Bélgica! O lugar perfeito para ser um bon vivant! Não tem como não se deliciar com as maravilhosas cervejas belgas (consideradas por muitos as melhores do mundo), chocolates, waffles e crepes sensacionais. A Bélgica é um país pequeno, mas mesmo tendo só esse tamanhinho consegue ter três línguas oficiais – francês, holandês e até uma área que fala alemão.

Publicidade

CHEGANDO EM BRUXELAS

Avião

Publicidade

A cidade possui dois aeroportos: O Aeroporto Internacional de Bruxelas (Brussels Airport – BRU), também conhecido como Aeroporto de Zaventem (12 km do centro), e o Aeroporo Charleroi (CRL), que ficam cerca de 60 km do centro.

Aeroporto ao Hotel

Não há transporte público que conecta diretamente o Aeroporto de Charleroi ao centro, com isso você vai precisar de um serviço de transfer oferecido pela empresa Brussels City Shuttle, com saídas a cada 30 minutos.

Outra opção de empresa de ônibus é a Flibco, que além de ir até Bruxelas (Estação Gare du Midi), também faz o traslado para outras cidades belgas, como Arlon, Bastgone, Brugge, Gent, Marche en Famenne e Namur.

Publicidade
  • TREM
    Trem é uma das maneiras mais convenientes de transporte público para o centro de Bruxelas. Como o aeroporto fica relativamente perto do centro, os trajetos demoram cerca de 17 minutos para chegar até a Bruxelles Central, Estação Central. Estão disponíveis até 6 trens a cada hora que partem do aeroporto. A estação de trem do aeroporto está localizada embaixo dos terminais, no Piso -1.
  • TÁXI/UBER
    O trajeto de táxi leva pouco mais de 20 minutos até o centro da cidade e é conveniente para quem quer algo rápido, confortável, tem muitas bagagens e mais pessoas para dividir a tarifa, pois custará mais que o triplo do valor.
  • ÔNIBUS
    Os pontos de ônibus do aeroporto fica localizado no Piso 0, um andar abaixo do desembarque. Há duas forma de chegar ao centro:
    O serviço que STIB Airport Line, os quais partem da plataforma C, podem ser comprados online, nas máquinas GO no terminal através de cartão de crédito ou dinheiro no ônibus, diretamente com o motorista, mas o bilhete é mais caro neste caso.
    A empresa De Lijn fornece um serviço de ônibus para a área em torno do aeroporto e do centro da cidade de Bruxelas. Os ônibus números 272 e 471 vão até a estação de trem Brussels North.
  • TRANSFER
    Uma das opções mais convenientes é contratar um serviço de transfer particular que vai buscar você no aeroporto e leva até o seu hotel no centro de Bruxelas. O serviço é prático e facilita muito a vida de quem está com malas pesadas ou não quer se preocupar com transporte quando desembarca. Há muitas opções disponíveis e os preços variam de acordo com o modelo de veículo escolhido e/ou número de passageiros.
  • CARRO ALUGADO
    Para quem está planejando ficar de carro em Bruxelas, o ideal é já sair com o veículo diretamente do aeroporto. Para pegar o carro, basta ir até o ao balcão de atendimento no saguão de desembarque. As empresas disponíveis para aluguel de carro que possuem um representante no aeroporto de Bruxelas são: AVIS, ENTERPRISE, EUROPCAR, HERTZ e SIXT. Porém, como sempre frisamos em quase todas as cidade é que se você for conhecer apenas essa cidade e não for para o interior ou cidades vizinhas, geralmente o transporte público e andar a pé é a melhor opção, assim você não terá que gastar com o carro, gasolina e ainda pagar para estacionar.

:: Leia também em Destino: Alemanha >> Clique Aqui ::

QUANDO IR A BRUXELAS

Em Bruxelas, o verão é agradável e de céu parcialmente encoberto, já o inverno é longo, muito frio, de ventos fortes e de céu quase encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 1 °C a 23 °C e raramente é inferior a -6 °C ou superior a 29 °C.

