Nas ruas, você se depara com inúmeras cenas não tão comuns aos brasileiros: mulheres vestidas de sári, a típica roupa colorida indiana, dividem o espaço com vendedores de comida, vacas, tuk-tuks e um trânsito caótico. A capital se divide em duas áreas, uma antiga e outra moderna, combinando os traços de sua história milenar com símbolos prósperos do presente.

Publicidade

O melhor é caminhar sem pressa para visitar os templos e os palácios de marajás, curtir o som pop das músicas que saem das lojas ou dos táxis e parar de vez em quando para saborear a condimentada culinária local.

 CHEGANDO EM NOVA DELHI

Publicidade
  • Avião
    O Aeroporto Internacional Indira Gandhi, localizado na cidade de Déli, Índia, é uma das principais vias de acesso doméstico e internacional da Índia. O aeroporto foi denominado em homenagem à ex Premiê, filha de Jawaharlal Nehru.
  • METRO E TREM
    O metrô é o meio de transporte em Nova Deli que faz você se perguntar positivamente: será que realmente estou na Índia? Se nas ruas o buzinaço, a sujeira e a confusão estão mais do que liberados, no metrô a organização impera.
    Mas não espere vagões vazios, afinal, estamos falando de uma população estimada em mais de 17 milhões de pessoas, condução com valor barato, portanto, prefira viajar no horário do almoço, antes das 17 horas, evitando a superlotação nos horários de pico, assim como as grandes cidades pelo mundo, inclusive São Paulo.
    A vantagem do metrô, se você for do gênero feminino, é o vagão para mulheres. Ele é todo rosa e dá mais segurança tanto às indianas quanto às turistas. Na hora do rush, pode acabar sendo a sua melhor opção.
    Já o trem, se você já buscou no Google imagens pela Índia, possivelmente levou um grande susto. Vagões lotados, com pessoas ‘saindo’ pela janela ou até mesmo pelo teto. Saiba que isso é verdade, em alguns casos.
    Acontece que, assim como dividem hierarquicamente a população indiana, os trens são divididos em muitas classes, das mais simples, lotadas, sujas (até com ratos e baratas), a um verdadeiro hotel 5 estrelas sobre trilhos, com direito a suítes, mordomo e massagista tailandesa, como no Deccan Oddisey.
    Além da estação “Delhi”, também existem as opções de passagens saindo de Old Delhi, H. Nizamundin e Sarai Rohilla. Dependendo da época do ano, são muito concorridas, esgotando com meses de antecedência. Principalmente durante os festejos religiosos!
  • ONIBUS E TÁXI
    Os ônibus também possuem poltronas exclusivas para o gênero feminino, assim como o vagão de metrô, garantindo que nenhum homem sente ao seu lado.
    Infelizmente, casos de assédio à mulheres na Índia são muito comuns, inclusive com turistas, e tomar todo o cuidado é mais do que fundamental.
    A sinalização para os ônibus nas ruas é bem precária e eu desaconselho fortemente para turistas, principalmente mulheres.
    As frotas são antigas, muitas delas caindo aos pedaços, lotadas e sujas. Também há opções de ônibus interestaduais. Esses, muito diferentes dos regulares, bem conservados e confortáveis, caso queira conhecer alguma outra cidade, por exemplo.
    Dependendo da parte da cidade que você está, espere realidades muito distintas quando o assunto táxis. Esse transporte em Nova Deli, na parte mais urbanizada, dispõe de modelos bem mais novos, com ar-condicionado e limpo, porém, na Velha Deli, a parte mais antiga e histórica da cidade, os modelos são bem mais antigos e sujos, além de alguns motoristas não falarem inglês.
  • UBER E OLA
    É uma boa opção, principalmente se você está sozinho e pretende aproveitar bem os pontos turísticos de Nova Deli. Como é um aplicativo de referência mundial, você encontrará carros mais novos e motoristas que, pelo menos, arranham no inglês ou falam fluentemente (raro, mas existem).
    Não se preocupe com o preço também, que é mais interessante e muito inferior aos praticados aqui no Brasil. Se o cartão de crédito cadastrado no app não for internacional ou se você pretende pagar em dinheiro, ande com notas trocadas.
    O dinheiro na Índia é a rúpia e é bastante desvalorizada, a compra de qualquer coisa pode precisar de muitas notas.
    Acredite se quiser, mas em Nova Deli você pode chamar tuks tuks para te buscar e curtir um pouco esse meio de transporte característico.
    Outra opção entre os apps de mobilidade urbana, o Ola se assemelha ao Uber, e funciona na Índia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Algumas pessoas já relataram dificuldade para cadastrar seus cartões de crédito, portanto, teste antes e tenha como uma segunda opção ao Uber.
  • TUK TUK
    O mais famoso transporte em Nova Deli, existem os motorizados ou puxados por bicicleta, para você curtir um pouco desse transporte peculiar pelas ruas e transito caóticas da cidade.

