O Museu do Café, está localizado no centro histórico da cidade de Santos- SP, Brasil. O luxuoso e arquitetônico edifício foi inaugurado em 1922, como sede da Bolsa Oficial de Café, para administrar o mercado do cafeeiro e logo se tornou símbolo da riqueza dos negócios do café.

Publicidade

Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até 1950 quando os negócios foram transferidos para a capital do Estado de São Paulo.

O museu foi criado em 1998 com o intuito de divulgar e preservar a história de relação entre o café e o Brasil. O edifício que já era tombado em âmbito estadual foi expandido em esfera nacional no ano de 2009.

Leia também sobre a visita ao 89°C COFFEE STATION – LIBERDADE – SP >>

Publicidade

No acervo do museu, logo na entrada, próximo a bilheteria do museu, destaca-se o Salão do Pregão onde eram realizadas diariamente as negociações que determinava a cotação da saca de café. O imponente espaço, mantém suas características originais e os detalhes arquitetônicos realmente impressionantes.

Passando a entrada inicia-se uma viagem ao mundo do café. E logo em destaque, nos deparamos com três pés de cafés e para quem não sabe a origem do grão, já pode começar a entender todo o seu processo, até chegar a sua xícara.

Publicidade

Leia também: Curitiba: História, Turismo e Café >>

Neste mesmo setor, encontramos vários artefatos no acervo do museu que nos arremetem ao passado onde todo o processo de produção era de forma manual as ferramentas simples como a peneira, rodo e balaio seriam peças chaves para o desenvolvimento do produto. Contudo, os estudos para desenvolvimento em outras áreas também contribuíram para que hoje elevasse o Brasil a escala de maior produtor e exportador, e segundo consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A sala de vídeos, onde projetam uma viagem na história do café é bem dinâmica e as projeções são lindas, porém, a sala é bem pequena e se o grupo de pessoas for grande, vale à pena esperar um pouco para aproveitá-la.

A segunda parte do museu nos direciona aos setores do processo e a importância da mão de obra, como as Catadeiras, Estivadores, Ensacadores, Costureiras de Sacas, Classificadores, e Corretores de Café.

Leia também: Os Queridinhos da Planets >>

A arquitetura interna do museu também impressiona, e a disposição do acervo é posicionada de maneira estratégica e com bastante espaço de forma que mesmo com a sala cheia, ainda poderá visualizar o acervo. Na foto acima podemos visualizar um lindo vitral de Benedito Calixto, um ícone da arte paulista. Ele também pode ser visto do Salão do Pregão, na entrada do museu.

Neste mesmo piso, temos acesso ao último estágio do café, com as cafeteiras e os métodos de preparo. Já nas cafeterias do mundo todo, podemos contar com mais de 20 métodos e as bebidas ou drinks derivados do café já são ilimitados e só depende de sua criatividade.

Todas os métodos de preparo foram posicionados em uma sala, e certamente uma delas, vai te levar a algum momento em que fez ou ainda faz parte da sua vida.

Um dos mais novos métodos de preparo é o Aeropress, uma cafeteira americana que utiliza a infusão, filtragem e pressão em seu processo de extração. A sua grande vantagem é a versatilidade do método, que além da facilidade de manuseio é um produto leve e pequeno, que pode nos acompanhar em viagens, e basta um pouco de pó de café e água quente para desfrutarmos um excelente café.

Outros métodos como o “Chemix, Sifão, as mais conhecidas Maquinas de Espresso, e o Tradicional Coador de Pano”, também não poderiam faltar.

O museu, ainda conta com um espaço Kids que funciona no terceiro piso, e como meio de acesso, um elevador da época, pode te levar até lá.

Leia também: Campos do Jordão: História, Turismo e Café >>

A última coisa a fazer antes de deixar o museu, é uma parada inevitável na cafeteria do museu. O espaço, conta com uma área de armazenamento, torra e moagem de grãos de várias regiões do Brasil e fazem o próprio Blend.

Leia também: Os Melhores Métodos de Preparo do Café >>

Os excelentes baristas, formados nos diversos cursos que o museu oferece, vão te orientar de como desfrutar dos melhores grãos com um excelente café no método ideal para o grão escolhido de acordo com o seu paladar e acompanhado de bolos, tortas, além de outras guloseimas, inclusive aproveite para saborear a deliciosa Torta de Café.

A cafeteria ainda conta com um setor de venda de produtos relacionados ao Café em um ambiente bem concorrido e totalmente propicio para saborear a bebida.

A visita ao museu além de nos levar a uma viagem ao mundo do Café, é um passeio barato, que pode ser feito em pouco tempo, pois não é muito grande, mas muito bem direcionado. Portanto, vale a pena tirar meio período do seu dia para essa agradável visita.

Conheça a Loja Virtual Planet’s Café >>