Considerada a maior cidade da Malásia, Kuala Lumpur abriga, só na região metropolitana, mais de 7 milhões de habitantes e, diferente do restante da Malásia, a maioria da população é formada principalmente por chineses, mulçumanos e indianos, que reúne culturalmente hábitos e crenças distintos que se mesclam ao redor da cidade. É interessante ver essa mistura nas ruas.

Publicidade

Seu nome significa confluência enlameada por, antigamente, ser sede de minas de estanho. Após diversas guerras, a cidade voltou a crescer, foi dominada e, apenas a partir de 1972, virou uma cidade livre novamente.

CHEGANDO EM KUALA LUMPUR

Publicidade
  • Avião
    O aeroporto é bem distante do centro da cidade, que de carro sem nenhum trânsito (durante a madrugada) são quase 60 km em 1 hora, portanto, caso queira chegar mais rápido, opte por pegar o trem expresso.
  • ÔNIBUS, METRO E TREM
    O transporte público é barato (cobrado de acordo com a distância percorrida) e eficiente, portanto é fácil de usar e, de acordo com o seu trajeto, você pode usar os trens, o monorail, o light rail (LRT) ou os ônibus. Como os ônibus sofrem com o trânsito, sugerimos utilizar os trens, que levam a várias partes da cidade em pouco tempo.
    A integração entre os transportes é um pouco falha e nem sempre você encontrará estações próximas, porém, ainda assim, essa é uma boa maneira de percorrer a capital.
    Ao usar os trens, para comprar uma passagem unitária você deve se dirigir a um caixa ou máquinas de autoatendimento e apontar qual sua estação de destino e assim será informado do valor da passagem. No sistema de alto falante dos trens, os anúncios costumam ser feitos na língua malaia e em inglês. A principal estação utilizada para o transporte de trens é a KL Sentral, que está sempre movimentada e está conectada a um centro comercial cheio de lojas, inclusive para mulheres passeando sozinhas, algumas linhas têm vagões voltados exclusivamente para público feminino.
    Caso tenha planos de ficar vários dias na cidade, pode valer a pena comprar um cartão pré-pago, o MyRapid Card, o qual permite que você insira um determinado montante e utilize seu cartão para pagar pelas passagens no transporte público.
  • TÁXI E UBER
    A quantidade de táxis é grande e, por oferecerem um serviço barato, são uma boa alternativa para circular pela cidade, principalmente se você não estiver sozinho e puder compartilhar o valor da corrida. Os táxis utilizam taxímetro e estão sempre próximos a pontos de interesse, como shoppings.
    Infelizmente, como em diversos locais do planeja, você precisa ficar atento em casos de taxistas fazerem caminhos mais longos ou mais lentos para embolsar mais dinheiro de seus passageiros. Como alternativa, você pode utilizar a Uber, que já é um serviço presente na cidade e costuma ter tarifas mais baratas que os táxis, sem contar na segurança do percurso.
  • ÔNIBUS TURISTICO E GRATUITO
    • Ônibus Turístico
      Quem quiser conhecer as atrações turísticas da cidade pode aproveitar para passear no ônibus turístico, que contempla os principais atrativos de Kuala Lumpur e permite aos visitantes entrarem e saírem do veículo quando desejarem, pagando um valor fixo.
    • Ônibus gratuito
      Para aliviar o trânsito no centro da cidade e incentivar o uso do transporte público, existem linhas gratuitas de ônibus. Eles oferecem roteiros distintos, que contemplam pontos turísticos e pontos de interesse da cidade.

:: Leia também em Destino: Oceania >> Clique Aqui ::

QUANDO IR À KUALA LUMPUR

Em Kuala Lumpur, no geral é bem agradável com verão é quente e inverno curto e morno.

Publicidade

Durante o ano inteiro, você poderá ter precipitação e céu encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 23 °C a 33 °C e raramente é inferior a 21 °C ou superior a 35 °C.

Baseado no índice de praia/piscina, as melhores épocas do ano para visitar Kuala Lumpur e realizar atividades de clima quente são do início de junho ao fim de setembro e do meio de dezembro ao meio de março.

As épocas mais quentes permanecem por 3,3 meses em média, de 13 de fevereiro a 22 de maio, com temperatura máxima média diária acima de 33 °C.

As épocas mais frescas permanecem por 2,1 meses em média, de 2 de novembro a 5 de janeiro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 32 °C.

