Oslo é a sede administrativa da Noruega, tem um dos menores índices de criminalidade e de corrupção do mundo. O povo por aqui é bem hospitaleiro e educado, a maioria deles fala o idioma nativo, além de alguns falarem também o dos outros países da Escandinávia, alemão, holandês e, é claro, o inglês.

Publicidade

A Noruega é conhecida pelo bacalhau, exportado para todo o mundo, aproveite a visita à cidade e prove também um bacalhau recém pescado. Uma delícia digna de ser apreciada!

:: Leia também em Destino: Holanda >> Clique Aqui ::

 

Publicidade

 CHEGANDO EM OSLO

Avião
O Aeroporto de Oslo Gardermoen é o maior aeroporto da Noruega, sede e hub da companhia aérea escandinava e membro da aliança aérea Star Alliance, Scandinavian Airlines System.

Aeroporto ao Hotel
O Trem Flytoget Airport Express é a opção mais rápida e frequente para ir do aeroporto para o centro de Oslo. Ele chega na estação Oslo S (Estação Central de Oslo) a cada 10 minutos em média. A duração da viagem do aeroporto até o centro é de 19 a 22 minutos.

Publicidade
  • METRO E TREM
    A cidade no geral é muito bem abastecida de transporte público!
    O metrô, também conhecido como T-Bain, é a opção mais recomendada para atravessar a cidade em pouco tempo. Conta com 6 linhas e mais de 150 estações. A bordo dos trens NSB de Oslo você poderá ir facilmente a lugares mais afastados, como o aeroporto ou Fredrikstad, e outras cidades norueguesas como Bergen.
  • ONIBUS E BONDE
    Os ônibus vermelhos de Oslo circulam pelo centro e pelos subúrbios da capital. Têm mais de 50 linhas e são uma ótima opção para locomover-se. O ônibus turístico de Oslo é a melhor opção para percorrer os principais monumentos da capital de forma cômoda e simples. Entre suas 16 paradas se encontram o Palácio Real, o Forte Akershus e muitos outros lugares de interesse turístico.
    A rede de bondes de Oslo conta com seis linhas que atravessam o centro da capital. Esse meio de transporte, conhecido em noruguês como “trikken”, é um pouco antigo e lento, mas não deixa de ser uma boa opção para ir aos bairros e parques mais afastados.
  • TÁXI
    O preço dos táxis em Oslo é mais elevado que no resto das capitais europeias, incluindo LondresAmsterdamBruxelas ou Berlim. Por isso, recomendamos que você utilize esse serviço para distâncias curtas ou se você deseja chegar rápido a um lugar sem muitas complicações.
    No geral, a maioria dos taxistas falam inglês e você pode pagar em espécie ou com cartão!

:: Leia também em Destino: Alemanha >> Clique Aqui ::

 

QUANDO IR À OSLO

A Noruega é um país de muitos climas: na costa, graças à Corrente do Golfo do México, o clima é temperado, já no interior e no norte do país as temperaturas são mais extremas, características de um clima subpolar – no verão pode fazer 30°C, enquanto no inverno elas podem cair para até -40°C.

Em Oslo, o clima é continental úmido, com apenas 1.660 horas de sol por ano, e os melhores meses para se visitar a cidade é entre maio e setembro.

Em algumas cidades do Norte, não há luz solar durante quase todo o inverno, situação que se inverte durante o verão, quando o sol não dá tréguas. A neve é constante durante os meses mais frios do ano, e a chuva é abundante na região costeira.

Mesmo nos meses de calor, a temperatura pode baixar para os 5°C, então fique atento para as oscilações climáticas. Se está programando a sua viagem no inverno, é imprescindível se preparar com roupas e calçados térmicos para que se aproveite o máximo possível.

