Você conhece as diferenças do café nas suas diferentes formas? Seja café em grão, em pó ou em cápsulas? Ele é sempre delicioso, mas possuem diferenças!

Publicidade

O consumo de café é um hábito compartilhado por milhões de pessoas em todo o mundo. Nas últimas décadas, o consumo de café doméstico passou por uma evolução, pois o mercado desenvolveu-se no sentido de proporcionar uma variedade e uma qualidade que não existia anteriormente.

A inovação tecnológica no desenvolvimento do próprio café, mas também das máquinas domésticas, tornaram o consumo da popular bebida, um hábito. Há para todos os gostos, mas qual será o melhor?

Leia mais: Café moído na hora: porque escolher ele? >>

Publicidade

Café em grãos

Podemos afirmar que o café em grão é o café mais autêntico, uma vez que o único processo a que os grãos são submetidos, durante o seu percurso até chegar ao consumidor, é a torrefação.

No entanto, para ser possível prepará-lo em casa são necessárias uma de duas coisas: uma máquina de café automática com moinho integrado ou um moinho independente para fazer a moagem do café antes de ser colocado numa máquina de café expresso ou de filtro.

Neste caso a principal vantagem do café em grão é o fato de ser a única forma de manter todas as propriedades do café sem qualquer alteração no seu aroma, sabor e teor de cafeína.

Publicidade

Contudo, se o café for moído e não for consumido na hora, este deverá ser guardado num recipiente hermético, para que as suas propriedades se possam manter totalmente conservadas.

Leia também: Tipos de Máquinas de Café >>

Café em pó

Este é o tipo de café mais comumente utilizado para consumo doméstico!

O café em pó está pronto a ser utilizado em qualquer tipo de máquina de café, com exceção de máquinas de cápsula.

O café em pó, uma vez que é previamente moído, perde algumas das suas propriedades antioxidantes, assim como o seu aroma e algumas do seu sabor.

Por outro lado, permite a extração da cafeína, o que possibilita a criação da versão descafeinado.

O seu preço é mais acessível que o café em grão, uma vez que a procura e a oferta deste tipo de café também são superiores, reduzindo assim o poder dos distribuidores e o preço do produto, facilmente acessível em supermercados ou no comércio tradicional.

Sem contar que é mais fácil o seu manuseio e consumo na correria do dia-a-dia!

Leia mais: Filtros de café conceitos e variedades >>

Café moído em pastilhas

É talvez a versão de café expresso menos utilizada, com um forte concorrente – as cápsulas.

Se você tem uma máquina de café manual e quer preparar um café de forma rápida, cômoda e limpa, as pastilhas são o ideal.

Não são mais do que café moído em saquinhos, semelhantes às utilizadas para chás e infusões, com o formato do manípulo da própria máquina para facilitar a utilização.

Uma das maiores desvantagens deste tipo de café é o preço – a dose individual tem um valor superior, comparativamente ao café em pó ou em cápsulas, assim como, tem disponível no mercado uma menor variedade de marcas e opções de sabores.

Leia também: A Classificação do Café >>

Café em cápsulas

A última grande novidade que surgiu no mercado de consumo de café e a forma mais cômoda e rápida de o preparar.

O seu principal benefício é mesmo a simplicidade e a limpeza de todo o processo, para além da enorme quantidade de opções de café disponíveis, com diferentes níveis de intensidade, sabor e cafeína.

Várias foram as marcas que acompanharam esta revolução e, atualmente, a oferta de cápsulas de café é muitíssimo variada, contando ainda com outro tipo de opções, como bebidas com leite, chás ou outros tipos de combinações.

Leia mais em: Como é feito o café em cápsula? >>

Café solúvel ou instantâneo

Esta era a forma mais rápida e comum de preparar um café, antes da revolução das cápsulas.

Precisa apenas de água ou leite quente para misturar com o café solúvel, com a vantagem de conseguir medir o grau de intensidade do sabor mediante a quantidade de café que adicionar.

Embora possa parecer muito semelhante ao café em pó, existem pequenas diferenças.

Após a moagem, o café passa por um processo de liofilização onde é desidratado, para que depois possa ser misturado com a água ou o leite quente. Neste processo o café acaba por perder muitas das suas propriedades, incluindo grande parte do seu teor de cafeína.

No fim, pesando o paladar e o aspecto nutricional, chega-se a um empate técnico!

Drip coffee

Você já ouviu falar sobre drip coffee? Também conhecido como “café de bolso”, ele é um pequeno sachê com hastes flexíveis que se prendem nas laterais da caneca ou xícara, criando um pequeno coador muito prático. Com 100 a 120 ml de água quente (a depender da intensidade desejada), ele cria um delicioso café!

No agito do dia a dia, é bom demais ter seu café de bolso pronto a qualquer hora de maneira super prática, não é? Com essa bebida, você não precisa de coadores ou cafeteiras, apenas de uma xícara de água quente para saborear as fragrâncias inigualáveis!

Com o drip coffee, definir qual dos muitos sabores você pode sentir vai ser uma tarefa surpreendente e gostosa. O drip Coffee, porém já vem moído. E sabemos que nada é igual a um café moído na hora!

Leia também: Os Queridos da Planet’s Café >>