Edimburgo é a compacta e magnífica capital da Escócia, com uma parte antiga medieval e outra parte elegante georgiana que inclui jardins e construções neoclássicas. Em um ponto mais elevado da cidade, fica o Castelo de Edimburgo, que abriga as joias da coroa da Escócia e a Pedra do Destino, usada na coroação dos governantes escoceses.

Publicidade

Avião
Localizado a cerca de 9 km do centro, o Aeroporto de Edimburgo é o mais movimentado do país e o 7º mais importante do Reino Unido, em movimento de passageiros, sendo também o 5º em movimento de aeronaves.

Aeroporto ao Hotel
Existem duas formas de chegar do aeroporto ao centro: Taxi ou o ônibus Airlink.
Como sempre, o ônibus é barato, e em Edimburgo ele é rápido e simples de se locomover.

Publicidade
  • ONIBUS
    O aeroporto de Edimburgo fica bem pertinho do centro, cerca de meia hora de ônibus Airlink e não tem muito como errar já que o ônibus sai exatamente da porta do aeroporto e tem o centro da cidade como última parada, funcionando 24h por dia.
    Quem compra o bilhete de ida e volta economiza um pouco mais, tendo frequência a cada dez minutos e faz algumas paradas centrais entre elas Haymarket e Waverly (grande estação de trem da cidade.)
    Para conhecer a cidade, também existem algumas opções de ônibus turísticos, daqueles que param de lugar em lugar, mas como é uma cidade pequena e tranquila, não achamos necessário.
  • TÁXI/UBER
    Os famosos black cabs (táxis pretos) de Edimburgo têm uma capacidade para 5 pessoas, além do motorista. Assim como em qualquer lugar do mundo, o Taxi é mais confortável, porém, mais caro do que o transporte público. Lembrando que Edimburgo é uma cidade pequena, então fica fácil para caminhar para todos os principais lugares, caso você goste.

:: Leia também em Destino: Inglaterra >> Clique Aqui ::

QUANDO IR À EDMIBURGO

Agosto, sem dúvida, o mês em que literalmente tudo acontece. Os habitantes locais dizem que só voltam a dormir normalmente em setembro, quando o frenesi dos festivais acaba e a cidade volta ao seu ritmo normal.

Publicidade
  • VERÃO: JULHO – SETEMBRO
    Geralmente, os meses mais quentes do ano são julho e agosto, nos quais as temperaturas médias mínimas são de 10ºC e as máximas de 19ºC, portanto, não podemos comparar o verão deles com o nosso em nível de temperaturas, porém, fica é bem agradável para passear a pé e conhecer a cidade em cada cantinho.
  • INVERNO: JANEIRO – MARÇO
    As temperaturas mais baixas do ano em Edimburgo são registradas durante os meses de janeiro e fevereiro, com mínimas de 0ºC e máximas que raramente superam os 7ºC.
    Durante os meses de outono e inverno, é muito frequente que haja neblina e as chuvas são abundantes.

:: Leia também em Destino: Bélgica >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM EDMIBURGO

  • Old Town, onde ficar na cidade antiga de Edimburgo
    Old Town é o coração de Edimburgo, aonde a cidade se formou e cresceu.
    Lá estão o Castelo de Edimburgo, a Catedral, o Parlamento, o Palácio de Holyrood e boa parte dos edifícios históricos. A Old Town é formada por ruas estreitas, ainda medievais, que contam a história da cidade e da Escócia.
    Concentrando a maior parte dos pontos turísticos da cidade, ao buscar onde ficar em Edimburgo, a Old Town é facilmente a opção preferida de muitos que buscam sair da modernidade das grandes cidades do seu dia-a-dia.
  • A Royal Mile
    Royal Mile é o nome dado à sequência de ruas (Castlehill, Lawnmarket, High Street, Canongate e Abbey Strand) que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood, unindo um extremo ao outro da Old Town. É a principal artéria da cidade antiga e a rua mais turística de Edimburgo.
    Ao longo da Royal Mile há dezenas de hotéis e albergues, mas conseguir uma vaga nem sempre é muito fácil ou barato, especialmente durante os festivais de verão, quando a cidade fica lotada.
    Para quem quer economizar na estadia sem sair de Old Town, a dica é reservar suas diárias nas ruas perpendiculares ou próximas à Royal Mile. Quanto mais distante da Royal Mile o hotel estiver, maiores as chances de encontrar boas ofertas.
  • New Town, onde ficar na cidade nova de Edimburgo
    “New Town”, a cidade nova, surgiu no século XVIII quando Edimburgo não havia mais para onde a cidade crescer. Foi um projeto desenvolvido para expansão da cidade em direção ao norte.
    Com avenidas largas, quarteirões organizados racionalmente e ocupados por edifícios no estilo georgiano vigente à época, a New Town contrastava inteiramente com a organização que a cidade tinha até então.
  • Princes Street
    Em New Town, a Princes Street é a rua que mais se descaracterizou do projeto original, perdendo suas características georgianas. Vários dos edifícios tradicionais foram substituídos por construções modernas que abriram espaço a diversas lojas.
    Ironicamente, essa transformação da rua em um centro de compras fez a Princes Street se tornar a mais procurada pelos turistas quando busca por hospedagem.
    Hoje a Princes Street é a única rua de Edimburgo que rivaliza com a Royal Mile na disputa pelas atenções dos turistas.
  • Os bairros de fora da região central de Edimburgo
    Old Town e New Town concentram ampla variedade de hospedagem. Quem busca onde ficar em Edimburgo dificilmente precisa reservar suas diárias em outras áreas.
    No verão, no entanto, especialmente no mês de agosto, quando acontecem os principais festivais da cidade, e setembro, Edimburgo pode ter quase a totalidade de seus hotéis centrais reservados.
    Nestes casos, buscar uma alternativa nos bairros próximos pode ser obrigatório!
  • West End e Haymarket
    A oeste da região central fica a área da cidade conhecida como West End. O trecho mais próximo do castelo, onde fica a estação de bondes elétricos de West End não apresenta muita variedade de hospedagens.
    A recomendação a quem quer economizar é reservar suas diárias um pouco mais adiante, próximo à estação de trens de Haymarket, com caminhada de 20 a 30 minutos para o centro.
    Haymarket fica fora do roteiro de viagem da maioria dos turistas, mas pode ser ótima opção de economia por conta de sua estação ferroviária.
    Ali é possível embarcar em trens que seguem para Glasgow e a destinos mais afastados, nas Highlands, sem a necessidade de ir ao centro de Edimburgo.
  • Broughton
    O bairro de Broughton fica atrás do Carlton Hill e no caminho para o bairro de Leith. É famoso por ser uma região LGBT friendly. A área possui vários pubs, bares, restaurantes e casas noturnas voltadas a todos os tipos de público.
  •  Newington
    O bairro de Newington é o mais próximo do centro dos que têm um perfil majoritariamente residencial em Edimburgo. Fica logo ao sul da Old Town e ligado a ela pela South Bridge.
    Com a presença de um campus da Universidade de Edimburgo no bairro, a região tem sua oferta de hospedagem muito voltada a jovens e estudantes.

:: Leia também em Destino: País de Gales >> Clique Aqui ::