VERÃO: JUNHO – SETEMBRO
O verão em Bruxelas, assim como no restante da Europa, vai de junho a setembro. Nesses meses as temperaturas máximas são de 20ºC a 23ºC e as mínimas de 12ºC a 14ºC. É por esse motivo que os meses do verão são a melhor época para conhecer a cidade, já que as temperaturas não são muito quentes, mas são as mais elevadas do ano. O mês mais chuvoso do verão costuma ser junho, com 70 mm de precipitações. Nessa estação, todo mundo fica muito animado. Outra vantagem é que como é verão, o dia tem maior duração, o que faz com que os lugares fiquem abertos até mais tarde e os turistas consigam aproveitar mais a cidade.

OUTONO: SETEMBRO – DEZEMBRO
Apesar de frio, o Outono é sempre uma estação muito bonita para se passar em qualquer cidade, principalmente nas que forem bastante arborizadas, para ver de perto a mudança de cor das folhas e todo o charme da estação. Em Bruxelas, os meses de outono são final de setembro, outubro, novembro e começo de dezembro. Nesses meses, a temperatura já começa a cair bastante, com máximas de 15ºC em outubro e máximas de 9ºC em novembro. A chuva continua firme na estação, sendo outubro o mês com maior pluviosidade.

INVERNO: DEZEMBRO – MARÇO
Bruxelas no inverno é uma cidade muito atraente, já que tudo fica lindo com as cores de frio e também pelas decorações de Natal. O inverno vai de dezembro a março, sendo fevereiro o mês mais seco da estação. No entanto, isso não significa que não chova, pois o índice de precipitações é de 50 mm. O meses mais frios de inverno são sem dúvida janeiro e fevereiro, com temperaturas máximas de 6ºC e mínimas de 1ºC.

PRIMAVERA: MARÇO – JUNHO
A primavera começa no final de março e vai até começo de junho. Nessa estação, as temperaturas máximas ficam entre os 13ºC e 20ºC. Entre esses quase quatro meses, as temperaturas são bem diferentes, então a dica é sempre sair com casaco e cachecol, caso esfrie mais. As precipitações nos meses de primavera são mais fortes que no verão, sendo Março o mês mais chuvoso, com 80 mm de chuva.

:: Leia também em Destino: Holanda >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM BRUXELAS

Centro
O lugar que mais aconselhamos é se hospedar no centro da cidade, dentro da região chamada de “Petite Ceinture”, de preferência nos arredores da Grand Place.
Essa praça linda é o coração da parte mais turística (e bonita) e por ali dá pra fazer tudo a pé. Vai estar a poucos minutos da sua hospedagem e a principal estação de trem da cidade, Brussels Central, também fica por ali.
A maioria dos hotéis e albergues nessa região tem um custo mais alto, pois é uma das regiões mais procuradas, porém vale a pena se você tiver um orçamento mais folgado ou menos dias na cidade.

Saint Gilles
Não podendo ficar no centro, este bairro é famoso pela multiculturalidade, já que muitos imigrantes moram por ali, e também pela vida boêmia e prédios Art Nouveau. Além disso, fica perto do centro (apenas 2km até a Grand Place) e de outra estação importante da cidade, a Midi.

Ixelles
Juntinho de Saint Gilles fica Ixelles, um bairro moderninho e fashionista. A zona chamada de Chatelain é mais chique, enquanto a parte conhecida como Flagey é mais boêmia (uma ótima área pra ir de bar em bar). Sua avenida principal, Avenue Louise, abriga lojas de grandes marcas europeias e alguns dos principais hotéis da cidade.

Bairro Europeu
Conhecido assim por ser lar de instituições como o Parlamento Europeu, o Bairro Europeu (European Quarter) é uma região bonita, mas não tão legal quanto as anteriores. Se hospedando por ali você fica pertinho do Parlamentarium, atração com acesso gratuito que explica o funcionamento do parlamento, e do agradável Parque Cinquantenaire.

 

:: Leia também em Destino: Suíça >> Clique Aqui ::