  • VERÃO
    Durante os meses de verão, as temperaturas sobem, e em alguns dias elas podem atingir os 30°C, mesmo que raramente, com chuvas constantes que se iniciam em julho. É um ótimo momento para conhecer a cidade, pois é possível aproveitar os longos períodos de luz solar em atividades ao ar livre. Os preços, entretanto, estão um pouco mais altos.
  • OUTONO
    No outono a chuva ainda se faz presente, mas as temperaturas caem e em alguns meses a neve começa a aparecer, sendo outubro e novembro os meses mais chuvosos. Não é a melhor época para fazer turismo, porém é quando o país está mais vazio e com os preços mais baixos.
  • INVERNO
    O inverno é rigoroso e acompanhado de muita neve. Mesmo sendo tão frio, atrai muitos turistas que buscam ver a famosa aurora boreal, um lindo fenômeno de luzes no céu que só acontece nos meses mais frios.
  • PRIMAVERA
    Já a primavera costuma apresentar temperaturas não tão baixas, e com pouquíssima chuva, e, raramente neva, portanto, uma das épocas mais agradáveis de se visitar Oslo.

:: Leia também em Destino: Inglaterra >> Clique Aqui ::

 

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM OSLO

Acomodação na Noruega não costuma ser barata, então, se você deseja economizar, deverá considerar com cuidado o bairro onde ficar em Oslo. A cidade é muito bem servida de transporte público, que é muito seguro, e o metrô cobre praticamente todas as áreas.

