Tailândia é o sonho de viagem de muitas pessoas, principalmente dos mais aventureiros e mochileiros, por diversos destinos famosos de cidade e natureza. Bangkok é a capital da Tailândia, o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para a maior parte dos passeios pelo país.

Publicidade

Nasceu no século XVIII e é caracterizada por um certo ‘caos’ pelas suas ruas, com um trânsito intenso que se mistura com a beleza dos monumentos e templos, a arquitetura e a cultura da população local, aquela típica capital que você vai amar ou odiar.

Caracterizada também por ser o centro do Budismo na região, uma das nossas dicas de Bangkok é mergulhar nos ideais da filosofia em alguns dos vários templos espalhados pela cidade.

CHEGANDO EM BANGKOK

Publicidade

  • AVIÃO
    O Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi é o maior da cidade e o vigésimo mais movimentado do mundo em voos internacionais e nacionais, segundo dados do Conselho Internacional de Aeroportos. Foi construído entre os anos 2000 e 2006, quando inaugurado.
    De avião do Brasil é preciso fazer conexões em outros países como Emirados Árabes, Inglaterra, Alemanha ou Holanda, por exemplo. Empresas como KLM, British Airways, Lufthansa e Emirates fazem o trajeto.
  • SKYTRAIN E METRÔ
    O Skytrain é um trem elevado também chamado BTS. Atualmente conta com duas linhas e é uma boa opção para fugir do trânsito de Bangkok.
    O preço, embora seja caro para os locais, é barato em comparação com os preços da Europa. Se paga em função do trajeto que for percorrer, embora também se possa comprar passes diários.
    As passagens simples são emitidas em máquinas onde devemos clicar no número de estações que iremos percorrer (você poderá ver a informação nos mapas das estações). As máquinas só admitem moedas, mas é possível trocar facilmente as notas nas bilheterias.
    O metrô de Bangkok foi inaugurado em 2004 e por enquanto conta apenas com duas linhas.
  • TÁXI E TUKTUK
    O táxi é uma opção cômoda e barata, sendo em algumas ocasiões mais econômico que o Skytrain.
    O primeiro que devemos fazer ao entrar em um táxi é avisar o motorista para ligar o taxímetro e, se eles não aceitarem, descer e pegar outro táxi para evitar problemas.
    Recomendamos que na hora de pegar um táxi você tenha o nome do destino escrito em tailandês ou mostre o mapa da cidade para indicá-lo claramente ao motorista.
    Os tuktuk são motos com parte traseira que funcionam como uma alternativa aos táxis. O preço é similar e, embora possam ser definidos como experiências diferentes, recomendamos que você deixe para usá-los em outras cidades tailandesas, menos poluídas e com preços melhores.
    É recomendável evitar os tuktuk que ofereçam preços muito baixos ou inclusive grátis, já que eles costumam fazer um passeio turístico pelas lojas da cidade, que dão a eles comissões por levar clientes e tickets para gasolina, pois você economiza por um lado, mas vai perder tempo por outro lado.
  • BARCO
    O barco é a opção ideal para visitar os lugares interessantes próximos ao rio, como o Palácio Real. O preço dos barcos Chao Phraya Express varia de acordo com a distância e do barco. O horário é, aproximadamente, das 6h às 19h, com uma frequência de 10 a 20 minutos entre eles.

:: Leia também em Destino: Malásia >> Clique Aqui ::

QUANDO IR À BANGKOK

Publicidade

Saber qual é a melhor época para visitar a Tailândia é uma das principais dúvidas de quem planeja viajar por esse fascinante país do Sudeste Asiático.

