Uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros, capital do Uruguai é um charme na América do Sul. Com muita influência europeia, mas com um dos maiores carnavais do mundo, Montevidéu é uma cidade que encanta em todos os aspectos, seja pela estrutura, arquitetura, cordialidade dos moradores, culinária e muito mais.

Publicidade

CHEGANDO EM MONTEVIDEO

Avião

Publicidade

O Aeroporto Internacional de Carrasco – General Cesareo L. Berisso é o maior aeroporto do Uruguai. Está localizado próximo a capital, em Carrasco, à leste da capital uruguaia, no departamento de Canelones (região também conhecida pelos seus vinhos), e que geralmente tem voos direto das principais capitais do Brasil.

Aeroporto ao Hotel

  • ALUGUEL DE CARRO/UBER
    Uma das melhores opções para andar e se locomover em Montevidéu é o aluguel de carro, mesmo sendo uma capital. Assim, você pode conhecer outras atrações da cidade que ficam mais afastadas e fazer as paradas desejadas contando com muito mais conforto.
    Com isso você pode passar o dia nas praias, as tardes em pontos turísticos e as noites em restaurantes, bares ou baladas, dando mais autonomia à sua viagem, porém, se for beber não dirija, opte pelo Uber, Taxi ou escolha o motorista da rodada que não irá beber.
    Sem falar que você pode conhecer outras cidades próximas além de Montevidéu, como Punta del Este e Colonia del Sacramento, explorar as suas lindas estradas, as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho.
    Caso não queira alugar o carro, poderá utilizar Uber do aeroporto até a sua estadia, tendo a facilidade de te deixar na porta com as malas, porém, sempre será mais caro do que os transportes públicos.
  • TÁXI/VAN
    No próprio saguão você vai encontrar o guichê do táxi oficial, onde você pode se encaixar numa van compartilhada à cidade ou escolher um táxi.
    Táxis e vans funcionam 24 horas, mas a van só sai com um mínimo de passageiros. Para a viagem de volta, o táxi pode ser reservado com 30% de desconto.
    Para quem não deseja alugar um carro, mas precisa se locomover por bairros distantes, uma alternativa são os táxis. Você pode solicitá-los nos pontos espalhados pela cidade, andando pela rua ou então pelo aplicativo Easy Taxi, que também funciona na cidade.
    Os valores não são tão baratos, algumas corridas são tabeladas e durante a noite, aos domingos e feriados, o valor aumenta 20%. Mas ainda assim, utilizar um táxi oferece o mesmo conforto e segurança de um aluguel de carro, principalmente se você estiver carregando muita bagagem, for passear à noite ou mesmo beber e não poder dirigir. Dependendo da proximidade dos bairros, o valor do táxi pode sair mais barato do que utilizar ônibus.
  • ÔNIBUS
    Outra opção para andar e se locomover em Montevidéu é pegar ônibus públicos. Vários deles, vindos da província vizinha de Canelones, passam no aeroporto com direção à cidade. Mas note que não têm compartimento para malas.
    O ônibus mais confortável é o executivo DM1 Punta Carretas, que passa por Pocitos e tem ponto final em Punta Carretas, tendo trajetos mais demorados, principalmente se tiver muito trânsito, porém é uma boa alternativa caso você não esteja com pressa e nem tenha muitas coisas para carregar, pois irá economizar.
    Montevidéu possui um sistema de transporte público com ônibus que vão a diversos pontos da cidade, inclusive aos locais onde se encontram os principais pontos turísticos. Além de pagar a passagem na hora em que entrar no veículo, você também tem a opção de comprar um cartão eletrônico STM (Sistema de Transporte Metropolitano) que custa quase o mesmo valor de uma passagem e te permite fazer até duas viagens em uma hora. As principais linhas de ônibus da cidade são a CUTCSA, COPSA e COT e os intervalos entre os ônibus não são muito longos, podendo durar 15 minutos.
  • BICICLETA
    Por ser uma cidade plana, algumas pessoas optam por passear em Montevidéu de bicicleta, sendo uma alternativa mais indicada para passeios mais curtos e, principalmente, pela Rambla (orla) das encantadoras praias.
    As calçadas costumam ser largas e na cidade há diversos locais que alugam bicicletas, não sendo difícil encontrá-los. Em diversos pontos da Ciudad Vieja, como na Plaza de la Constitución, há um sistema de bicicletas públicas com 80 bicicletas disponíveis das 7h às 20h. Se você gosta de pedalar e quer passear ao ar livre, a bicicleta é a opção ideal para você andar e se locomover em Montevidéu.