  • Karl Johans Gate
    Esta é a principal avenida do centro da cidade, ligando alguns dos principais pontos turísticos. Ela vai da estação central de trem até o Palácio Real da Noruega, passando por vários pontos interessantes. Durante uma caminhada pela Karl Johans Gate, se tem a oportunidade de conhecer desde o Teatro Nacional à Catedral de Oslo. A avenida é repleta de bares, restaurantes, praças e lojas das marcas mais famosas do mundo.
  • Studenterlunden e Nationaltheatret
    O Studenterlunden é o principal parque do centro de Oslo e a Karl Johans Gate corre ao longo dele. Dentro deste parque, se encontram diversos pontos turísticos, a exemplo do ringue de patinação no gelo (durante o verão, um espelho d’água adornado por estátuas) e o Nationaltheatret.
    O Teatro Nacional (ou Nationaltheatret), é uma imponente estrutura do século XIX, que domina a paisagem do Studenterlunden. Dentro do Studenterlunden há um café/bar a céu aberto, chamado Lavvo, que oferece vistas maravilhosas de toda a praça e do Nationaltheatret.
  • Universitetsplassen
    Um dos prédios mais impressionantes do centro antigo de Oslo, também nos arredores do Sudenterlunde, é a Universidade de Direito de Oslo. Há uma enorme praça na frente da faculdade, de acesso aberto ao público, de onde se tem uma ótima visão do parque. Este ponto turístico de Oslo certamente vale uma visita.
  • Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional)
    A Galeria Nacional Norueguesa fica nas proximidades do Studenterlunden, e tem uma vasta coleção de pinturas e esculturas importantes do país. Lá dentro fica também um café super estiloso e movimentado.
  • Frognerparken e Vigelandsparken
    Localizado a oeste do centro de Oslo, Frognerparken é o maior parque, mais famoso e inesquecível da cidade.
    É lá que se encontra Vigelandsparken (ou o Parque de Vingeland), a mundialmente conhecida coleção de esculturas de Gustav Vigeland. O parque tem nada menos que 200 esculturas de bronze e granito espalhadas por uma área de 45 hectares. Além das esculturas, o parque oferece belíssimas áreas verdes, lagos e cafés. Entre as estruturas mais famosas do parque estão o Monoliten (Monólito) e Sinnataggen (o Menino Raivoso). Estes são pontos turísticos de Oslo imperdíveis e grátis.
    Frognerparken tem uma estação mais próxima, chamada Majorstuen (que é o nome do bairro onde ele fica), a 15 minutos a pé. Durante o verão, é uma caminhada bastante interessante, por uma parte residencial da capital norueguesa, onde se encontram mercados, cinemas e até embaixadas.
  • Operahausen (Ópera)
    Localizada na parte moderna da cidade, a Ópera é um prédio impossível de perder de vista. Às margens das águas do Mar do Norte e feito toda em mármore branco e vidro, a estrutura mais parece um iceberg despontando do mar, e se tornou o centro cultural da Noruega, tendo ganho vários prêmios internacionais de arquitetura.
    O detalhe mais interessante da Ópera é que, além de ser um passeio grátis em Oslo, dá para subir a rampa que leva até o teto da estrutura, um enorme mirante com vistas maravilhosas da costa e das ilhas próximas.
    A Ópera de Oslo fica de frente para a estação Oslo S (a estação central de trem da cidade), e é facilmente acessível de transporte público.
  • Estação Central (Oslo S)
    Com uma enorme praça e uma galeria interior cheia de bares e restaurantes, a estação central de trem de Oslo vai muito além de apenas uma estação. Durante o final de semana é possível ver os residentes da cidade curtindo drinks e petiscos, aproveitando o sol durante o verão. É um ótimo lugar para sentar e ver um pouco do dia-a-dia dos noruegueses.
  • Tjuvholmen
    Tjuvholmen é um dos bairros mais desejados de Oslo. Trata-se de uma península repleta de apartamentos modernos de luxo, uma marina e também o famoso Museu de Arte Moderna da cidade.
    Em Tjuvholmen ficam alguns dos bares e restaurantes mais badalados da capital norueguesa, assim como o hotel mais chique da cidade, o The Thief, onde os ricos e famosos que visitam Olso se hospedam. Vizinho a Tjuvholmen fica Aker Baygge, uma outra área bastante badalada da cidade, porém mais barata e com ótima vida noturna.
  • Oslo Domkirke (Catedral de Oslo)
    Construída entre 1694 e 1697, a Catedral de Oslo é bastante diferente da maioria das catedrais vistas pela Europa. Isto porque é tem um estilo de arte bastante nórdico, nada parecido com os afrescos em estilo da renascença italiana encontrado na grande maioria das catedrais do continente. Talvez isto se deva à separação da Igreja Católica, que aconteceu no século XIV, assim como no resto da Escandinávia, estabelecendo a Igreja Luterana por lá, que tem toda sua liturgia baseada na Igreja Católica.
    É na Catedral de Oslo que acontecem eventos importantes da família real e também do governo da Noruega.
  • Radhuset (Prefeitura)
    É na famosa Radhuset que acontecem as cerimônias mundialmente conhecidas do Prêmio Nobel. Com uma localização privilegiada no centro da cidade, e à beira-mar, Radhuset tem uma enorme praça adornada por fontes belíssimas, além de ficar do lado do Centro Nobel da Paz, o museu do Prêmio Nobel de mesmo nome. Lá dentro ficam também obras do artista mais famoso da Noruega, Munch.
    Durante o verão, a praça de frente para Radhuset fica cheia de food trucks, onde os turistas e locais aproveitam para provar a culinária local e internacional por preços um pouco mais baixos.
  • Passeio de barco em Oslo
    Dependendo de quanto tempo tiver na cidade, uma ótima opção de passeio em Oslo é sair nas escunas que exploram o Oslofjord e as ilhas próximas. Com duração de 2 horas, o passeio sai do centro da cidade, mais especificamente do pier 3, que fica de frente para Radhuset (a prefeitura).
    O passeio é muito interessante e vai te dar uma outra visão da vida de parte da população da cidade, as que ocupam as ilhas. São diversas casas construídas com vista para o mar, e cheias de história (algumas delas eram usadas para o contrabando de álcool durante a leia seca estabelecida no país nos anos 40).
  • Akershus Festning (Fortaleza Akershus)
    Pertinho da prefeitura, está fortaleza do século XIV tem localização estratégica na entrada de Oslo, esparramada sobre o ponto mais alto do harbour. A fortaleza também serviu de castelo e residência real, além de base militar e uma prisão.
    Lá se encontra o Museu da Resistência Norueguesa (à invasão alemã durante a Segunda Guerra), que é pago, mas é possível também entrar na fortaleza e explorar os jardins gratuitamente. Há um mirante com vistas espetaculares sobre o harbour, além de um bar aberto ao público. Ao caminhar pela fortaleza, você verá os soldados da Guarda Real, que protegem o palácio