  • Tailândia em janeiro
    O início do ano é a melhor época para visitar a Tailândia, por uma boa razão: o clima está perfeito! As temperaturas variam entre os 25ºC a 30ºC e tanto as praias da Costa Leste (Golfo da Tailândia) quanto as da Costa Oeste (Mar de Andaman) estão com bastante sol e sem previsão de chuva.
  • Tailândia em fevereiro
    O mês de fevereiro também é uma das melhores épocas para visitar a Tailândia. A temperatura sobe um pouquinho — quase imperceptível —, enquanto a multidão de turistas começa a diminuir. As chances de chuva em Bangkok e Chiang Mai ainda são mínimas.
    Mas fique atento ao Festival do Ano Novo Chinês, que costuma acontecer nessa época. Algumas ilhas como Koh Chang e Koh Samui podem ter seus preços elevados por conta da demanda de turistas chineses, mas nada exorbitante.
  • Tailândia em março
    O mês de março marca o início da época mais quente na Tailândia, portanto nada de reclamar do clima ainda. Vai esquentar mais, prepare o filtro solar!
    Explorar Bangkok a pé? Esqueça. Melhor apelar para os táxis ou tuk-tuks, baratos e climatizados. Temperaturas abaixo dos 30ºC, só com ar-condicionado. Março também não é uma boa época para visitar Chiang Mai e a região Norte da Tailândia, já que é durante esse mês costumam ocorrer queimadas, gerando uma névoa incômoda de poluição e prejudicando a respiração de pessoas mais sensíveis.
  • Tailândia em abril
    Pior mês do ano em questão de calor, os termômetros em boa parte da Tailândia podem chegar aos 40ºC. Não é à toa que justamente nesta época comemora-se o Songkran, o Festival do Ano Novo tailandês. A celebração é famosa pelas “guerrinhas d’água” que ocorrem no meio da rua, especialmente em Bangkok e Chiang Mai. Você vai voltar à infância atirando com arminhas de plástico e se sentirá muito bem — pelo menos enquanto estiver molhado.
  • Tailândia em maio
    Maio é o início da estação chuvosa na Tailândia!
    Em maio, toda a Tailândia apresenta um aumento significativo dos dias de chuva — algumas regiões mais, outras menos. No entanto, é interessante notar que as chuvas de monções costumam ser intensas, mas passageiras. É comum chover forte e logo após fazer um sol intenso, no mesmo dia. A instabilidade não chega a atrapalhar a maioria dos passeios.
  • Tailândia em junho
    Junho na Tailândia pode ser um mês traiçoeiro. As chuvas e até mesmo a temperatura podem cair um pouco em relação a maio. Enquanto as chuvas mais fortes não chegam, vale visitar os parques e as montanhas do norte do país, que estão bem verdes nessa época. Também é uma boa ideia passear por Ayutthaya e as cachoeiras de Kanchanaburi.
    Se tratando de praias, as ilhas do Golfo (Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan) ainda são boas opções, mesmo com o tempo um pouco nublado. Hua Hin e Pattaya, praias a poucas horas de Bangkok, são perfeitas para quem quer dar um mergulho no mar, mas não tem muito tempo.
  • Tailândia em julho
    O clima na Tailândia em julho é marcado pela instabilidade. O sul e o norte do país mantêm as mesmas temperaturas do mês anterior, mas as ilhas do Mar de Andaman (Phuket e Koh Phi Phi) tendem a apresentar chuvas bem mais fortes nessa época.
  • Tailândia em agosto
    O pico da temporada de chuvas também chegou ao ápice na região Norte do país. Evite as ilhas do Mar de Andaman. Substituí-las pelas ilhas do Golfo da Tailândia pode ser uma boa estratégia para pegar dias mais ensolarados e com menos chuva.
    Em Bangkok, é melhor sempre andar com um guarda-chuva ou capa. Na eventualidade de chuvas intensas, espere encontrar retenções no trânsito e possíveis pontos alagamentos na cidade.
  • Tailândia em setembro
    A chuva começa a diminuir na maior parte das regiões e até a temperatura cai um pouco.
    Ao norte, o pior já passou. Época boa para visitar Chiang Mai, mas as chuvas ainda podem aparecer com força em Bangkok, então fique atento. As ilhas do Mar de Andaman continuam com previsão de chuva e o Golfo da Tailândia é sua melhor aposta.
  • Tailândia em outubro
    Outubro é uma boa época para explorar Bangkok! A região central do país, onde fica a capital, se despede das chuvas e proporciona uma visita bem agradável. O norte do país também está em condições ideais. Menos chuvas, temperaturas mais frescas e poucos turistas — ou seja, excelente, porém, não priorize muito o litoral — infelizmente todas as ilhas estarão sujeitas à chuva. Algumas, como as Ilhas Similans e Koh Tarutao, estarão completamente fechadas para o turismo e só reabrirão em novembro!
  • Tailândia em novembro
    As chuvas ainda não foram totalmente embora da Tailândia, mas pelo menos será possível visitar as ilhas do Mar de Andaman sem muitas preocupações. Koh Phi Phi e Phuket estão lindas e com preços bem acessíveis!
    Kanchanaburi, Bangkok e a região Norte estão com clima excelente — não deixe de aproveitar o Loy Krathong, famoso Festival das Lanternas de Chiang Mai!
  • Tailândia em dezembro
    Dezembro é o início da alta temporada na Tailândia, época de um clima perfeito! Muito sol, pouca chuva e temperaturas razoáveis que não farão você derreter no calor.
    Todo o país está em condições climáticas ideais nesta época! Visite sem medo todas as ilhas mais famosas, tanto no Mar de Andaman quanto no Golfo da Tailândia! De Phuket à Koh Samui, Koh Phi ou Koh Tao, o tempo está propício a grandes aventuras!