QUANDO IR À NOVA DELHI

O clima na Índia varia bastante, dependendo da época do ano e da zona onde estamos, desde o árido deserto do Rajastão até às montanhas de Assam, a zona mais húmida do planeta. Mas, basicamente, existem 3 temporadas.

A fria (Dez-Fev), quando algumas zonas do norte (Delhi, por exemplo) atingem temperaturas muito baixas e Darjeeling atrai um grande número de pessoas para a prática de ski.

Publicidade

A quente (Mar-Mai), que especialmente a partir de Abril dispara para temperaturas normais à volta dos 40º na maioria das cidades da Índia.

A húmida (Jun-Set), também conhecida como época das monções, que começa pelo sul e varre o resto do país com chuvas intensas e trovoadas.

Terminada a monção, Outubro e Novembro são, provavelmente, a melhor época para visitar a Índia, especialmente as cidades do chamado triângulo dourado (Delhi, Agra, Jaipur).

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM NOVA DELHI

  • Paharganj – área dos mochileiros
    Também conhecida como Big Bazar, aqui é onde os mochileiros do mundo inteiro se encontram em Nova Deli, pois como todos podem imaginar, hospedagem, comida, roupas e souvenirs são bem mais baratos que outras regiões.
    Além disso, o bairro é super central, ficando perto da New Delhi Railway Station, principal estação de trem da cidade, e de estações de metrô. Por outro lado, como é de se esperar, é um bairro bastante caótico, movimentado e cheio de pessoas, cheiros e sabores!
  • Connaught Place
    É um bairro aconselhado se você tiver um pouco mais de dinheiro. Também bastante central, conta com lojas de grife, vendedores de rua, órgãos governamentais, bancos, restaurantes e bares badalados.
    Além disso, tem várias estações de metrô na região e muitos motoristas de Uber/Ola ficam por ali esperando passageiros, além dos famosos tuk-tuks, que na Índia são chamados de rickshaws. Por ali também estão o Jantar Mantar, o templo de Haruman e o Agrasen Ki Baoli, famosas atrações da capital.
  • Chandni Chowk (Old Delhi)
    Localizada ao norte e perto da Old Delhi Station, é onde está o bairro Old Delhi ou Chandni Chowk, como também é conhecido.
    Preferida pelos turistas locais, a região de Old Delhi, como o próprio nome sugere, é a parte antiga da cidade. Composta por diversas vielas, ao melhor estilo árabe, vendedores ambulantes, tuk-tuks, pedestres e muitas outras distrações. Esta parte da cidade é o mais próximo que se pode ter da 25 de Março de São Paulo, caso você conheça.
    Além disso, esta região ainda é bem servida com estações de metrô e fica próxima dos famosíssimos Red Fort e Jama Masjid, a maior mesquita do país.
  • South Delhi
    Com ruas largas, arborizadas, limpas e seguras, a região de South Delhi tem acomodações de médio a alto preço. Por isso, se você está querendo conhecer a Índia agitada e cheia de cheiros e sabores durante o dia e voltar para um lugar mais tranquilo à noite, saiba que esse é o seu lugar.
    É também nesta região que fica o Nehru Place, o maior centro de computadores e laptops da Ásia!
  • Karol Bagh
    A oeste de Paharganj, Karol Bagh é outra boa opção de bairro para se hospedar em Delhi. A área dispõe de acomodações com diversos preços e também de várias lojas, restaurantes e livrarias. O bairro ainda está conectado com as principais linhas de metrô da cidade. Um pouco de tudo e ainda perto do centro.