Curitiba é capital do Estado do Paraná, está localizada na região sul do Brasil, situada a quase 1000 metros de altitude e com uma população de pouco menos de 2 milhões de habitantes é a mais populosa do estado. Foi fundada em 1693 e seu desenvolvimento e importância comercial foram constantes desde a chegada de um grande número de imigrantes Alemães, Ucranianos, Italianos e Poloneses ao longo do século XIX.

Publicidade

Desde então a cidade é conhecida pelo nível de desenvolvimento urbano, acima da média brasileira.

Museu Oscar Niemeyer

Publicidade

O Museu Oscar Niemeyer foi com certeza um dos pontos altos de nossa visita a Curitiba.

Foi projetado em 1967 pelo próprio Oscar Niemeyer para ser o Instituto da Educação do Paraná. Desde então foi sede de órgãos públicos e em 2002 foi reprojetado pelo próprio Oscar Niemeyer com um novo atrativo batizado como “Olho” que domina o espaço com sua imponência e impressionante eficiência arquitetônica. É atualmente um espaço dedicado a artes visuais, design, arquitetura e urbanismo.

Parque Tanguá

Publicidade

O Parque Tanguá está situado no bairro do Taboão tem 235.000 m² e foi inaugurado em 1996. Possui um mirante de 65 metros de altura de onde avistamos o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 1998. Seus canteiros de flores e espelho d’água são inspirados no estilo francês. Do espelho d’água inicia- se um terraço de três andares sustentado por decks de metal. A vista do parque e seu manto verde, através de qualquer dos terraços é deslumbrante. A rica fauna e flora, regional estende-se ao redor do lago, seu habitat natural, e nos dá uma enorme sensação de respeito a natureza.

Memorial Ucraniano

Outra área verde importante na região, é o Parque Tinguí. Neste, gostaria de mencionar uma notável atração: o Memorial Ucraniano.

A influência da cultura Ucraniana na capital paranaense é constante desde a chegada das primeiras famílias por volta de 1891 e estima-se que até 1914 cerca de 45 mil imigrantes ucranianos tenham chegado ao Paraná.

A edificação nos chamou a atenção pelo estilo arquitetônico que foi inaugurado em 1995, e se trata da réplica de uma antiga capela toda construída em madeira no estilo bizantino. Ao lado, também em madeira e estilo idêntico, situa- se o campanário, que simboliza integração a nova terra e religião que mantém a unidade cultural. A capela mantém uma permanente exposição de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados. Ao lado uma loja típica vende souvenirs. O local também apresenta festivais culturais no decorrer do ano.

Ópera de Arame

A Ópera de Arame faz parte do Espaço Cultural Paulo Leminski. Foi inaugurada em 1992 e tem capacidade para 1572 espectadores. A estrutura é única harmonizando o ferro e o vidro em uma arquitetura diferenciada. Quando chegamos mais perto, os detalhes nos deixam ainda mais perplexos. Uma cortina nos divide entre os corredores do edifício e o palco. As cadeiras para nossa surpresa, também são feitas de ferro.

Para acessarmos a estrutura do teatro, passamos por uma ponte também de ferro, por cima de um lago, e ao fundo, avistamos vestígios da antiga pedreira que despenca de mais de 20 metros de altura, destacando-se uma pequena cascata e expõem algumas placas em homenagem as celebridades que tiveram a oportunidade de se apresentar no local, tais como: Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim e Paul McCartney.

Jardim Botânico e a Estufa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres

Não poderíamos passar por Curitiba, sem parar no principal cartão postal da cidade, o Jardim Botânico. Inaugurado em 1991, tem uma extensão de 178.000 m² e provoca um impacto visual incomparável. Na entrada já notamos os cuidados e organização do local e a poucos metros de caminhada, nos deparamos com as alamedas minuciosamente planejadas em estilo francês, com suas formas geométricas, que arremetem pela vegetação e chafarizes, aos colossais jardins europeus de seus palácios e castelos.

A Estufa, ao fundo, com 458 m² em abriga em seu interior espécies de regiões tropicais. O acesso ao piso superior é indicado para observarmos a dimensão do jardim e suas formas de um ângulo privilegiado.

Além dos chafarizes e grande variedades de plantas, um passeio pelo parque transmite toda a tranquilidade necessária para desconectarmos do estresse diários e renovar o ânimo com a população local que desfruta de várias atividades com nobre objetivo de conscientização e preservação ambiental que são ministrados no espaço. Assim, mantém- se mais de 40% da área de bosque.

Cafeterias imperdíveis em Curitiba

 

Lucca Cafés Especiais

O Lucca Cafés Especiais tem várias premiações e é conhecido pela variedade de cafés oferecidos bem como um dos precursores na divulgação dos benefícios dos cafés especiais no Brasil.

Além de oferecer uma estrutura com um ambiente apropriado para o consumo do café, seu cardápio é variado e voltado para vários públicos, mas os vários métodos de preparo que além do clássico e variáveis do espresso, também conta com outros métodos filtrados como o V60, French Press, Clever, Chemex e Syphon.

Os cafés são variados e de excelente qualidade, trazendo todas as informações detalhadas de procedência e percurso até a loja e faz com que os Coffee Lovers, como nós, o tornem facilmente o roteiro turístico principal de nossa visita a Curitiba.

Dica do Planet´s Cafe: Pães de fermentação natural (Sourdough): Peça como acompanhamento este pão de produção local e perfeito com o seu café!

Localização: Al. Presidente Taunay, 40 – Batel – Curitiba – PR

Café do Viajante

O café do viajante é um espaço que precisa ser visitado pois o próprio nome já reúne dois temas mais divulgados aqui no Planet´s, Café e Viagem.

O espaço é bem decorado e convidativo. Também oferece ambientes variados, dentro e fora do estabelecimento. O espaço externo chama a atenção pela semelhança a uma cafeteria grega com mesinhas dispostas nas vielas de suas ilhas como Santorini.

Os cafés contam com blends próprios da casa, de várias regiões do país que além de consumidos no local, podem ser comprados em embalagens, geralmente de 250g, em grãos ou moído.

Métodos apresentados, além do espresso: Chemex, French Press, Syphon (Globinho), Hario V60 e Aeropress.

Caso opte pelo Syphon e não conheça este método, nossa sugestão é que assista à extração, é uma verdadeira aula de química, e não importa quantas vezes assistimos este método, sempre nos encanta!

Localização: Rua Comendador Fontana,229 – Centro Cívico  – Curitiba – PR