:: Leia também em Destino: Nepal >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM BANGKOK

As duas regiões de Bangkok mais recomendadas são o Sukhumvit e o Silom.

Ambas são áreas compostas por bairros muito bem atendidos pelo BTS Skytrain, o metrô de Bangkok, o que faz deles opções excelentes para quem quer conhecer a realidade local da cidade.

Bangkok tem, porém, outros pólos hoteleiros bem populares entre os turistas: a região da Khaosan Road, dedicada aos que viajam em estilo mochileiro, e a faixa de hotéis às margens do Chao Phraya, o principal rio da cidade, que atende principalmente aos viajantes de alto padrão.

  • O Sukhumvit
    A Sukhumvit Road é uma avenida enorme que atravessa Bangkok mais ou menos no sentido leste-oeste. Ao longo de quase toda sua extensão ela é acompanhada pelo viaduto que sustenta o BTS Skytrain, o metrô elevado de Bangkok, na linha que também é chamada de Sukhumvit.
    Como é uma região muito grande, dividimos em dois trechos as recomendações:
    Baixo Sukhumvit – a área comercial mais movimentada, próxima ao centro
    Alto Sukhumvit – onde ficam bairros mais residenciais, com muitos shoppings e condomínios de alto padrão.
  • O Baixo Sukhumvit
    O trecho inicial do Sukhumvit, ou Baixo Sukhumvit, fica localizado próximo ao centro de Bangkok. É a região que vai das estações National Stadium, passando pelo Siam até a Asok.
    Neste pedaço da cidade há centenas de opções de hospedagem e ficar por ali te deixaria perto e com acesso a todas as atrações de Bangkok sem depender de agência de viagens.
    Se você está procurando onde ficar em Bangkok justamente pelo fascínio que o caos da cidade provoca, no Baixo Sukhumvit você ainda encontrará uma certa confusão típica tailandesa. Por aqui você pode caminhar pelas ruas do bairro islâmico, dobrar a esquina e cair em alguma das zonas da luz vermelha de Bangkok. Mais Bangkok que isso, impossível, porém, se você for com crianças e família, não é o local mais aconselhado!
    No Baixo Sukhumvit a melhor localização são os entornos das estações National Stadium, Siam e Chit Lom, as mais centrais. A estação do Siam é onde é feita a baldeação entre as duas linhas do BTS, o que é uma vantagem extra.
  • O Alto Sukhumvit
    O Alto Sukhumvit é o trecho da avenida mais distante do centro, definido a partir da estação de Phrom Phong.
    Este pedaço é onde vive a classe média alta de Bangkok. Por lá são comuns os shoppings centers caros e condomínios fechados com piscina.
    Se o caos das áreas comerciais da cidade, como no Baixo Sukhumvit não é do seu gosto, procurar hospedagem em alguma das estações mais distantes do centro, pode ser a solução.
    Há alguns hotéis e albergues espalhados pela região, especialmente ao redor da estação Phrom Pong, o centro mais movimentado da região. Mas por aqui há também muitas opções de apartamentos para aluguel de temporada e buscar uma oferta no Airbnb pode ser valioso se sua intenção for ficar hospedado por aqui.
    A estação de Phrom Phong serve como marco de divisão das duas regiões (o Alto e o Baixo Sukhumvit) e por lá os preços são os mais elevados desta área. Depois, os valores vão diminuindo gradualmente nas estações mais afastadas do centro. O entorno das estações de Ekkamai e On Nut pode ter um interessante custo benefício.
  • O Silom
    A região do Silom é uma área mais moderna, que forma o centro financeiro de Bangkok. Além de ser ótima ao turismo de negócios, pode ser uma boa base ao viajante comum na hora de escolher onde ficar em Bangkok, uma vez que fica bem próxima ao centro, mas longe da intensa movimentação dos bairros vizinhos.
