Zurique mais parece ter saído de um conto de fadas e está sempre entre as cidades com melhor qualidade de vida do mundo!

Publicidade

É a maior cidade da Suíça, no coração da Europa e aos pés dos Alpes Suíços, normalmente o ponto de início quando se visita o país.

A cidade em si tem muito a oferecer, com uma boa mistura de metrópole moderna com o lado charmoso histórico da cidade, tornando Zurique um lugar especial e muito atraente para pessoas de todos os tipos, sem contar os famosos relógios, queijos, chocolates, lagos e paisagens inesquecíveis dos Alpes.

CHEGANDO EM ZURIQUE

Publicidade

Avião
O Aeroporto Internacional de Zurique é o maior aeroporto da Suíça, uma das principais portas de entrada para o país.

Lembrando que a Suíça fica localizada no centro da Europa e faz fronteira com os seguintes países: Itália (ao sul), França (a oeste), Alemanha (ao norte), Áustria e Liechtenstein (a leste), ajudando bastante na chegada ao país através de trem, caso você encontre passagens mais baratas para os destinos acima.

Aeroporto ao Hotel

Publicidade

Para começar você precisa saber que para usar o transporte público em Zurique (e em toda a Suíça), você precisa de um bilhete. Este bilhete será o seu passe, e pode entrar em qualquer trem, tram ou ônibus. Não tem catraca, é só ter o bilhete guardado com você e apresentá-lo aos fiscais sempre que te pedirem.

  • TREM
    Uma ótima opção, pois a estação de trem fica dentro do aeroporto, no subsolo. Para encontrar esta estação, saia da zona de voo e procure pelas indicações das placas que mostram um trenzinho, muito simples!
    Há 4 plataformas de trens nesta estação, por onde passam trens para todos os lados. Se você quiser ir ao centro de Zurique, o seu destino é Zurich HB (ou Zurich Hauptbahnhof), com trajeto que dura entre 10 a 15 minutos, com trens diretos ou que param em paradas intermediárias. O preço é o mesmo, o que muda é o horário.
  • TRAM
    O tram é o bonde elétrico da cidade, um charme a parte, muito eficiente (passa a cada 7 minutos) e percorre a cidade inteira. Você pode pegar o tram de número 10 até o centro de Zurique. Por se tratar de bonde elétrico, o trajeto entre o aeroporto e o centro é mais demorado, podendo levar até 40 minutos, porém, você consegue ver a cidade o tempo todo por estar do lado externo e não no subsolo.
  • ÔNIBUS
    O ônibus só convém se você não quiser ir ao centro de Zurique, com alguma parada intermediária como Oerlikon, Kloten ou para quem se hospeda próximo ao aeroporto. Mas este é um caso que só vale a pena para viagens de negócio ou se você estiver de passagem para outras cidades.
  • TÁXI
    Como em praticamente todas as cidade do mundo, essa é a opção mais cara e a mais lenta também. Só compensa quando você está muito cansado, tem muitas malas para carregar ou mesmo estiver com crianças, mas caso esteja com família grande, pode valer a pena organizar um transfer.
  • ALUGUEL DE CARRO
    Caso você queira conhecer regiões próximas, ter mais liberdade de horário e comodidade, você pode alugar carro direto no aeroporto ou pela internet.
    Importante! Peça um carro com GPS, para não ficar dependendo do GPS no celular, que em algumas regiões pode ter problema de sinal. Na Suíça, fique de olho no limite de velocidade, que nas zonas centrais costuma ser bem baixo (entre 30 e 40km por hora).

:: Leia também em Destino: Alemanha>> Clique Aqui ::

QUANDO IR À ZURIQUE

Na nossa opinião, o inverno é só para quem pretende esquiar, não sendo a melhor época para ir a Zurique. Muito mais agradáveis são o final da primavera, o começo do outono e o verão. No verão, se possível, evite o mês de agosto em razão das tarifas e lotação de alta temporada da Europa.

VERÃO: JULHO – SETEMBRO
A cidade fica mais viva, mais calor (que pode chegar aos 30 graus durante o dia), o verde das montanhas mais impressionantes, o azul dos lagos ainda mais convidativo, sem contar as trilhas, passeios pelas cidades, nadar nos rios, curtir os festivais de verão, etc.

OUTONO:  OUTUBRO – DEZEMBRO
Nesta época os alpes e montanhas estão com cores diferentes do que no inverno, do bronze ao dourado, são convidativos para o turismo, pois além dos dias ainda estarem longos, as temperaturas estão mais agradáveis.

INVERNO: JANEIRO – MARÇO
Inverno muito rigoroso, principalmente comparado ao Brasil!
Mas a tão esperada época para os amantes dos esportes de inverno e os passeios de trem panorâmicos, principalmente o Glacier Express, até as mais famosas montanhas: região da Matterhorn, Jungfraujoch, Titlis (tem neve durante todo o ano!), Pilatus ou Rigi. Prepare-se para cenários de cinema!

PRIMAVERA: ABRIL – JUNHO
Os parques voltam aos tons de verde e as flores começam a tomar conta das sacadas, voltando a variação das cores, que sumiram no inverno. Os bares e restaurantes voltam a colocar as mesas e cadeiras nas calçadas, voltando às atividades ao ar livre.
Atenção para o mês de Abril (o mais imprevisível do ano), tanto que ele tem até um provérbio próprio “April, April, der macht was er will” (Abril, abril, faz o que quer).

:: Leia também em Destino: Bélgica >> Clique Aqui ::

AONDE FICAR E PONTOS TURÍSTICOS EM ZURIQUE

As duas principais regiões para se hospedar em Zurique são: Centro e Região do Lago, porém, a cidade conta com uma gama de bairros mais afastados que podem garantir um preço menor e uma hospedagem tão boa quanto, com destaque para o excêntrico Zurich West.

Kreis 1 (Centro Antigo) e Kreis 2 (Região do Lago)
No Centro, se hospedar garante proximidade aos principais pontos turísticos de Zurique e conseguirá fazer muitas coisas andando. Na região, você poderá desfrutar de uma infraestrutura com diversos restaurantes e cafés.

A Suíça não possui litoral, mas é mundialmente conhecida pelos seus lagos de cinema. Portanto, na Região do Lado você terá uma das partes mais visuais da viagem, sem contar com a disputa de hospedagem, que pode aumentar um pouco o preço das estadias.

Zurich West
Esse moderno e alternativo bairro da cidade é uma ótima opção para turistas por diversos motivos: efervescência cultural, por não estar tão próxima ao centro histórico, possui diversas hospedagens com um custo-benefício muito melhor do que as outras duas zonas indicadas, fácil acesso com transporte público para ir e vir dos pontos turísticos e menos povoado de turistas.

Conheça os melhores pontos turísticos de Zurique:

  • Lago de Zurique
  • Rua Bahnhofstrasse
  • Museu Nacional
  • Centro histórico
  • Zeughauskeller
  • Museu da Fifa
  • Igrejas históricas
  • Kunsthaus
  • Zoológico de Zurique
  • Casa de Ópera de Zurique
  • Museu Rietberg

 

:: Leia também em Destino: País de Gales >> Clique Aqui ::