:: Leia também em Destino: China >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM KUALA LUMPUR

  • Bukit Bintang
    É a escolha certa na hora de decidir onde ficar em Kuala Lumpur. O bairro, recheado de shoppings, bares, restaurantes e de vida noturna ativa, é o mais voltado ao público internacional que chega à cidade e o que mais oferece opções de hospedagem, em geral de padrão médio e alto.
    Para se locomover, Bukit Bintang ainda conta com duas estações do monotrilho. O KL Monorail liga o bairro ao centro da cidade e passa por diversas atrações no caminho.
  • Chinatown
    Ao contrário de muitas outras ao redor do mundo, a Chinatown de Kuala Lumpur não é tão caótica ou perigosa e é um bom lugar a ficar hospedado, principalmente, para os que querem economizar e ter toda a facilidade de deslocamento possível na cidade, a melhor escolha é ficar hospedado na Chinatown de Kuala Lumpur.
    Chinatown é a área ao redor da Jalan Petaling, uma rua onde todo dia acontece uma feira de produtos, porém são de origem “duvidosa”.
    A região oferece acesso às duas linhas de trens urbanos da cidade, o LRT, com a estação Pasar Seni, na linha Kelana Jaya (que vai até as Torres Petronas) e a estação Plaza Rakyat, na linha Sri Petaling & Ampang (que vai até o Terminal de ônibus de Pudu). Além disso, bem próxima fica a estação Maharajalela do Monotrilho, que leva até a região de Bukit Bintang.
  • O centro antigo de Kuala Lumpur (KL Sentral)
    Outra opção com boa localização é ficar hospedado no centro antigo de Kuala Lupur, nos arredores da estação de trens KL Sentral. É de lá que partem os trens que ligam a Malásia ao Sul da Tailândia e à fronteira com Cingapura. Da KL Sentral também sai o trem que liga o centro da cidade ao aeroporto (o KLIA Express).
    Ali estão próximos os pontos turísticos mais centrais da cidade e é possível acessar todos os outros meios de transporte público.
    O lado ruim de ficar hospedado no centro é a pouca oferta de restaurantes e atividades noturnas, quando a área fica um pouco deserta. O excesso de viadutos e estradas de alta velocidade cruzando a área também pode criar dificuldades extras.
    Ainda assim, é no centro antigo que estão localizadas as redes mais famosas de hotéis internacionais, como o Hilton e o Le Méridien, sendo a escolha perfeita a quem prefere manter o padrão já conhecido destas redes.
  • O centro novo de Kuala Lumpur (KLCC – Kuala Lumpur City Center)
    Com a construção das Torres Petronas, o eixo de desenvolvimento urbano de Kuala Lumpur foi deslocado para uma nova região da cidade. Ao redor das torres surgiu um novo bairro com foco comercial e a região foi batizada com o mesmo nome do complexo onde estão localizadas as famosas torres – KLCC, ou Kuala Lumpur City Center.
    O novo centro de Kuala Lumpur conta com uma estação de trens urbanos (KLCC), restaurantes, shopping e diversas opções de hospedagem. A maioria é de altíssimo padrão, mas com paciência é possível encontrar ofertas mais em conta.
    Para quem quer ser vizinho das Torres Petronas, veja opções de hotéis no novo centro de Kuala Lumpur, o KLCC.
  • Demais atrações inesquecíveis
    • Batu Caves
      A 13 km de Kuala Lumpur, no distrito de Gombak, está Batu Caves, uma das principais atrações turísticas da Malásia e um dos santuários hindus mais populares fora da Índia, que tem esse nome por conta do rio que passa por perto, é formada por 3 cavernas enormes, além de algumas menores. A principal, chamada de Caverna Templo ou Catedral tem 100 metros de altura.
    • Merdeka Square
      Em malaio chamada de Dataran Merdeka é uma praça situada em frente ao Edifício Sultan Abdul Samad, literalmente Praça da Independência, que anteriormente conhecida como Selangor Club Padang ou simplesmente “Padang” (que significa “campo” em malaio) e era usada como o campo de críquete do Selangor Club (agora Royal Selangor Club).
      Foi aqui que a bandeira da União foi baixada e a bandeira da Malásia içada pela primeira vez à meia-noite em 31 de agosto de 1957. Desde então, a Praça Merdeka tem sido o local habitual para o Desfile Merdeka.
    • Torre de Kuala Lumpur
      Visão de 360 graus da cidade e aproveite uma refeição em um restaurante giratório nas nuvens.
      A Torre de Kuala Lumpur (Menara Kuala Lumpur, em malaio) fica no centro da cidade e desde o término da sua construção, em 1996, tornou-se uma das atrações que definem a cidade.
      Quando estiver a caminho da torre, caminhe pela Bukit Nanas Forest Reserve, uma reserva secular em torno da base da torre, que é lar de uma gama impressionante de espécies de plantas nativas, incluindo árvores tropicais e bambu.
      A Torre de Kuala Lumpur conta também com aquário, uma zona animal, um fliperama com jogos de corrida, um pequeno teatro e lojas de souvenir.
      Pegue o elevador para o deck de observação a 276 metros de altura, que geralmente, pontos turísticos como esse aconselhamos ir durante o dia e outra vez durante a noite, ou mesmo, pegar o horário do pôr do sol, para aproveitar a cidade na claridade e observar à noite para ver as luzes brilhantes de Kuala Lumpur a quilômetros de distância.

:: Leia também em Destino: Coreia do Sul >> Clique Aqui ::