Antes de tudo, vamos reprisar um pouco sobre a Origem do Café, que mesmo sem registros oficiais, o Café é uma planta nativa das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária).

Publicidade

Alguns registros afirmam que o consumo de café começou por volta de 575 d.C., mesma época das lendas sobre a origem do café, que nessa época os etíopes usavam de diversas maneiras: a polpa era consumida nas refeições, macerada ou misturada em banha, além de fazer suco com os frutos, que fermentado se transformava em bebida alcoólica, e já as suas folhas eram mastigadas ou utilizadas no preparo de chá.

Em uma das possibilidades sobre a origem do nome, a região de Cafa ganha boa vantagem pela similaridade. Segundo uma das lendas um pastor etíope, chamado Kaldi, foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento, mais animadas e com energia, após fazer uso de folhas da planta de café.

Contam que quando Kaldi levou as sementes a um Monge, demonstrou curiosidade e decidiu preparar uma infusão com as plantas e frutos. Assim que consumiu o preparo, ele comprovou que as plantas causavam uma certa agitação. Alguns dizem que o Monge, inicialmente considerou essa fruta de “trabalho do diabo”, mas alguns contam que ele considerou positiva e passou a consumir o preparo dos frutos avermelhados nas noites de reza.

Publicidade

Se quiser ler mais Sobre a Origem e História do Café, Clique Aqui >>

Dando continuidade, muito antes de conseguir apreciar o sabor único de um bom café, este passa por diversos processos, por um percurso que pode ser considerado uma obra de arte, que tem vindo a ser aperfeiçoado geração após geração.

Nesta primeira etapa, vamos falar de Plantio, da famosa Lavoura!

A diversidade dos grãos mostra o quão trabalhoso é plantar café e como cada etapa exige conhecimento amplo, como a origem e os fatores gerais da planta, o crescimento, a dimensão do tronco e o volume de folhagem. Por isso, conhecimento faz parte do processo, já que um pé de Geisha nunca será como um de Mundo Novo, por exemplo.

Publicidade

Com isso, no Mundo Novo, o alto índice de produtividade é um dos pontos de destaque. Em altura, ele pode chegar a 3m, o que facilita a colheita mecanizada. Aliás, a maturação homogênea (devido à altura) gera frutos maiores, que podem ser “catados” em um mesmo período.

Já com o Geisha, o processo é criterioso em todos os sentidos, inclusive em relação a época de plantio do café, altitude, clima, dedicação humana e processos. O conjunto dessas circunstâncias, aliás, é o que forma um terroir e contribui para a potência dos grãos.

As duas variedades de café arábica têm o doce natural como característica. Entretanto, não basta plantar e não acompanhar o desenvolvimento, pois o café especial é feito de detalhes. Então, cada etapa é fundamental para alcançar as pontuações de acordo com as regras da Specialty Association Coffee (SCA).

Os Processos da Lavoura

As plantações nas alturas também são relevantes no cultivo dos grãos arábicas. Nesse sentido, existem alguns pontos que devem ser priorizados no mundo do café: plantação, terroir, variedade, manejo, processo de colheita, pós-colheita, além do critério humanizado em cada etapa.

Em relação à altitude, pesquisadores apontam que, para uma bebida entregar aspectos sensoriais elevados e pontuações acima de 84 pontos, é necessário que o plantio de café arábica aconteça a partir de 800 m de altitude, mas não podemos levar apenas isso ao pé da letra, pois cafés de alta qualidade precisam de muitos outros aspectos para serem considerados em todo o seu processo.

As Particularidades do Plantio de Café

Para você ter ideia, depois da escolha do lugar que vai receber a plantação de café, há uma seleção das mudas. Aliás, todas ficam em um viveiro de mudas e apenas aquelas com raízes fortes são escolhidas. Feito isso, as opções selecionadas continuam no viveiro por nove meses.

Somente depois desse tempo, elas são plantadas na lavoura, idealmente em covas de 40 cm de profundidade. Além disso, no plantio, o espaçamento deve ser respeitado e o aconselhável é que haja aproximadamente 2,5 a 3 metros entre as “ruas de café” e cerca 1 metro nas proximidades das plantas.

Em seguida, depois de 30 dias do plantio das mudas selecionadas, inicia-se a adubagem, o estudo da terra e muita oração forte por chuva. Assim, a planta pé de café começa todo o crescimento. Por fim, o produtor espera cerca de 36 meses até o momento da colheita boa dos frutos.

Porém, no meio do caminho, há muito trabalho. O produtor acompanha todas essas etapas no cafezal, bem como o desenvolvimento da planta e o solo, a fim de controlar a proliferação de pragas e nutrir o pé de café em cada etapa até chegar à maturação.

O Plantio do Café Arábica e Robusta no Brasil

O primeiro passo no processo de produção do café é o plantio. As sementes são criteriosamente selecionadas e mantidas em viveiros especiais até que estejam prontas para serem plantadas. Não muito raro, é necessário corrigir o solo para que as mudas recebam todos os nutrientes fundamentais, resultando em uma boa produção e excelente qualidade nos grãos de café.

As duas espécies principais do fruto no Brasil são Arábica e Robusta. A primeira precisa de climas amenos para se desenvolver (na faixa de 18º a 22ºC) e uma altitude de 800 a 1.400 metros. Geralmente, é recomendado o plantio entre os meses mais chuvosos, como de outubro e março.

Já para o cafeeiro de Robusta, recomenda-se que o plantio seja feito em regiões de temperaturas médias (22º a 26ºC) no período dos meses de março a dezembro.

No entanto, independentemente da espécie do grão mais brasileiro, a planta precisa de cuidados típicos, como irrigação, adubação e proteção contra pragas e ervas daninhas.

Leia mais sobre Café Arábica x Café Robusta >>

Florada

Entre setembro e novembro, a plantação cafeeira se enche de flores brancas e novos perfumes: essa é a etapa da florada do café. São elas que, se fecundadas, darão origem ao chumbinho, ou seja, o fruto do café que irá se desenvolver.

Assim começa a evolução do grão de café: do fruto verde, passando para uma coloração verde-cana até chegar a uma cor avermelhada, o que significa que os frutos maduros estão prontos para serem colhidos.

E você, sabia que ocorre todo esse processo antes mesmo da Colheita do Café?  É mais complexo do que se poda imaginar.

Acompanhe os próximos posts que vamos tratar de todas as particularidades, todas as etapas, curiosidades, passo a passo até chegar no seu cafezinho, na sua xícara!

Conheça também a Loja Virtual Planet’s Café >>