Nova Iorque é uma cidade absurdamente linda, viva, com energia e cheia de coisas para fazer, para praticamente todos os gostos. A cidade é muito diferente de todas as outras dos Estados Unidos, parece que estamos em outra dimensão. Muita coisa acontece, há pessoas de várias partes do mundo e, não importa quantas vezes você visite, sempre vai ter alguma coisinha nova para conhecer por lá!

Publicidade

A fama que a metrópole tem não é à toa, Nova York fascina e é um dos destinos mais visitados do mundo. São tantas possibilidades, tantas atrações, que é impossível incluir tudo numa viagem só.

 CHEGANDO EM NOVA YORK

Publicidade

Avião
Nova York possui três aeroportos, são eles: John F. Kennedy, La Guardia e Newark. Todos eles recebem voos de diferentes partes do mundo. Sendo o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, mais conhecido como JFK, o mais famoso. Ele está localizado na região do Queens, a cerca de 19 quilômetros de Manhattan.

Aeroporto ao Hotel

  • AIRTRAIN
    É um trem que circula entre os terminais do JFK e está interligado ao metrô e ao LIRR (Long Island Rail Road). Assim, é possível chegar a diversas áreas da cidade fazendo baldeação. No aeroporto de Newark, também há essa opção, além de estar conectado ao transporte público de New Jersey. Assim é possível pegar ônibus ou trens que levem até Manhattan.
  • TÁXI
    Como sempre, o táxi é uma opção confortável para os visitantes, mas também é a mais cara, podendo variar de acordo com o trânsito ou a distância que precisa percorrer. Se não quiser pegar o Taxi ao chegar no aeroporto, tudo bem, mas sem dúvida, em algum momento você vai querer se sentir em um filme de cinema, gritar TAXI no meio da rua e pegar algum daqueles carros amarelos que forram a cidade.
  • SHUTTLE/ÔNIBUS
    O shuttle nada mais é do que vans compartilhadas que fazem o trajeto entre o aeroporto e seu destino final. O valor é pago por pessoa, então é uma ótima pedida para quem vai viajar sozinho.
    Outra opção é o NYCAirporter, um ônibus executivo que atende os aeroportos de JFK e La Guardia. Esta é uma opção bem mais em conta e muito confortável, indicado principalmente para quem viaja sozinho. Há várias linhas de ônibus que atendem o aeroporto.
    Há ainda uma linha de ônibus executivo que atende o aeroporto de Newmark, a Newark Airport Express. Ela circula nos três terminais e tem três pontos em Manhattan, no Grand Central Station, no Port Authority Bus Terminal e no Bryant Park.
    Além do executivo, existem linhas convencionais que atendem o aeroporto e fazem conexão com estações de metrô, sendo fácil o acesso para toda a cidade. Entre as principais linhas está a M60, que conecta o La Guardia ao Upper Manhattan.
    Os ônibus convencionais podem ser pagos com o metro card (um cartão recarregável que dá acesso ao ônibus e metrôs).
  • CARRO
    Nova York é uma metrópole caótica e andar de transporte público é sempre a melhor opção, mas existem situações onde o carro é muito bem-vindo.
    Ninguém aluga carro em Nova York para se deslocar entre ponto a e ponto b, mas sempre que o planejamento envolve alguma estrada o carro é a opção mais prática, rápida e barata. Portanto, apenas NY não vale a pena alugar carro!

:: Leia também em Destino: América do Sul >> Clique Aqui ::

QUANDO IR A NOVA YORK

Publicidade

VERÃO: JUNHO – SETEMBRO
Quem fala que o Brasil tem verão de verdade, é que nunca sentiu o clima úmido e o bafo quente que brota do asfalto de Nova York. Principalmente Julho, Agosto e os primeiros dias de Setembro tem dias extremamente quentes com temperaturas que passam facilmente os 30º graus, com a sensação térmica ainda mais alta.

Se você programa suas férias ou uma viagem para o verão de Nova York, não se preocupe com roupas de frio, porque só vão ocupar espaço na mala. Os dias são quentes, com pancadas de chuva clássicas da estação e lindos dias de céu azul. Use e abuse das atrações ao ar livre, que são muitas durante o verão.

Quem conhece a Big Apple apenas no inverno, quando encontra uma ensolarada e vibrante Nova York no verão não acredita que se trata da mesma cidade.

Outra coisa muito legal é sentir a alegria dos moradores e turistas nas ruas que aproveitam intensamente as atividades nos parques, cinema ao ar livre, festivais de música e diversas outras atrações. Detalhes, a grande maioria das atividades é gratuita!

OUTONO: SETEMBRO – DEZEMBRO
Sabe aqueles filmes românticos que os personagens andam no Central Park cheio de folhas coloridas no chão, é um pouco disso de quem viaja no outono. A paisagem colorida é muito comum nas duas últimas semanas de outubro e vai até meados de novembro, que é quando o inverno começa a mostrar sua cara com o frio mais presente.