    Assim como o Sukhumvit, o Silom é atendido por uma linha própria do BTS, que cruza o bairro e conecta-se à linha do Sukhumvit na estação de Siam. Depois de passar pelo bairro os trens seguem no sentido sul da cidade, atravessando o Rio Chao Phraya.
    A vantagem é que a linha do Silom do BTS tem menos fluxo de pessoas que a do Sukhumvit, o que torna a viagem no Skytrain mais agradável e menos estressante. Além disso, é ela que leva até o Saphan Taksin, a estação central do Chao Phraya Express Boat, de onde partem os barcos que levam às principais atrações do centro de Bangkok, o Wat Pho e o Wat Phra Kew, o templo real.
  • A Khaosan Road
    A região da Khaosan Road é a que concentra a maior quantidade de hotéis baratos e albergues da cidade. Por conta dos baixos preços, o excesso de turistas também faz da Khaosan Road um lugar super caótico e barulhento.
    O problema é que a região é completamente abarrotada por turistas, mas completamente sem uso aos tailandeses. Os moradores locais só estão lá para servir aos viajantes, portanto, não mostra de verdade o que é o país em sua rotina a quem está hospedado por ali.
    Sim, as opções de hospedagem são baratas, mas achar um hotel que seja bom e barato ao mesmo tempo, por aqui não é tarefa tão fácil. Com o mesmo valor de diária de um bom hotel na Khaosan Road dá pra encontrar opções bem melhores em outros bairros.
    Além disso, a Khaosan Road fica numa região isolada do restante da cidade, sem acesso aos grandes meios de transporte público de Bangkok. Apesar de próxima dos principais pontos turísticos, ela é desconectada do restante do centro fazendo com que o turista dependa dos taxis ou carros de aplicativo constantemente.
    Como vantagem por esta imensa concentração de turistas, você vai encontrar, além dos hotéis, toda a infraestrutura necessária para sua estadia em Bangkok, com centenas de restaurantes, lojas de quinquilharia e agências de viagem.
    Ficar hospedado na Khaosan Road é justificável a quem tenha pouquíssimos dias em Bangkok, uma vez que as agências fornecerão toda a logística para aproveitar ao máximo o pouco tempo na cidade. Mas para os que pretendem conhecer Bangkok de verdade e têm mais tempo para explorá-la de maneira independente, o ideal é escolher ficar em outro lugar.
  • O Rio Chao Phraya
    Por último, Bangkok ainda tem uma área hoteleira dedicada quase exclusivamente ao viajante de classe alta. São os hotéis com vista para o Chao Phraya, o rio que corta a cidade. Por lá estão distribuídas unidades cinco estrelas de todas as grandes redes hoteleiras do mundo.
    A localização pode não ser das mais vantajosas para se locomover por conta própria na cidade, mas este não é o foco daqueles que têm condições de ficar hospedado em um dos hotéis desta região. Ainda assim o hóspede pode ficar tranquilo quanto aos seus deslocamentos, pois diversos hotéis da região contam com seus barcos privados oferecendo a travessia do rio aos seus hóspedes.

Pontos Turísticos Imperdíveis

  • Grande Palácio de Bangkok
  • Templo Wat Arun
  • Templo Wat Phra Kaew
  • Mercado de Chatuchak
  • Templo Buda de Ouro
  • Parque Lumpini
  • Casa de Jim Thompson (Museu)
  • Templo Wat Saket
  • Santuário de Erawan
  • Museu Nacional de Bangkok
  • The Erawan Museum
  • Mansão Vimanmek (Museu)
  • Ilha de Rattanakosin

 

:: Leia também em Destino: Singapura >> Clique Aqui ::