:: Leia também em Destino: Argentina >> Clique Aqui ::

QUANDO IR A MONTEVIDEO

Publicidade

Frio ou calor, o que você prefere? Montevideo é uma cidade com estações bem definidas, portanto, faz frio no inverno e calor no verão. Basta decidir sua estação preferida para viajar!

VERÃO: DEZEMBRO – MARÇO
O verão no Uruguai vai de 21 de dezembro a 21 de março e possui um clima quente e úmido. As temperaturas variam entre 18ºC e 28ºC e em algumas cidades podem chegar a mais de 40 graus. O verão é a alta temporada no Uruguai e se você for viajar nessa época, aproveite para visitar as praias uruguaias, que são lindas.

É importante se prevenir de quedas de temperatura e chuvas inesperadas, já que o clima úmido, principalmente pelos ventos trazidos do Oceano Atlântico, pode trazer chuvas em qualquer estação do ano. O verão é considerado a melhor época para viajar ao Uruguai, pois apesar dos valores serem mais altos, dá para aproveitar mais atrações e o fluxo de pessoas é maior, evitando o fechamento de comércios.

OUTONO: MARÇO – JUNHO
O outono no Uruguai vai de 21 de março a 21 de junho e é caracterizado por ter um clima mais ameno. As temperaturas variam entre 10ºC e 20ºC e as chuvas são estáveis, mas o vento é mais forte e frio. O outono é uma época ideal para passear pelas cidades e parques, pois o calor está mais tranquilo, pode até precisar de um casado pelas manhãs e noites, além do charme da estação que são as folhas secas, alaranjadas e caídas pelo chão.

INVERNO: JUNHO – SETEMBRO
O inverno no Uruguai vai de 21 de junho a 23 de setembro e o clima é frio e úmido. As temperaturas variam entre 7ºC e 15ºC e em algumas cidades pode chegar a temperaturas negativas durante a noite.

Apesar de raro, pode nevar em cidades mais frias, como a capital Montevidéu. Para essa época, é bom se preparar com blusas e garantir levando cachecóis. Um ótimo programa para fazer no inverno, além de ir a restaurantes aconchegantes, tomar os maravilhosos vinhos uruguaios, visitar museus, shoppings e outras atrações com ambientes fechados e mais quentes. As cidades mais movimentadas durante o inverno são Montevidéu e Colonia del Sacramento.

PRIMAVERA: SETEMBRO – DEZEMBRO
A primavera no Uruguai vai de 23 de setembro a 21 de dezembro e o clima ainda é um pouco frio e úmido nos primeiros meses. Apesar de no início da estação a cidade contar com bastante vento, ao final o clima fica mais quente e agradável, além de haver menos chances de chuvas.

As temperaturas variam entre 12ºC e 20ºC, sendo uma ótima época para passear e visitar os parques, assim como no outono, pois nesta época tudo fica mais florido ao ar livre.

:: Leia também em Destino: Chile>> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSCOS EM MONTEVIDEO

Existem vários bairros interessantes para se hospedar na capital do Uruguai. A maior parte deles fica distribuída na área central da cidade e na orla, junto ao Rio da Prata

Punta Carretas
Acreditamos ser uma das melhores opções para os turistas!
É um bairro de classe média-alta, cheio de restaurantes situados em ruas tranquilas. É também onde fica o melhor shopping da cidade, o Punta Carretas Shopping.
Ficar hospedado no bairro dá a chance ao visitante de experimentar por alguns dias como é de fato a vida de quem mora em Montevidéu. Ao contrário da região central, em Punta Carretas e nos bairros da orla, as ruas estarão cheias de vida dia e noite, o que dará ao hóspede uma visão completamente diferente da cidade. As viagens ao centro serão constantes, mas como os aplicativos como Uber e a Cabify funcionam bem, não há qualquer dificuldade no deslocamento.