Novembro é um dos meses que os brasileiros mais visitam Nova York. Muitos vão para sentir um pouco do frio, mas a maioria aproveita os vários feriados do Brasil para curtir o Thanksgiving e para fazer muitas compras no Black Friday.

INVERNO: DEZEMBRO – MARÇO
É no inverno que a maioria dos brasileiros mais gostam de viajar para Nova York. Porque é nessa época que o clima está bem diferente do Brasil, principalmente por causa da neve, que começa a aparecer apenas no final de dezembro. Bom ressaltar que, oficialmente, o inverno começa apenas no dia 21/12.

A tão procurada neve é mais constante em janeiro e fevereiro, e não em dezembro como mostram os filmes de Hollywood. Não quer dizer que vai nevar todo dia, porque Nova York é diferente de Toronto, por exemplo, onde o inverno é mais extremo. Na Big Apple, geralmente não neva dois ou três dias seguidos, pois necessita de um conjunto de fatores para acontecer e não só as baixas temperaturas externas.

Portanto, pode inclusive nevar em dezembro, mas terá mais chances no começo do ano com o frio mais intenso, com possíveis nevascas e com vários dias de cidade “branquinha”.

Já Março é um mês típico de transição de estação para a primavera, com temperaturas em pequena elevação, muitos dias com chuva e sem incidência de neve, só em casos raros.

PRIMAVERA: MARÇO – JUNHO
A primavera talvez seja a época que o brasileiro sente menos dificuldade na adaptação com o clima. Com exceção do final de março e começo de abril, que predomina o cenário de árvores secas, um frio chato e muita chuva, a primavera é muito agradável para quem pretende viajar, principalmente no final de abril e começo de maio, quando as flores começam a aparecer.

:: Leia também Sobre o Café >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS DE NOVA YORK

Primeiramente é bom saber como é dividida a cidade:

  • Manhattan
  • Brooklyn
  • Queens
  • Bronx
  • Staten Island

Com base nessas regiões, vamos explicar um pouco de cada uma delas com seus prós e contras, para todos os gostos, assim você consegue tomar a sua decisão!

  • Midtown Manhattan
    Se for a sua primeira vez na cidade, provavelmente a Times Square será uma das primeiras paradas. E é exatamente em Midtown Manhattan que está essa grande atração da cidade, assim como Theater District (onde você pode assistir a incríveis musicais da Broadway), Empire State Building, Top of the Rock, Rockefeller Center, Quinta Avenida, Grand Central, entre outros pontos importantes.
    Talvez pela alta demanda e proximidade de tantas atrações, o preço da hospedagem nessa região é mais elevado que em outras da cidade, além de ser uma região mais cheia e agitada, principalmente perto da Times Square.
  • Lower Manhattan
    Outra região muito visada na ilha é Lower Manhattan ou Downtown Manhattan (algumas vezes chamada de Downtown New York). É a parte mais ao sul de NYC.
    Ali estão atrações turísticas de peso, como o Memorial 11 de Setembro, a nova torre One World Trade Center e a Wall Street. Fora os mercados gastronômicos Eataly Downtown e Le District, especializados em comida italiana e francesa, respectivamente.
  • Greenwich Village e SoHo
    Esses dois bairros, bem próximos um do outro, estão entre os mais charmosos de Nova York, para quem quer sentir a rotina de um morador. Por lá, reúnem-se construções de estilo industrial e predinhos daqueles bem típicos de cenário de filme. Aliás, o apartamento da série Friends fica no bairro Greenwich Village, que apesar de não ser aberto à visitação, os turistas vão até a fachada para registrar aquela foto desse nostálgico prédio.
  • Brooklin
    Para alguns é considerado um bairro hipster, para outros é uma região que permite sair um pouco do sufoco e do clima turístico de Manhattan, sem deixar de lado a riqueza gastronômica, a beleza das construções urbanas e o ar dos parques, já que o Brooklyn tem tudo isso e muito mais! Entre as atrações Brooklyn Bridge, o bairro D.U.M.B.O, o Prospect Park e a Coney Island, onde ficam parques de diversão retrô.
  • Queens
    A busca por hotéis baratos no Queens é uma tendência, pois oferece boa relação entre custo e benefício. Fica próximo de Manhattan, tem boa infraestrutura e reúne até algumas atrações turísticas, com destaque para o MoMA PS1, unidade alternativa do famoso Museum of Modern Art, assim como a Roosevelt Island, um ponto turístico em ascensão em Nova York, pela beleza local e a visão privilegiada de Manhattan.

 

Para facilitar, veja também o menu Destinos >> www.planetscafe.com/categoria/destinos