou famoso pela Nestlé com a Nespresso que, durante um tempo, deteve o monopólio da tecnologia.

Publicidade

Leia também: Tipos de Máquinas de Café >>

Montagem da cápsula do café

 

Após ser moído e torrado na fábrica, o café é distribuído dentro das cápsulas o mais rápido possível, para evitar que oxide. Na cápsula, o primeiro passo é colocar o filtro. Logo em seguida, o mesmo é vedado com uma camada de alumínio. Depois disso, a cápsula está pronta para receber o café e, ao fim, duas camadas de plástico: uma perfurada para distribuir a água em seu interior e outra, mais grossa, para vedar.

Publicidade

Os diferentes “blends” são preparados antes de serem despejados na cápsula, combinando diferentes torras, grãos e moagens.

Leia também: A Classificação do Café >>

Cápsulas de café podem fazer mal à saúde?

 

As cápsulas de café são muito utilizadas e facilitam muito a nossa vida na hora de preparar a bebida. São comumente encontradas em dois materiais diferentes: alumínio ou plástico. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que as cápsulas de plástico podem fazer mal à saúde.

O plástico utilizado na fabricação dessas cápsulas pode conter bisfenol A (BPA), que é um composto químico presente em alguns objetos de plástico fabricados com policarbonato e em resinas epóxi.

Esse composto químico, encontrado em potes, utensílios de cozinha, brinquedos de plástico, produtos cosméticos, garrafas de água, copos descartáveis e em cápsulas de café, chegou a ter sua utilização proibida na fabricação de mamadeiras para bebês.

Trata-se de uma substância que faz mal à saúde, porque pode afetar o sistema endócrino e causar alterações hormonais. Interfere no funcionamento de algumas glândulas, podendo causar doenças como obesidade, câncer de mama e de próstata. Mas para desenvolver esses problemas de saúde é preciso consumir elevadas quantidades dessa substância.

Por isso, ao escolher um café de cápsulas, dê preferência às cápsulas fabricadas em alumínio, ou pesquise na embalagem do produto e certifique-se que a cápsula de plástico escolhida não contém a substância BPA.

E, também, evite embalagens com símbolos de reciclagem com os números 3 e 7, que podem indicar a presença de bisfenol A em sua fórmula.

Leia também: Diferentes Modos de Preparo do Café >>

As cápsulas de alumínio são mesmo melhores?

 

Sim, as cápsulas de alumínio são melhores. Além de não ter risco de conter BPA, um estudo da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça, concluiu que o alumínio é o melhor material para preservar o frescor, o aroma e o sabor do café.

Porém, sabemos que o alumínio também pode fazer mal a saúde, ele está presente em diversas embalagens além das cápsulas de café, como nas latas de cerveja. Porém, um estudo avaliou a concentração total de alumínio em 10 amostras diferentes de grãos de café.

Concentrações de alumínio significativamente maiores foram encontradas no café feito em uma cafeteira de alumínio, como a Moka. E, o café fabricado a partir de cápsulas de alumínio não continha concentrações significativamente maiores, se comparado as outras maneiras de se fazer café, sendo considerado um método muito seguro.

Tenha cuidado ao reutilizar cápsulas!

Para economizar e tornar as cápsulas de plástico mais sustentáveis, muita gente pensa em reutilizá-las de maneiras inusitadas, seguindo dicas e tutoriais na internet. Mas saiba que como essas cápsulas não foram feitas para serem reutilizadas, isso pode ser uma prática muito perigosa.

Ao reutilizar as cápsulas para preparar o café, pode ocorrer a liberação de alguns componentes químicos do plástico para a bebida. Por isso, a melhor opção é dar preferência às cápsulas feitas de alumínio ou investir em uma cápsula reutilizável.

Outra alternativa são as cápsulas biodegradáveis da marca Orfeu, que após o uso transformam-se em adubo para plantas, diminuindo, assim, a produção de lixo, que é um grande problema causado pelas aparentemente inofensivas cápsulas de café que consumimos, mas já parou para pensar quantas cápsulas são consumidas por dia no seu bairro, na sua cidade e no Brasil?

Não precisamos parar de tomar café em cápsulas, não precisamos criar loucuras em nossa mente sobre isso, apenas nos informar, nos alertar, beber de forma moderada e com melhor qualidade e tomar cuidado na hora de escolher!

Gostou? Compartilhe à vontade com os amigos!

Conheça também nossa Loja Virtual Planet’s Café >>