Pocitos e Buceo
Bairro vizinho a Punta Carretas, Pocitos tem ares mais tradicionais e se destaca por ter uma relação mais íntima de seus visitantes com a orla. Em Pocitos, a praia (do rio da Prata) tem uma generosa faixa de areia, que fica agitada nos meses mais quentes do ano.
Para quem viaja no verão, Pocitos é ótima alternativa na busca por onde ficar em Montevidéu.
Perto dali, Buceo é um bairro às margens de uma marina, separado de Pocitos pelo Montevideo Shopping, que é menor que o exemplar de Punta Carretas.

Centro de Montevideu
O centro tem muita oferta de hospedagem e ficar por ali deixa o visitante perto de boa parte dos pontos turísticos da cidade, como o Teatro Solís e a Praça Independência. O problema é que o centro da capital é uma área de edificações antigas, que parecem paradas no tempo, com lojas e restaurantes funcionando somente em horário comercial. À noite a região fica deserta e é difícil encontrar opções do que fazer por perto.
Ainda assim, o centro permanece como uma área cheia de alternativas de hotéis e albergues, que atendem bem a todos os públicos. Basta filtrar um pouco para encontrar o melhor deles para o seu perfil.

Ciudad Vieja
Ciudad Vieja, ou Cidade Velha, é o bairro do centro onde a cidade de Montevidéu se formou. Ali estão os edifícios mais antigos da cidade, como a Catedral e o Cabildo. Com seu aspecto ainda preservado, as ruas da cidade antiga levam o visitante de volta ao clima da capital em sua origem, no século XVIII.
No bairro, a presença de turistas é constante, especialmente na Calle Sarandí, uma rua de pedestres com feiras e arte ao ar livre, e em suas praças, a Constituición e Zabala.
A cidade antiga também incorpora a área portuária de Montevidéu, com o Mercado do Porto, parada obrigatória em uma visita gastronômica à cidade, e o terminal onde atracam as embarcações que seguem a Colônia do Sacramento e Buenos Aires.
Escolher a Ciudad Vieja, ao decidir onde ficar em Montevidéu, traz consigo as mesmas dificuldades que o centro apresenta aos visitantes. A área é muito movimentada durante o dia, mas pouco acontece ao cair da noite, com apenas alguns bares funcionando até mais tarde.
Com o passar dos anos, no entanto, a Cidade Antiga tem atraído diversos hotéis estilo boutique, que restauraram e deram novo uso aos edifícios da região.

Barrio Sur e Palermo
Barrio Sur, o Bairro Sul, e seu vizinho Palermo, ficam logo ao sul do centro de Montevidéu e são os bairros majoritariamente residenciais mais próximos da área comercial da cidade.
Quando for decidir onde ficar em Montevidéu, a região pode ser uma opção a quem queira ficar hospedado próximo ao centro, mas em um bairro de características locais.

Parque Rodó
Servindo como divisória entre os bairros da região central e os da orla de Montevidéu, o Parque Rodó é uma grande área verde e um dos maiores pontos turísticos da capital fora do centro.
A área ao redor do parque não oferece muitas opções de estadia, primando especialmente por albergues.
Aos que buscam este tipo de hospedagem, o Parque Rodó pode ser excelente opção ao buscar onde ficar em Montevidéu, já que o bairro é vizinho de Punta Carretas, a área nobre da orla, onde o perfil hoteleiro não é tão acessível aos mochileiros.

Carrasco
No extremo leste da cidade, Carrasco é o último bairro da orla de Montevidéu. Carrasco também é o nome da praia da região, com extensa faixa de areia e do aeroporto da capital, que fica bem próximo ao bairro.
A região, por ser bem distante do centro, é povoada essencialmente por mansões de classe alta. O bairro tem sua vida própria e forma um ambiente bem diferente do restante da cidade, com cassinos e restaurantes de alto padrão.
Carrasco pode ser uma opção para ficar em Montevidéu a quem pretenda alugar um carro no Uruguai. Ficar por ali, apesar de distante do centro, tem a vantagem de evitar o trânsito da capital.

 

:: Leia também em Destino: Peru >> Clique Aqui ::