Já falamos anteriormente sobre os melhores métodos de preparo do café, se você quiser, veja no link a seguir: https://planetscafe.com/os-melhores-metodos-de-preparo-do-cafe
Como os métodos são muitos, dos mais variados, espalhados pelo mundo e que surgem novidades a todo momento, resolvemos fazer uma nova postagem sobre outros métodos interessantes para os amantes do querido cafezinho, muitos deles criados aqui no Brasil!
KALITA WAVE
A Kalita Co. é uma empresa japonesa que produz equipamentos de café e filtros de papel desde os anos 50. Eles criaram a série de coadores de café Kalita Wave em 2010. O acessório parece semelhante ao V60 à primeira vista, mas tem várias diferenças importantes.
Ao contrário da V60, a Kalita Wave tem um fundo plano com três orifícios de extração, que eliminam qualquer canalização de água na cama de café e atrasam o fluxo da água através da borra de café, para uma xícara de café limpa. O coador tem pouco contato com o filtro, mantendo a temperatura consistente e dispersando a água uniformemente.
Graças ao seu fundo plano, o fluxo de água é restringido de forma mais estável e previsível do que com outros coadores manuais, criando uma cama mais plana de café, para uma extração de sabor mais uniforme.
Disponível em metal, o Kalita Wave pode ser usado sobre o fogão, assim como o Moka, e também está disponível em vidro e cerâmica.
COADOR ASTÉR
Este filtro foi criado pela WoodSkull, empresa Brasileira, em 2020. Feito em Jatobá maciço, com hastes anguladas que lembram o movimento da água no processo de extração e fazem com o que filtro de papel tenha menos contato direto com a madeira.
Com sulcos internos que liberam mais rapidamente a passagem da água. O resultado na xícara é uma bebida única, levemente encorpada, com aroma e um pouco da personalidade da madeira.
O disco de aço acompanha o produto e serve para dar base para bules e jarras com boca mais larga. Faz café tranquilamente para três pessoas!
WOOD SKULL
Coador de madeira especial para o preparo de café filtrado. O Coador de Café WoodSkull é feito em Garapeira – uma madeira resistente, de secagem rápida – idealizado por uma empresa Brasileira, mais precisamente em Curitiba, em 2018.
A escolha desse material se deu após vários testes e muitos cafés passados nos protótipos para garantir que o perfume da madeira passasse para a bebida na medida exata. Idealizada para ser utilizada com o filtro cônico da Hario, a peça tem tamanho e formato ideais para passar a bebida diretamente na caneca – para doses individuais – mas também pode servir até quatro xícaras pequenas.
Leia também: MOAGEM DE CAFÉ: PRINCIPAIS TIPOS E OS PREPAROS IDEAIS >>
Cafeteira Aram
Brasileira, também criada na cidade em Curitiba, em 2017, essa cafeteira surgiu para revolucionar o preparo de espressos por todo o país. Não utiliza filtros de papel nem cápsulas para seu funcionamento, sendo 100% sustentável.
Para preparar um bom café na Aram, é necessário providenciar 22g de grãos frescos, com torra recente. Eles devem ser moídos na hora de maneira uniforme, com a granulometria adequada para espresso – fina, semelhante a sal.
Se você for utilizar o suporte fixo, certifique-se de que a cafeteira está bem alinhada e encaixada e prenda bem o parafuso dourado. Se não for, lembre-se de apoiar a cafeteira em algum local firme, como uma mesa.
COADOR ARAME
Criado pelo mesmo designer do modelo anterior, em 2017, este tipo Arame foi pensado para elevar o método V60 a novos patamares. As paredes vazadas permitem um fluxo mais intenso, facilitando a liberação dos gases e a observação do processo como um todo. Por ser produzido com aço inox 304, é extremamente durável e fácil de limpar.
Leia também: CUPPING: A DEGUSTAÇÃO DO CAFÉ >>
KOAR
O porta-filtros Koar possui 16 sulcos – mais especificamente, ondas oblíquas – inclinados em formato de cone, e saída com 16 mm de diâmetro. Esse aspecto do equipamento faz com que a pressão diminua, aumentando a velocidade.
Além disso, os sulcos não deixam o papel entrar em contato com a parede do Koar, influenciando no controle da água. Também criado no Brasil, em 2017, mas dessa vez na cidade de Recife.
COADOR Z
Criado em 2016, em Joinville, feito em cerâmica, um material que ajuda a manter a temperatura da água, o Coador Z é resultado de um ano de pesquisa e testes ao lado de alguns dos melhores baristas do Brasil.
O design é minimalista, elegante e funcional, com linhas retas e cores inspiradas na arquitetura contemporânea. Toda a produção é feita de forma artesanal e em pequenas fornadas para garantir o efeito visual artístico, dando textura e movimento a cada peça.
O Coador Z também funciona como plataforma para criação e pode ser customizado com trabalhos de artistas locais. Longe de ser apenas um coador, o objetivo do Z é valorizar a produção local e representar na sua mesa a trajetória que o café percorre do grão à xícara.
Leia também: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ – PLANTIO >>
ORIGAMI DRIPPER
Criado em Nagoya, no Japão, o Origami Dripper foi idealizado pela Trunk Coffee, feito em Mino Ware, uma das cerâmicas mais prestigiadas do Japão, com mais de 400 anos de história.
O porta-filtro lembra mesmo o que seu nome sugere: Origami, um papel delicadamente dobrado. Ele é cônico, com 20 canais verticais, que criam fluxo de ar para manter o gotejamento sem obstruções, o que lhe dá grande controle sobre a velocidade de extração.
Disponível em diversas cores, pode ser usado com filtro de papel cônico como o do V60, mas também acomoda perfeitamente o filtro Kalita Wave, o que trará nova experiência para a bebida.
GINA
Criado pela GOAT Story na Eslovênia, Gina é o método inteligente ou high tech no preparo de Café.
Em formato cônico e um design futurista, possui uma válvula em sua base, permitindo três tipos de operação: com a válvula aberta: percolação; com a válvula fechada: infusão. E regulando a abertura desejada, pode funcionar como um sistema de gotejamento a frio.
Sua versão smart possui um dispositivo eletrônico que funciona por bluetooth, através de um aplicativo conectado ao celular ou tablet. Por esse sistema é possível registrar a receita, tempos, quantidades e compartilhar com a comunidade Gina os seus resultados e também replicar outras receitas.
Gostou dessas novidades? São muitos jeitos de tomar nosso delicioso cafezinho. Qual você escolhe para hoje?