Londres é uma cidade global e condensa modernidade, muita tradição, diversas culturas, muita história e arte de uma forma totalmente única e inusitada. É o destino mais visitado da Europa e um dos mais populares do Mundo, está no roteiro da maioria dos brasileiros que visitam a região, seja pela primeira ou décima vez.

Publicidade

Dona de cartões postais famosos como o Big Ben, a Torre de Londres e o Palácio de Buckingham, Londres é verdadeiramente imperdível, a capital da Inglaterra e do Reino Unido é uma das cidades mais importantes e influentes do planeta!

CHEGANDO EM LONDRES

Publicidade

Avião
Londres conta com cinco aeroportos, porém, os dois mais populares são o Heathrow Airport, o mais importante, maior e que recebe a maioria dos voos diretos internacionais, e está localizado a 24 km do centro da cidade; o outro é o Gatwick Airport, mais distante, a 45 km do centro da cidade. Procure sempre ter uma ideia das diferenças de custo das passagens entre um aeroporto e outro, pois essa variação pode ser muito grande dependendo da origem do voo. Mas dependendo da diferença, ela não vale a pena em chegar pelo aeroporto mais distante, se você for ficar hospedado no centro da cidade. Lembre-se que a moeda é a Libra, ainda mais cara que o Euro e Dólar, para os brasileiros!

Para entrar em Londres como turista não é necessário visto ou vacinas. No entanto, após ataques terroristas, o Reino Unido fez algumas mudanças e a entrada ficou mais, digamos, seletiva. Além disso, os agentes da imigração farão o possível para serem convencidos de que você não ficará no país para trabalhar ilegalmente. Na chegada ao aeroporto, você irá para a fila de imigrantes não-europeus (caso tenha passaporte Brasileiro) e passará por uma entrevista com um oficial. Geralmente, a entrevista dura poucos minutos e você será questionado sobre o básico: o que está fazendo em Londres, quanto tempo ficará e onde ficará.

Aeroporto ao Hotel

  • TREM/TUBE
    Do Heathrow Airport há trens a cada 15 minutos para o centro de Londres e a viagem dura 15 minutos. Para embarcar, vá aos terminais 1, 3 ou 5. Quem estiver no terminal 4 deve pegar o shuttle(gratuito) para um destes terminais. Os tickets podem ser comprados pela internet, no guichê da estação ou dentro do trem. Algumas vantagens na viagem: televisão, wireless e bom espaço para a bagagem, que inclusive tem opção de primeira classe.
  • Tube (metrô) – dos terminais 1 ao 4 (o último, sem escada rolante) saem os trens da linha azul escuro, Picadilly que vai até o centro de Londres, porém, a viagem demora cerca de 1 hora, começam a funcionar às 5h e encerrando às 23h40. Aos finais de semana, começam uma hora mais tarde e encerram as atividades mais cedo.
  • TÁXI
    Estes são os charmosos e famosos black cabs, que circulam por toda Londres e abrem a porta pelo lado contrário.  Do aeroporto até o centro, a viagem, que dura de 30 minutos a 1 hora (dependendo do trânsito), será sem dúvida mais caro do que trem e metrô. Apenas se você tiver com um grupo de pessoas, pode valer a pena. De qualquer forma, assim como em NY os taxis são cartões posteis, vale a pena em algum momento você fazer uma pequena viagem de taxi para tirar aquela selfie e sentir-se em um filme.
  • ÔNIBUS
    A plataforma fica entre os terminais 1 e 3, aberta 24h, embora o serviço só fique disponível entre 6h e 22h30. Também com ótimo preço e opção de comprar um passe para vários dias. O único ônibus disponível depois das 22h é o N9, que sai do terminal 5 e vai até Aldwych. Há também uma linha de ônibus chamada National Express, que faz várias rotas saindo do aeroporto e leva, pelo menos, 50 minutos até o centro de Londres.
  • CARRO
    Se você quiser ou precisar dirigir por lá, primeiro, lembre-se que se dirige do lado esquerdo e se não quiser ter que trocar a marcha com a outra mão, aconselhamos alugar carro automático. Porém, como em todas as principais capitais e grandes cidades, sugerimos alugar carro apenas para viagens ao interior, caso queira ter mais liberdade.

:: Leia também em Destino: Irlanda >> Clique Aqui ::

Publicidade

QUANDO IR A LONDRES

 

VERÃO: JUNHO – SETEMBRO
Inicia-se em meados de Junho e se encerra em Setembro. Com temperaturas agradáveis, com média de 24°C e variações de 13°C a 32°C. Podemos ver pessoas nos parques andando de sungas e biquínis, tomando sol.

Os dias são bem longos com o sol nascendo às 4:00h e se despedindo por volta de 21:00h, a natureza dá um show, está em sua plenitude com muitas flores, verde por todos os lados e as aves migratórias começam a chegar ao país.

Acontecem muitos festivais, feiras temáticas e muitas atividades ao ar livre, pub’s cheios principalmente com mesas na área externa, sendo tudo muito apaixonante!!! Quem conhece a cidade no verão jamais esquece seus encantos.

OUTONO: SETEMBRO – DEZEMBRO
De Setembro a Dezembro temos a estação mais elegante do ano. O outono é um pouco mais chuvoso e com presença de neblina em parte de seus dias. A temperatura varia entre 16ºC e 9ºC, mas começa a despencar no final de novembro, em alguns anos é possível haver neve ainda no outono.

Com o final do horário de verão o dia começa a ficar mais curto, o sol nasce às 7:00h e se põe às 18:00h. A natureza com sua beleza, ganha cores especiais com suas árvores em tons de marrom, laranja e até mesmo em tons de vermelho. Lindos tapetes se formam com folhas que caem das árvores abrindo passagem para a chegada do inverno.

INVERNO: DEZEMBRO – MARÇO
Os dias de inverno tem início em Dezembro e vão até final de Março. É o período mais gelado na terra da rainha, com presença garantida de geada na maioria das noites de céu limpo, porém, raramente neva em Londres, e quando ocorre não chega a ficar acumulada por muito tempo.

A temperatura varia entre 8°C e 1°C durante o dia, mas pode ficar negativa durante a madrugada. A sensação térmica é um pouco mais desagradável sempre mais baixa que as marcadas no termômetro e os dias são curtos, o sol nasce por volta de 8:00h e antes das 16:00h já está se despedindo. Inclusive, muitos turistas preferem viajar para Londres no inverno, pois dizem que combina muito com a cidade.

PRIMAVERA: MARÇO – JUNHO
No final de Março a estação das flores volta a colorir Londres até o final de Junho, ainda com a cidade mais geladinha, podendo ocorrer eventualmente geadas até início de maio.

Com temperaturas médias em torno de 13°C, com variações de 4°C a 18°C, dias começam a ficar mais longos, o sol nasce por volta das 6:30h e se põe as 18:00h. Aos poucos as pessoas voltam a frequentar os parques, as árvores estão renascendo, e um clima de alegria começa a se instalar na cidade.

:: Leia também em Destino: País de Gales >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSCOS EM LONDRES

  • Covent Garden
    A região mais prática para quem quer ficar perto do centro de Londres e se locomover bem facilmente a pé, de metrô ou de taxi.
    Perto da Leicester Square e do Piccadilly Circus, localizações-chave em Londres, essa região vive sempre lotada e cheia de turistas.
    Covent Garden tem uma vida noturna agitadíssima e está perto da maioria das atrações turísticas.
  • Soho
    Praticamente uma continuação de Covent Garden, é um bairro cheio de bares, restaurantes e lojas e que também tem vida noturna animada (aqui a cena GLBTS é mais forte).
    É a região da West End – a Broadway de Londres, onde ficam a maioria dos teatros da cidade.
  • Kensigton
    Ao sul do Hyde Park e do Kensigton Gardens, essa é uma das regiões mais chiques de Londres. Por aqui está a Harrods, o Victoria and Albert Museum e o Royal Albert Hall, além de vários hotéis de luxo ou hotéis boutique.
    Ao contrário de Covent Garden e Soho, Kensigton é mais tranquila e não tem tantos turistas e agito o tempo todo. Porém, andar a pé para os pontos turísticos já exige um pouco mais de disposição.
  • Kings Cross
    Região do entorno da estação Kings Cross, de onde saem a maioria dos trens de Londres para o restante do país ou da Europa. E também fica perto da estação Kings Cross do metrô que faz conexão com várias linhas da cidade.
    Aqui há várias opções de hostel ou hotéis mais accessíveis, muito hospedado por jovens e mochileiros.
  • SouthBank e SouthWark
    Essa é uma opção alternativa e mais barata, pois esses bairros estão do outro lado do Rio Tâmisa, onde há menos atrações turísticas e mais residências.
    Tente ficar perto do Sothbank Centre, do Borough Market ou do Tate Modern Museum, locais super gostosos para passear e ainda bem localizados. Quanto mais perto do rio melhor, muito mais afastado do que isso já não vale tanto a pena, a não ser que você queira se sentir como morador ou o budget está mais apertado, pois realmente quanto mais próximo do centro, mais caro será se hospedar.
  • Shoreditch
    A “nova Camden” de Londres, ou, poderíamos comparar também com a Vila Madalena (SP) dos londrinos. Aonde está o mercado de Spitalfields e a Brick Lane. Local aonde os moradores de Londres vem para passear, comprar em lojas mais alternativas, tomar uma pimm’s nos pubs ou comer algum hamburguer em um food truck. Se você estiver em dúvida se fica no bairro da “City” que está ali perto ou em Shoreditch, nossa sugestão seria ficar em Shoreditch, porque mesmo um pouco mais afastado, esse bairro fica super agitado nos finais de semana, diferente da área comercial de Londres (City) que fica bem vazia.
  • Camden Town
    Bairro famoso de Londres por causa das várias feirinhas e mercados, da diversidade de pessoas e estilos, dos bares descolados que tocam música ao vivo como jazz ou blues, e dos restaurantes criativos ou exóticos da região. Ficou bem famoso mundialmente, pois era o bairro onde Amy Winehouse morava. É também uma ótima opção e um bairro com sua própria personalidade, mas, também, está afastado do centro (uns 25 minutos de metrô) e pode ficar muito vazio a noite, principalmente se você tiver afastado da rua de bares e restaurantes.

 

:: Leia também em Destino: França >> Clique Aqui ::